Orientação Psicológica
O Consulado-Geral do Brasil em Nagoia oferece serviço de orientação psicológica gratuita por meio do Projeto Tsuru, exclusivamente para brasileiros(as) residentes nesta jurisdição consular.
Aqueles que residem fora da nossa área de atendimento podem solicitar os serviços de apoio psicológico oferecidos, também gratuitamente, pelos Consulados-Gerais de Tóquio e de Hamamatsu.
O objetivo da orientação psicológica é proporcionar atendimento de natureza pontual, realizado por profissional da área de psicologia, com o intuito de assistir, orientar, auxiliar e informar cidadãos brasileiros, ou realizar acolhimento inicial prévio a processo psicoterapêutico. Deve ser entendido como um serviço de plantão psicológico, para oferecer amparo profissional imediato, e não se confunde com o aconselhamento psicológico continuado (terapia).
COMO SOLICITAR
Os interessados devem preencher um formulário online, transmitindo suas informações e dados de contato. Cidadãos menores de 18 anos precisam, também, informar os nomes de seus pais ou responsáveis.
Os atendimentos são realizados na modalidade à distância – online ou por telefone –, em data e horário a serem agendados com o psicólogo.
Ressalte-se que as informações e serviços prestados no contexto da orientação psicológica gratuita são de responsabilidade exclusiva do profissional.
As informações fornecidas pelos interessados e usuários do serviço estão protegidas por sigilo, sendo compartilhadas apenas com os profissionais encarregados do atendimento da demanda apresentada.
Dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas ao Setor de Assistência a Brasileiros pelo e-mail assistencia.nagoia@itamaraty.gov.br.
CANAIS PARA AUXÍLIO PSICOLÓGICO URGENTE
Diversas entidades oferecem canais de escuta e apoio psicológico para casos urgentes. Alguns desses serviços, que são de inteira responsabilidade das instituições provedoras, podem ser acessados pelos links a seguir:
- Centro de Valorização de Vida (CVV): serviço voluntário gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimento em português;
- Linha de Apoio aos Latinos (LAL): atendimento em português por ligação gratuita, voltado para a comunidade latino-americana no Japão;
- Yorisoi Hotline: atendimento em português e outros idiomas por ligação gratuita, chat ou Facebook;
- いのちSOS (Inochi SOS): atendimento em japonês por ligação gratuita e chat;
- Pode Falar: canal de escuta acolhedora para adolescentes e jovens por chat, em português;
- SOS de crianças (子供のSOSの相談窓口): atendimento em japonês por ligação gratuita, disponível todos os dias, exclusivamente para crianças e jovens de até 18 anos.