Certificado de vacinação
Certificado de vacinação
Publicado em
11/07/2022 18h19
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) implementou a emissão eletrônica do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), por meio de um sistema no qual é possível a qualquer pessoa verificar a autenticidade do documento. O novo CIVP conta com assinatura eletrônica do profissional supervisor da emissão do documento e código de autenticação. A página poderá ser visualizada em inglês, português e espanhol.
Instruções:
- A emissão de CIVP será realizado por meio do Portal de Serviços do Governo Federal e poderá ser realizada por qualquer cidadão. O CIVP deverá ser impresso em folha de papel tamanho A4, para que seja assinado no local indicado, conforme o documento de identificação oficial.
- O cidadão deverá acessar esta página:[aqui]. Será necessário abrir uma nova solicitação e preencher os dados cadastrais, além de anexar os seguintes documentos:
- Para primeira via do CIVP: um documento de identificação oficial com foto e o comprovante da vacina aplicada, no Brasil, com os dados completos (incluindo o número do lote, data da aplicação e fabricante).
- Para segunda via, somente o documento de identificação oficial, considerando que os dados da vacina já se encontram inseridos no sistema SISPAFRA.
- Após o preenchimento, o cidadão deverá enviar a solicitação pelo próprio sistema do Portal de Serviços. Analista da ANVISA verificará os dados pessoais e da vacinação para emitir o parecer, que poderá ser: de aprovação e emissão do CIVP, para impressão pelo próprio cidadão; de não aprovação e solicitação de exigência; ou de indeferimento.
Ressalta-se que o Brasil não emite CIVP para cidadãos que receberam vacina em outros países.
Dúvidas, questionamentos e sugestões deverão ser enviados ao e-mail gimtv@anvisa.gov.br, a fim de aperfeiçoar o novo sistema de emissão do CIVP digital.