Perguntas frequentes do e-consular
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Sobre o sistema
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De que preciso para usar o sistema e-consular?
Basta ter um smartphone ou tablet, com câmera, ou um computador com scanner. É necessário também estar conectado à internet e ter um endereço de e-mail. Você pode iniciar o preenchimento em um dispositivo e continuar em outro.
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Como faço para agendar um serviço consular?
Para agendar um serviço, deverá ser utilizado sistema de agendamento e-consular, no endereço ec-nagoia.itamaraty.gov.br. Acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento. Siga também as instruções específicas do serviço que deseja solicitar, disponíveis aqui mesmo em nossa página.
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Não consigo usar o sistema de agendamento. O que eu faço?
A disponibilização de serviços pela internet é tendência mundial e, no caso do sistema e-consular, trouxe grandes benefícios à comunidade brasileira residente na jurisdição do consulado em Nagoia. Os cidadãos agora têm previsibilidade quanto à data de seu atendimento, e podem se organizar com antecedência. No entanto, sabemos que algumas pessoas podem ter dificuldades com o manejo de sistemas informatizados. Acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento. Você também pode solicitar ajuda a familiares. Caso tenha dificuldades, estamos à disposição em todas as nossas formas de contato.
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Posso agendar pelo telefone? Agendar pela internet é muito complicado!
Não é possível agendar pelo telefone, pois é necessário verificar a documentação com antecedência. Você deve enviar as imagens dos documentos solicitados para cada serviço pelo sistema e-consular, o consulado analisará a documentação e somente depois da análise será possível agendar um horário. A análise prévia da documentação que será apresentada aumenta em muito as chances de que o serviço possa ser realizado no dia do agendamento, além permitir um atendimento mais rápido e eficaz.A disponibilização de serviços pela internet é tendência mundial e, no caso do sistema e-consular, trouxe grandes benefícios à comunidade brasileira residente na jurisdição do consulado em Nagoia. Os cidadãos agora têm previsibilidade quanto à data de seu atendimento, e podem se organizar com antecedência. No entanto, sabemos que algumas pessoas podem ter dificuldades com o manejo de sistemas informatizados. Acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento. Você também pode solicitar ajuda a familiares. É possível até mesmo que algum familiar no Brasil faça o preenchimento por você. Caso tenha dificuldades, estamos à disposição em todas as nossas formas de contato.
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Não consigo usar o sistema. Posso ir ao consulado sem agendamento?
Caso não tenha agendado um horário pelo sistema e-consular, não será possível atendê-lo. Não é difícil preencher o sistema e-consular. Acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento. Usar o sistema garantirá que sua viagem não seja perdida. Você também pode solicitar ajuda a familiares. É possível até mesmo que algum familiar no Brasil faça o preenchimento por você. Caso tenha dificuldades, estamos à disposição em todas as nossas formas de contato.
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Quando o consulado vai voltar a atender normalmente, sem agendamento?
A rotina de agendamento foi implantada permanentemente no consulado em Nagoia. Com o sistema de agendamento não existem mais as longas filas de espera e o cidadão tem previsibilidade no atendimento, podendo, por exemplo, programar com antecedência suas folgas no trabalho. A principal vantagem do sistema e-consular é diminuir as chances de que você dê "viagem perdida" até o consulado ao comparecer com a documentação incompleta, ou que precise enviar a documentação por correio várias vezes pelo mesmo motivo. Acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento.
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Posso agendar o atendimento indo pessoalmente ao consulado?
Não é possível agendar pessoalmente, pois é necessário verificar a documentação com antecedência. Você deve enviar as imagens dos documentos solicitados para cada serviço pelo sistema e-consular, o consulado analisará a documentação e somente depois da análise será possível agendar um horário. A análise prévia da documentação que será apresentada aumenta em muito as chances de que o serviço possa ser realizado no dia do agendamento, além permitir um atendimento mais rápido e eficaz. Acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento. Você também pode solicitar ajuda a familiares. É possível até mesmo que algum familiar no Brasil faça o preenchimento por você. Caso tenha dificuldades, estamos à disposição em todas as nossas formas de contato.
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Preciso ir hoje ao consulado! Posso agendar para hoje mesmo?
Não é possível agendar atendimentos para o mesmo dia, pois é necessário verificar a documentação com antecedência. Você deve enviar as imagens dos documentos solicitados para cada serviço pelo sistema e-consular, o consulado analisará a documentação e somente depois da análise será possível agendar um horário. A análise prévia da documentação que será apresentada aumenta em muito as chances de que o serviço possa ser realizado no dia do agendamento, além permitir um atendimento mais rápido e eficaz. Acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento.
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Tenho urgência! Não tenho tempo para esperar a análise do consulado!
Compreendemos que há situações de urgência, nas quais é necessário resolver negócios no Brasil ou regularizar o visto japonês. No entanto, a análise prévia feita pelo consulado no sistema e-consular não costuma prejudicar urgências, uma vez que costuma ser muito rápida. A análise prévia (validação) garante também que você será plenamente atendido no dia agendado sem correr o risco de perder a viagem e o dia de folga no trabalho por falta de documentos. Organize seus documentos conforme nossas instruções e siga o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento.
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Estou em situação de emergência! Não há tempo para agendar!
Situações de emergência são aquelas que envolvam risco à vida, à segurança ou à dignidade humana de cidadãos brasileiros no exterior. Vencimento de prazo de permanência, perda de documentos, necessidade de viajar com bilhetes não reembolsáveis ou necessidade de resolver negócios urgentes no Brasil não são consideradas situações de emergência. Caso o cidadão se organize com antecedência e siga nossas instruções, o atendimento pelo sistema e-consular não prejudica urgências na emissão de documentos. Siga o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento.Caso esteja, porém, em uma situação que envolva risco à vida, à segurança ou à dignidade humana, contate-nos imediatamente.
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Tento ligar para obter orientações sobre como agendar, mas o telefone está sempre ocupado!
O consulado do Brasil em Nagoia atende, em sua jurisdição, mais de 120.000 brasileiros, com uma equipe dedicada, porém pequena em proporção ao tamanho de nossa comunidade. Dessa forma, nossa linha telefônica está frequentemente ocupada. É, no entanto, perfeitamente possível utilizar o sistema e-consular sem ajuda pelo telefone, apenas seguindo as instruções aqui mesmo em nossa página. Acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento. Você também pode solicitar ajuda a familiares. É possível até mesmo que algum familiar no Brasil faça o preenchimento por você.Caso ainda tenha dificuldades, estamos à disposição também por e-mail ou chat do Facebook. Os endereços estão disponíveis em nossa página contato.
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Ok, entendi que é necessário fazer a análise prévia da documentação. Mas por que preciso usar a internet e não posso levar pessoalmente os documentos ou enviar pelo correio sem passar pelo sistema?
O consulado do Brasil em Nagoia atende, em sua jurisdição, mais de 120.000 brasileiros, com uma equipe dedicada, porém pequena em proporção ao tamanho de nossa comunidade. A implantação de um sistema de análise prévia e agendamento pela internet foi necessária para que não houvesse mais imprevisibilidade, filas e grande tempo de espera, que eram reclamações frequentes dos brasileiros. Para aumentar a qualidade e eficiência do atendimento, foi necessário padronizar os procedimentos, e receber pedidos fora do sistema pode gerar lentidão, filas e congestionamento, em prejuízo de toda a nossa grande comunidade.Colabore com a rapidez e eficiência do serviço consular. Acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento. Você também pode solicitar ajuda a familiares. É possível até mesmo que algum familiar no Brasil faça o preenchimento por você. Caso tenha dificuldades, estamos à disposição em todas as nossas formas de contato.
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Mas e os idosos e pessoas que têm dificuldade no uso da internet? Precisam usar o sistema?
Sim, é necessário usar o sistema e-consular. Sabemos que algumas pessoas podem ter dificuldades com o manejo de sistemas informatizados. A disponibilização de serviços pela internet, no entanto, é tendência mundial e, no caso do sistema e-consular, trouxe grandes benefícios à comunidade brasileira residente na jurisdição do consulado em Nagoia. Os cidadãos agora têm previsibilidade quanto à data de seu atendimento, e podem se organizar com antecedência.Mesmo usando a internet, não é difícil preencher o pedido pelo sistema. Acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento. Você também pode solicitar ajuda a familiares e amigos. É possível até mesmo que algum familiar ou conhecido no Brasil faça o preenchimento por você, à distância, uma vez que o sistema funciona pela internet. Caso tenha dificuldades, estamos à disposição em todas as nossas formas de contato.
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De que preciso para usar o sistema e-consular?
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Acesso e cadastro
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Como acesso o sistema?
O sistema deve ser acessado com um login (número de CPF ou endereço de e-mail) e senha pessoal. Existem dois tipos de acesso: com CPF, pelo sistema de login único GOV.BR, ou por e-mail e senha, para aqueles que não têm CPF. Para saber como se cadastrar, acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento.
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Tentei acessar e apareceu uma tela para digitar o CPF! O que eu faço?
Para acessar o e-consular pela primeira vez é necessário se cadastrar. Assim, sempre que for acessar o sistema, será necessário usar um login e senha. Existem dois tipos de acesso: com CPF, pelo sistema de login único GOV.BR, ou por e-mail e senha, para aqueles que não têm CPF. Acesse nosso passo a passo com imagens para saber como se cadastrar.
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Tentei acessar com o CPF pelo celular e estão pedindo para baixar um aplicativo! O que eu faço?
Provavelmente o sistema está recomendando a instalação do aplicativo Gov.br. Esse aplicativo não é o sistema e-consular, mas sim uma ferramenta para acessar as informações relativas à sua conta gov.br, que dá acesso a vários serviços digitais do governo federal. Para acessar o e-consular pela primeira vez é necessário se cadastrar, e esse cadastro inicial pode ser feito com o aplicativo gov.br. No entanto, o aplicativo não é obrigatório para acessar o sistema e-consular.Existem dois tipos de acesso ao e-consular: com CPF, pelo sistema de login único GOV.BR (cujo cadastro pode ser feito pelo aplicativo Gov.br), ou por e-mail e senha, para aqueles que não têm CPF ou não lembram do número. Acesse nosso passo a passo com imagens para saber como se cadastrar.
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Não estou conseguindo acessar pelo aplicativo! O que eu faço?
Provavelmente você está se referindo ao aplicativo Gov.br. Esse aplicativo não é o sistema e-consular, mas sim uma ferramenta para acessar as informações relativas à sua conta gov.br, que dá acesso a vários serviços digitais do governo federal. Para acessar o e-consular pela primeira vez é necessário se cadastrar, e esse cadastro inicial pode ser feito com o aplicativo gov.br. No entanto, o aplicativo não é obrigatório para acessar o sistema e-consular.O sistema e-consular, onde os serviços consulares são solicitados e agendados, deve ser acessado diretamente pelo endereço https://ec-nagoia.itamaraty.gov.br/.Existem dois tipos de acesso ao e-consular: com CPF, pelo sistema de login único GOV.BR (cujo cadastro pode ser feito pelo aplicativo Gov.br), ou por e-mail e senha, para aqueles que não têm CPF ou não lembram do número. Acesse nosso passo a passo com imagens para saber como se cadastrar.
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Não tenho CPF ou não lembro o número. Como faço para acessar o e-Consular?
Caso não tenha CPF ou não se lembre do número, você ainda pode acessar o e-consular apenas com um endereço de e-mail. Na tela inicial do e-Consular, NÃO CLIQUE no botão azul chamado "Entrar com GOV.BR" e em vez disso clique em "Se você não tem CPF, clique aqui para entrar com e-mail e senha." e siga as instruções na tela. Acesse nosso passo a passo com imagens para saber como se cadastrar.
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Tentei acessar com o CPF e aparece que já tenho um cadastro! Não lembro de ter me cadastrado antes!
A Conta gov.br é uma junção de outras ferramentas de autenticação já existentes, o Cidadão BR (utilizado pelo INSS) e o Brasil Cidadão (utilizado por outros órgãos).Dessa forma, se você já usou serviços digitais, pessoalmente ou por um procurador no Brasil, é possível que você já possua cadastro no Login GOV.BR, mesmo que não lembre da senha. Caso você tenha um procurador ou contador no Brasil, por exemplo, é possível que ele tenha criado uma conta em seu nome, mas com os dados dele.Caso não lembre da senha ou não reconheça o telefone ou e-mail cadastrados em sua conta, siga os passos abaixo para recuperar o acesso:1) Acesse a página http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/_perguntasdafaq/formarrecuperarconta.html e tente recuperar sua conta com os passos sugeridos.2) Caso já tenha tentado todas as alternativas sem sucesso, contate a área "Como posso te ajudar" do governo federal e siga as instruções da página: https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento/3) Lembre-se de que também é possível acessar o e-consular apenas com e-mail e senha, sem CPF. Acesse nosso passo a passo com imagens para saber como se cadastrar.
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Tentei acessar com o CPF e não reconheço o e-mail ou telefone cadastrados no sistema!
A Conta gov.br é uma junção de outras ferramentas de autenticação já existentes, o Cidadão BR (utilizado pelo INSS) e o Brasil Cidadão (utilizado por outros órgãos).Dessa forma, se você já usou serviços digitais, pessoalmente ou por um procurador no Brasil, é possível que você já possua cadastro no Login GOV.BR, mesmo que não lembre da senha. Caso você tenha um procurador ou contador no Brasil, por exemplo, é possível que ele tenha criado uma conta em seu nome, mas com os dados dele.Caso não lembre da senha ou não reconheça o telefone ou e-mail cadastrados em sua conta, siga os passos abaixo para recuperar o acesso:1) Acesse a página http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/_perguntasdafaq/formarrecuperarconta.html e tente recuperar sua conta com os passos sugeridos.2) Caso já tenha tentado todas as alternativas sem sucesso, contate a área "Como posso te ajudar" do governo federal e siga as instruções da página: https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento/3) Lembre-se de que também é possível acessar o e-consular apenas com e-mail e senha, sem CPF. Acesse nosso passo a passo com imagens para saber como se cadastrar.
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Não tenho CPF e tentei me cadastrar com um endereço de e-mail, mas não consigo acessar o e-consular. O que aconteceu?
Não basta inserir o e-mail para entrar no e-consular. Verifique no seu e-mail se chegou a mensagem do e-consular com o código de verificação para acessar o sistema. Acesse seu e-mail, e digite ou cole o código recebido por e-mail no e-consular para completar o cadastro. Os códigos enviados por e-mail têm validade de uma hora. Caso não receba o e-mail com o código de verificação dentro de uma hora, tente novamente mais tarde ou utilize outro serviço de e-mail (por exemplo, se usa o Gmail, tente com um e-mail do Yahoo). Acesse nosso passo a passo com imagens para saber como se cadastrar.
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Não tenho CPF e tentei me cadastrar com um endereço de e-mail, e não chegou o código de verificação para acessar o sistema para completar o cadastro. E agora?
Verifique se o e-mail do e-consular não foi para sua caixa de lixo eletrônico ou spam. Caso permaneça o problema, tente usar outro endereço de e-mail. Os códigos enviados por e-mail têm validade de uma hora. Caso não receba o e-mail com o código de verificação dentro de uma hora, tente novamente mais tarde ou utilize outro serviço de e-mail (por exemplo, se usa o Gmail, tente com um e-mail do Yahoo). Acesse nosso passo a passo com imagens AQUI.
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Como acesso o sistema?
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Preenchimento
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Escolhi o serviço que eu quero e só aparece uma tela com instruções e mais nada! O que faço?
Clique no botão "iniciar serviço", ao fim da página. Aparecerá uma janela para confirmar. A partir daí, preencha todas as etapas do formulário. Acesse nosso passo a passo com imagens AQUI.
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Tenho dúvidas sobre a documentação necessária para o serviço solicitado. Para quem posso perguntar?
Selecione o serviço desejado na lista de serviços do e-consular e você verá uma tela de instruções com todas as informações, inclusive a documentação necessária. A página de instruções está disponível durante todo o preenchimento do formulário, em um botão na parte de baixo da página. As instruções para cada serviço e a documentação necessária também estão disponíveis nesta página, no menu à esquerda <---. Caso ainda restem dúvidas, nos envie uma mensagem por e-mail. A lista de e-mails por setor está disponível AQUI.
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Por que tenho que preencher todas essas informações e fazer o “upload” da documentação?
O objetivo é garantir que você esteja com toda a documentação necessária para o serviço solicitado. Assim, você terá a garantia de que será atendido no dia agendado e não terá de retornar outro dia, o que resulta em respeito ao tempo do cidadão e em maior agilidade na concessão de serviços consulares. Assim, temos um atendimento mais rápido e em maior oferta de serviços para agendamento. Acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento.
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Como faço o “upload” dos documentos?
Ao preencher o formulário eletrônico do serviço solicitado, você verá diversos campos solicitando cópia de documento. Quando encontrar esse tipo de campo, aperte o botão abaixo dele e procure o arquivo em seu computador. Quando encontrar o arquivo, basta salvar que o sistema fará automaticamente o “upload”.O “upload” será ainda mais fácil se você utilizar um telefone celular tipo “smartphone”. Ao apertar o botão, será oferecida a possibilidade de usar a câmera do celular para obter foto do documento, ou de usar a galeria de fotos do aparelho.
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É muito difícil fazer o “upload” dos documentos! O que eu faço?
Na verdade, é muito fácil fazer o upload. Você não precisa de scanner, copiadora ou qualquer outra máquina. Basta uma foto do documento feita pelo seu próprio celular. O documento não precisa estar enquadrado perfeitamente. É necessário apenas que esteja nítido.Se estiver preenchendo o formulário eletrônico pelo seu computador, mas quiser usar o celular para fazer as fotos, basta salvar o formulário e depois entrar novamente no sistema e-consular no aparelho celular. É possível continuar o serviço usando o celular para tirar as fotos da documentação solicitada.
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Quero mais de um serviço. Preciso preencher cada um separadamente?
Alguns serviços podem ser solicitados e agendados de forma combinada no sistema e-consular e serem realizados no mesmo dia. Por exemplo: "Registro de Nascimento para menores de 12 anos + primeiro passaporte".Caso não exista uma combinação disponível para os serviços que deseja solicitar, preencha individualmente os formulários para cada um dos serviços. As solicitações serão enviadas, validadas e agendadas separadamente.Nesse caso, é possível agendar mais de um serviço para o mesmo dia. Para tanto, é necessário aguardar que todos os serviços solicitados sejam autorizados (validados) para que você possa agendá-los, individualmente, para uma mesma data disponível.Caso já tenha agendado um dos serviços e não tenha data disponível para agendar o restante dos atendimentos, é possível cancelar o agendamento e remarcá-lo. Para isso, faça login no e-consular, encontre o serviço e clique na opção "reagendar". Só é possível cancelar e remarcar seu atendimento uma única vez. Se precisar cancelar novamente ou não comparecer no dia e horário agendado, será necessário fazer uma nova solicitação do serviço.Para saber como agendar ou reagendar pedidos, acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento.
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É obrigatório preencher o formulário eletrônico quando for solicitar um serviço pelo correio?
Sim. O objetivo é que a documentação seja conferida antes para evitar erros. Assim, você terá a garantia de que o serviço será feito. Em caso contrário, a ausência da documentação necessária resulta na devolução da solicitação. Evite gastar dinheiro com envelopes e selos. Cheque antes de enviar sua solicitação pelo correio.Acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento, que também contém informações sobre como solicitar pedidos pelo correio, caso essa forma de atendimento esteja disponível para o serviço desejado.
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Como saber se já terminei de preencher o formulário?
A depender do serviço, alguns formulários são mais longos, outros mais curtos. Preencha todas as etapas e envie as fotos dos documentos necessários. Na última etapa, você deve conferir todos os dados preenchidos e clicar em "Confirmar e enviar". Só depois de clicar nesse botão você terminou o preenchimento e o requerimento foi enviado para a validação do consulado. Acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento.
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Não terminei de preencher a solicitação no e-consular. Vou perder as informações?
Não. Você pode salvar o formulário eletrônico e terminar de preencher depois. O formulário preenchido estará salvo no sistema por 30 dias. Você terá que fazer novo login no sistema e acessar o serviço solicitado.Isso é útil caso esteja faltando algum documento. Preencha tudo que você tiver, salve o formulário e reúna os documentos necessários. Depois, basta fazer novo login e acessar novamente o formulário para continuar o preenchimento.
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Acabei de preencher o formulário! Já posso ir ao consulado/enviar a documentação pelo correio?
Ainda não. Após clicar em "Confirmar e enviar", a solicitação será analisada pelo consulado. Apenas após a aprovação você pode enviar a documentação pelo correio (caso o tipo de serviço permita) ou agendar um dia para vir ao consulado. Acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento.
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Preenchi toda a solicitação no e-consular e cliquei em "Confirmar e Enviar". Por que não aparece a agenda para marcar uma data?
Você precisa aguardar o e-mail de validação da equipe do Consulado-Geral ou a solicitação de complementação de informações. A mensagem de validação não será imediata. Tenha paciência e aguarde a comunicação do Consulado-Geral. Normalmente, o e-mail de validação que autorizará o agendamento do serviço será enviado em até cinco dias úteis, mas casos excepcionais podem requerer mais tempo para análise.Caso o preenchimento do formulário eletrônico esteja incompleto, a equipe do Consulado-Geral enviará mensagem indicando o que está faltando. Você terá que fazer novo login no sistema, acessar o serviço solicitado e complementar as informações.Caso você receba mensagem de validação, sua solicitação foi aceita. Na mensagem haverá um link para acessar a agenda de serviços. Acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento.
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Já mandei fotos dos documentos! Preciso levar os originais no dia do atendimento?
Sim. O envio das fotos não substitui a apresentação da documentação original no dia do atendimento. O envio das fotos serve para garantir que a documentação correta será apresentada no dia do atendimento e para evitar que o requerente perca a viagem por documentação incompleta. É muito importante, também, sempre apresentar o comprovante de pagamento orignal, ainda que já tenha sido enviada uma foto pelo sistema.
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Escolhi o serviço que eu quero e só aparece uma tela com instruções e mais nada! O que faço?
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Invalidações, correções e complementação de informações
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Enviei meu pedido para análise e ele foi negado! O que eu faço?
Seu pedido foi provavelmente invalidado e é necessário corrigi-lo, pois o consulado constatou que há erros, falta de informações ou falta de documentos. Não se preocupe! Basta acessar novamente o e-consular, corrigir ou complementar o que está faltando e enviar novamente para análise!
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O consulado fica sempre devolvendo meu pedido e não consigo agendar! O que está acontecendo?
Caso seu pedido tenha erros ou exija complemento de informações, ele será invalidado e você deve corrigir os erros ou enviar os documentos adicionais solicitados. Esse pedido de correções é feito para garantir que você será plenamente atendido no dia agendado sem correr o risco de perder a viagem e o dia de folga no trabalho por falta de documentos. Corrija seu pedido seguindo as orientações dentro do próprio sistema e-consular e envie-o novamente para nossa análise. Siga nosso passo a passo com imagens para saber como corrigir um pedido invalidado. Siga também as instruções específicas do serviço que está solicitando.
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Recebi mensagem do Consulado-Geral solicitando a complementação de informações. Tenho que preencher toda a solicitação no e-consular novamente?
Não. O formulário preenchido estará salvo no sistema por 30 dias. Você terá que fazer novo login no sistema, acessar o serviço solicitado e complementar as informações. Siga nosso passo a passo com imagens para saber como corrigir um pedido invalidado.
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Recebi um e-mail dizendo que meu pedido foi excluído! E agora?
Às vezes é necessário excluir um pedido porque o solicitante preencheu o formulário de um outro serviço, diferente do que ele queria. Por exemplo: foi solicitada uma autenticação de cópias quando a pessoa na verdade quer fazer um reconhecimento de firma. Nesse caso excluímos o pedido e é necessário preencher novo formulário, solicitando o serviço adequado. Pode ser também que não tenhamos como atender o pedido, como por exemplo, segundas vias de registros feitos em cartórios no Brasil (é necessário pedir no cartório brasileiro).Leia atentamente o e-mail que enviamos, pois lá está explicado o motivo da exclusão. Caso permaneçam dúvidas, contate o consulado.
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Enviei meu pedido para análise e ele foi negado! O que eu faço?
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Agendamento
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Estou acessando a agenda para marcação de serviços. Mas por que somente aparece um horário por dia?
Alguns serviços podem ser solicitados e agendados de forma combinada no sistema e-consular e serem realizados no mesmo dia. Por exemplo: "Registro de Nascimento para menores de 12 anos + primeiro passaporte".Caso não exista na lista uma combinação disponível para os serviços que deseja solicitar, preencha individualmente os formulários para cada um dos serviços. As solicitações serão enviadas, validadas e agendadas separadamente.Nesse caso, é possível agendar mais de um serviço para o mesmo dia. Para tanto, é necessário aguardar que todos os serviços solicitados sejam autorizados para que você possa agendá-los, individualmente, para uma mesma data disponível.Caso já tenha agendado um dos serviços e não tenha data disponível para agendar o restante dos atendimentos, é possível cancelar o agendamento e remarcá-lo. Para isso, faça login no e-consular e clique na opção "reagendar". Só é possível cancelar e remarcar seu atendimento uma única vez. Se precisar cancelar novamente ou não comparecer no dia e horário agendado, será necessário fazer uma nova solicitação do serviço.Para saber como reagendar pedidos, acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento.
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Consegui agendar um dos meus serviços, mas não consigo agendar o(s) outro(s) para a mesma data. O que houve?
Caso já tenha agendado um dos pedidos e não consiga agendar seu(s) outro(s) serviços(s) para a mesma data, isso quer dizer que todos os horários já foram preenchidos e não há mais vagas disponíveis para aquela data. Lamentavelmente, não será possível acomodar mais pedidos em uma data cujas vagas já se esgotaram. Há determinados dias do ano em que há muita procura por agendamentos, como os feriados de Obon, Golden Week e Ano-Novo, e as vagas nessas datas costumam se esgotar com semanas de antecedência. Caso não encontre mais vagas em uma determinada data, há duas opções:1) agende todos os atendimentos para uma outra data em que ainda existam vagas. O serviço que já foi agendado pode ser reagendado facilmente para outra data. Para isso, faça login no e-consular e clique na opção "reagendar", na tela "Meus serviços".2) mesmo que uma data esteja lotada em determinado momento, é muito frequente que atendimentos sejam reagendados ou cancelados pelas pessoas. Assim, recomendamos monitorar frequentemente a tela "datas disponíveis" do sistema e-consular, pois é possível que surjam vagas para agendamento em virtude de algum cancelamento ou remarcação. Caso surjam vagas no dia desejado, basta agendar ou reagendar seu serviço para aquela data. O agendamento ou reagendamento pode ser feito até um dia antes do atendimento.Para saber como agendar ou reagendar pedidos, acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento.
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Minha solicitação de serviço foi validada e abriu a agenda para marcação. Porém, não encontrei a data desejada e preciso do documento com urgência. Como fazer?
Caso não encontre a data desejada na agenda para marcação, isso quer dizer que todos os horários já foram preenchidos e não há mais vagas disponíveis para aquela data.Lamentavelmente, não será possível acomodar mais pedidos em uma data cujas vagas já se esgotaram. Há determinados dias do ano em que há muita procura por agendamentos, como os feriados de Obon, Golden Week e Ano-Novo, e as vagas nessas datas costumam se esgotar com semanas de antecedência. Caso não encontre mais vagas em uma determinada data, há duas opções:1) agende o atendimento para uma outra data em que ainda existam vagas;2) mesmo que uma data esteja lotada em determinado momento, é muito frequente que atendimentos sejam reagendados ou cancelados pelas pessoas. Assim, recomendamos monitorar frequentemente a tela "datas disponíveis" do sistema e-consular, pois é possível que surjam vagas para agendamento em virtude de algum cancelamento ou remarcação. Caso surjam vagas no dia desejado, basta agendar ou reagendar seu serviço para aquela data. O agendamento ou reagendamento pode ser feito até um dia antes do atendimento.Para saber como agendar ou reagendar pedidos, acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento.Alguns serviços, como passaportes, oferecem a possibilidade de envio da documentação por correio, sem necessidade de agendamento.
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Acessei a página "datas disponíveis" e só aparece uma data disponível para o serviço que eu quero! Não posso agendar pra antes/depois?
A página "datas disponíveis" mostra apenas a data mais próxima disponível para o serviço, e é uma lista apenas para referência. Apenas após o preenchimento da solicitação e após a aprovação do consulado você terá a lista completa de datas disponíveis para agendamento.
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Estou com um horário agendado, mas não vou conseguir chegar a tempo/vou me atrasar. O que preciso fazer?
Caso esteja com horário marcado pelo sistema e-consular, mas não consiga chegar a tempo, por favor contate o consulado.Você também pode reagendar seu atendimento para outra data. Acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento.
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Quero cancelar e reagendar meu atendimento, como faço?
Caso seja necessário cancelar o agendamento de um serviço e alterar a data, é necessário acessar o sistema e-consular e clicar na opção "reagendar" ao lado do serviço desejado.Somente é possível remarcar o agendamento uma única vez. Caso o agendamento seja cancelado novamente, será necessário fazer uma nova solicitação do serviço.O Consulado recomenda que, antes de se agendar um serviço, verifique se realmente poderá comparecer naquela data e horário.Para saber como reagendar pedidos, acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento.
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Agendei meu serviço, mas não vou conseguir comparecer. Posso enviar por correio?
Neste caso, acesse o e-consular e clique na opção "reagendar" ao lado do serviço. Seu atendimento será cancelado e o site disponibilizará uma tela com novos horários e, caso o serviço permita essa modalidade, a opção para "enviar documentação por correio". Registros civis e procurações devem sempre ser feitos presencialmente e não podem ser solicitados pelo correio.Para saber como reagendar pedidos, acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento.
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Estou acessando a agenda para marcação de serviços. Mas por que somente aparece um horário por dia?
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Pagamento dos emolumentos (taxas) consulares
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Como pago a taxa consular? Preciso pagar antes de ir ao consulado?
Na última etapa de cada solicitação há informações sobre o pagamento da taxa. Para serviços presenciais agendados, anote a valor que deve pagar, vá ao Banco do Brasil e pague a taxa ANTES de seu atendimento no consulado. Para serviços solicitados pelo correio, você deve pagar a taxa nas agências dos correios japonês e enviar uma foto do comprovante de pagamento no próprio formulário do e-consular. Para saber mais sobre como pagar as taxas, clique AQUI.Os comprovantes originais sempre devem ser portados pelo requerente no atendimento presencial ou enviados pelo correio, caso seja um serviço solicitado por correio.
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Não sei/não entendi quanto devo pagar! O que faço?
Ao escolher um serviço na lista do e-consular, há instruções gerais sobre o serviço e também sobre a taxa cobrada. Ao final do preenchimento do formulário, também há uma etapa relativa ao pagamento da taxa. Caso tenha terminado de preencher o formulário e ainda não saiba o valor a ser pago, você pode nos enviar um e-mail. A lista de e-mails está disponível AQUI
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Solicitei mais de um serviço. Posso pagar todos no mesmo boleto?
Sim. Para serviços presenciais agendados, anote o valor que deve pagar por todos os serviços, vá ao Banco do Brasil e pague, em um só boleto, a taxa ANTES de seu atendimento no consulado. Para serviços solicitados pelo correio, você pode pagar a soma total das taxas, em apenas um boleto, nas agências dos correios japonês e enviar uma foto do mesmo comprovante de pagamento no formulário de cada serviço solicitado no e-consular. O comprovante original deve ser sempre apresentado ao consulado, mesmo que já tenha sido enviada uma foto.Em ambos os casos, há a necessidade de incluir a taxa de 500 ienes por boleto, cobrada pelo Banco do Brasil para processamento das taxas. Os comprovantes originais sempre devem ser portados pelo requerente no atendimento presencial ou enviados pelo correio, caso seja um serviço solicitado por correio.
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Como pago a taxa consular? Preciso pagar antes de ir ao consulado?
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Solicitando passaportes pelo e-consular
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Já preenchi o pedido de passaporte pela internet e até agora não tive resposta! O que está acontecendo?
Para solicitar passaporte é necessário preencher DOIS sistemas via internet. O PRIMEIRO é o sistema utilizado também pela Polícia Federal, que serve para preencher o formulário de solicitação de passaporte, que gera o "RECIBO DE ENTREGA DE REQUERIMENTO", que deve ser impresso e assinado pelo requerente. Esse sistema é usado por todo o governo federal para emissão de passaporte e foi provavelmente esse o formulário preenchido por você. Preencher o formulário da Polícia Federal NÃO ENVIA automaticamente o pedido ao consulado. Para enviar o pedido de passaporte ao consulado você deve preencher TAMBÉM o formulário no sistema e-consular, enviando inclusive uma imagem do formulário preenchido no sistema anterior. Para solicitar passaporte, siga detalhadamente as orientações em nossa página. Para concluir o pedido no e-consular, acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento.
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Estou preenchendo o formulário de passaporte no e-consular. O sistema está me pedindo para preencher outro formulário em uma página diferente! É assim mesmo?
Sim. A solicitação de passaportes deve ser preenchida também no sistema de solicitação de passaportes do Governo, também utilizado pela Polícia Federal no Brasil. Ao final do preenchimento do formulário da Polícia Federal, imprima a página "RECIBO DE ENTREGA DE REQUERIMENTO", assine, cole a foto, e mande uma imagem dessa página no e-consular para prosseguir com seu pedido. Siga detalhadamente as orientações em nossa página.
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Já preenchi o pedido de passaporte pela internet e até agora não tive resposta! O que está acontecendo?
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Outras dúvidas
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Eu entrei no site de agendamento mas aparece apenas uma página em branco, qual o problema?
Antes de mais nada, certifique-se de que está acessando o e-consular pelo endereço correto, que é: https://ec-nagoia.itamaraty.gov.br/Versões antigas de navegadores da internet não são suportadas pelo site de agendamento, em especial o Internet Explorer. Caso encontre esse problema, atualize seu navegador ou utilize um navegador diferente, como Mozilla Firefox, Google Chrome ou Safari. Caso o problema persista, contate o consulado enviando uma foto/imagem do erro ou problema exibido.
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Minha pergunta não está respondida aqui!
Se sua pergunta não estiver respondida aqui, acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento. Caso ainda tenha dúvidas, contate o consulado.
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Eu entrei no site de agendamento mas aparece apenas uma página em branco, qual o problema?
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