Passo a passo do e-consular
Acesse aqui o e-consular
Acesso rápido
Passo a passo com imagens
- Cadastrando-se com uma conta GOV.BR
- Como recuperar seu cadastro ou senha GOV.BR
- Cadastrando-se com um endereço de e-mail, sem CPF
- Como solicitar e agendar serviços
- Análise do consulado (validação)
- Corrigindo um requerimento (invalidação)
- Agendando uma data após a validação
- Reagendando ou cancelando um serviço
- Enviando os documentos pelo correio (dependendo do serviço)
- O e-consular é o sistema de solicitação de serviços adotado pelo Consulado-Geral do Brasil em Nagoia.
- Antes de começar a sua solicitação online, verifique em nosso site, na seção "Todos os serviços", a documentação completa necessária para cada serviço.
- O sistema oferece as próximas datas disponíveis para atendimento, no entanto, para agendar, é preciso enviar pelo sistema todos os documentos requeridos para cada serviço (tirar foto dos documentos ou fazer o upload das imagens). Após a avaliação e validação da documentação pelo Consulado, você poderá agendar seu atendimento.
- No dia do atendimento, é obrigatória a apresentação dos originais de todos os documentos enviados pelo sistema.
- A forma de atendimento pode variar de acordo com o serviço. Alguns serviços oferecem apenas atendimento por agendamento. Outros, apenas envio pelo correio. Alguns oferecem escolha entre agendamento e envio pelo correio. Consulte as instruções específicas do serviço desejado, no menu disponível em "Meus serviços", na página do e-consular.
- Não serão recebidas solicitações de serviços que não sejam feitas pelo sistema e-consular.
A principal vantagem do sistema e-consular é diminuir as chances de que você dê "viagem perdida" até o consulado ao comparecer com a documentação incompleta, ou que precise enviar a documentação por correio várias vezes pelo mesmo motivo.
A análise prévia da documentação que será apresentada aumenta em muito as chances de que o serviço possa ser realizado no dia do agendamento, além permitir um atendimento mais rápido e eficaz. No caso das solicitações por correio, reduz as chances de que o pedido seja devolvido por insuficiência de documentos.
O sistema é de uso extremamente simples e foi projetado para que mesmo quem não tem experiência no uso de computadores ou celulares possa solicitar os serviços com facilidade.
Cadastrando-se com uma conta GOV.BR
*as imagens abaixo são ilustrativas e podem conter diferenças em relação à versão atual do sistema.*
1) Acesse o sistema e-consular pelo endereço https://ec-nagoia.itamaraty.gov.br/;
2) Clique em "Entrar com GOV.BR". Você será redirecionado(a) para o site do acesso gov.br.
3) Digite seu CPF na área "Acesse sua conta com" e clique em avançar.
4) Caso você já tenha feito cadastro no GOV.BR em outra oportunidade, digite sua senha. Após o login, você será novamente direcionado(a) ao e-consular. Caso já esteja cadastrado e não lembre da senha, siga as orientações para recuperar o cadastro ou a senha GOV.BR.
5) Caso ainda não tenha cadastro, clique em "crie sua conta gov.br" e siga as instruções na tela.
6) Caso seja seu primeiro acesso ao gov.br, após o fim do cadastro no portal, você será direcionado de volta ao sistema e-consular. Selecione o país onde se encontra (no caso do Consulado em Nagoia, escolha JAPÃO), e escolha o posto consular onde deseja ser atendido.
7) Caso seja seu primeiro acesso, clique novamente em "Entrar com GOV.BR";
8) Digite seu CPF na área "Acesse sua conta com", clique em avançar e digite a senha que acabou de cadastrar. Após o login, você será novamente direcionado(a) ao e-consular e você já estará dentro do sistema. Clique em "Novo serviço" e faça sua solicitação.
Como recuperar seu cadastro ou senha GOV.BR
Cadastrando-se com um endereço de e-mail, sem CPF
*as imagens abaixo são ilustrativas e podem conter diferenças em relação à versão atual do sistema.*
1) Se você não possui CPF ou não conseguir se cadastrar via GOV.BR, é possível fazer o seu cadastro informando apenas o e-mail, clicando na opção "clique aqui para entrar com e-mail e senha".
Como solicitar ou agendar um serviço
*as imagens abaixo são ilustrativas e podem conter diferenças em relação à versão atual do sistema.*
1. Faça o login
Depois de se cadastrar, entre no sistema e-consular (ec-nagoia.itamaraty.gov.br) e faça seu login.
O acesso pode ser feito por celular, computador ou tablet.
Se você tem um número de CPF, clique em "Entrar com GOV.BR".
2. Siga as instruções do portal GOV.BR
Você poderá acessar o e-consular com seu login GOV.BR informando seu número de CPF.
Siga atentamente os passos do sistema.
Caso esteja encontrado dificuldades para se cadastrar ou precise recuperar sua senha, siga as instruções do nosso tutorial detalhado de cadastro.
3. Selecione o país onde deseja solicitar serviços
Depois de criado seu perfil, caso seja seu primeiro acesso ao e-consular, você será direcionado para a página do Serviço Consular Brasileiro, em que deverá escolher o país onde se encontra.
Abra a lista e escolha "Japão".
Em seguida, escolha o consulado em que pretende solicitar o serviço e clique em "Solicitar serviços nesta repartição consular".
4. Escolha o serviço
Após cadastro e login, você será automaticamente direcionado à página principal do sistema, em que é possível escolher o serviço desejado, clicando em "novo serviço" e confirmando que deseja "iniciar serviço".
Selecione o serviço desejado e clique em "Iniciar".
5. Preencha as informações
Leia atentamente as instruções e preencha todos os campos com as informações solicitadas.
Faça upload das imagens ou tire fotos da documentação exigida em cada campo do formulário eletrônico.
Ao final de cada página, clique em "Próxima etapa".
6. Finalize o preenchimento
Após preencher todas as informações, será gerada uma página para conferência dos dados inseridos.
Leia atentamente cada item e, se encontrar algum erro, corrija os dados.
Caso as informações estejam todas corretas, envie seu requerimento para validação, clicando no botão verde ao final da página.
7. Solicitação enviada com sucesso
Após o envio, o sistema mostrará uma mensagem em verde, informando que a solicitação foi enviada com sucesso.
8. Aguarde a análise do Consulado
Após o fim do preenchimento e envio da solicitação, o pedido será analisado pelo consulado, em um processo que se chama validação. Em até 5 dias úteis, a equipe do Consulado enviará um e-mail autorizando o agendamento ou solicitando complementação das informações. Você também pode verificar o andamento da análise dentro do próprio sistema e-consular, na área "meus serviços".
9. Correção do requerimento (invalidação)
Caso você tenha recebido mensagem informando sobre pendências (invalidação), faça a correção necessária e reenvie o formulário para validação.
É possível conferir qual é a pendência no próprio sistema.
10. Validação e agendamento
Se a sua documentação estiver correta, o requerimento será validado e, no sistema e-consular, serão oferecidos os horários disponíveis para agendamento. Após a validação você também receberá um e-mail com orientações para atendimento. Acesse seu serviço no e-consular e agende o atendimento na data desejada. Para alguns serviços, também será oferecida a opção de envio por correio.
*A forma de atendimento oferecida (agendamento e/ou correio) pode variar de acordo com o serviço. Verifique as instruções do serviço desejado*
11. Agendamento
Caso vá solicitar o pedido presencialmente, após escolher a data desejada, o sistema vai confirmar se realmente deseja efetuar o agendamento. Não é possível escolher o horário, uma vez que o sistema disponibiliza apenas o primeiro horário disponível na data escolhida.
Após escolher "sim", o agendamento estará confirmado.
Você também vai receber um e-mail com a confirmação.
No dia do atendimento, não esqueça de comparecer com todos os documentos originais.
12. Reagendamento ou cancelamento
Você pode reagendar ou apagar seu pedido a qualquer momento, basta acessar a área "Meus serviços". Cuidado! Ao apagar o serviço, todos os dados relativos ao requerimento, inclusive agendamentos, serão cancelados!
13. Envio por correio
Após a validação do consulado, caso o serviço desejado permita o envio por correio, você pode optar por solicitar o serviço sem precisar comparecer ao consulado. Na tela de agendamento selecione a opção "Enviar documentação por correio".
Você será encaminhado à pagina com as informações sobre como enviar os documentos.
Leia com atenção as informações e confirme o envio por correio, ao final da página.
Você será direcionado para a página de confirmação, onde as informações sobre o envio por correio continuam disponíveis.
É necessário imprimir o comprovante do serviço e enviá-lo por correio, juntamente com os documentos originais. Para imprimir o comprovante siga até o final da página e clique em "Imprimir comprovante".
Imprima o comprovante e envie, juntamente com os demais documentos originais e o comprovante original de pagamento, para o Consulado-Geral do Brasil em Nagoia.
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Se permanecer com dúvidas, contate o consulado.