Carteira de motorista
1) COMO SUBMETER SEU PEDIDO ELETRONICAMENTE PELO E-CONSULAR
2) COMO SUBMETER SEU PEDIDO FISICAMENTE, APÓS TRIAGEM PELO E-CONSULAR
3) COMO RECEBER SEUS DOCUMENTOS DE VOLTA, DEPOIS DE PROCESSADOS
a) Leia atentamente estas instruções antes de iniciar a solicitação deste serviço. Tenha em mãos todos documentos exigidos.
b) Será necessário digitalizar as vias originais dos documentos solicitados e suas respectivas cópias na plataforma E-Consular. Documentos danificados ou muito antigos, cuja autenticidade não possa ser confirmada, poderão ser recusados a critério da Autoridade Consular.
c) Após preencher e enviar eletronicamente o formulário no E-Consular, o requerimento será analisado pelo setor competente. Após essa conferência, poderão ser solicitadas eventuais correções. AGUARDE RECEBER AUTORIZAÇÃO POR E-MAIL ANTES DE SUBMETER OS DOCUMENTOS FISICAMENTE.
Após receber e-mail do consulado com a mensagem de validação do seu pedido, você poderá apresentar os documentos de três formas, conforme sua conveniência:
I) Presencialmente: você poderá agendar, através do e-consular, uma visita ao Consulado e levar os seus documentos pessoalmente. Com esta opção, o serviço será realizado durante o agendamento e você sairá com o documento pronto na hora.
II) Pela via postal: deverá enviar tudo por envelope XpressPost (Canada Post) ou outro serviço, com número de rastreamento (FEDEX, PUROLATOR, DHL, etc).
ou
III) Poderá depositar um envelope simples (lacrado e com seu nome, endereço completo, e-mail, telefone) na dropbox do Consulado, que fica à direita da porta de entrada.
Caso o serviço não tenha sido realizado de forma presencial, você pode:
ou
b) Agendar, no e-Consular, a retirada presencial dos documentos, depois de validado seu pedido. Para isso, deverá retornar à Plataforma E-Consular e escolher o serviço: "RETIRADA DE DOCUMENTOS PRONTOS".
ATENÇÃO: O Consulado não entrará em contato direto para comunicar que o documento está pronto para retirada. É necessário solicitar a retirada presencial no E-Consular, tão logo seu pedido original seja validado. O pedido de retirada solicitado no E-Consular somente será validado pelo Consulado após o processamento do pedido original. Após a validação do pedido de retirada, será possível agendar, pelo portal E-Consular, seu comparecimento para a retirada de documentos.
Caso esteja solicitando mais de um serviço pelo e-Consular, depois de ser cada pedido validado pelo Consulado, poderá ser tudo encaminhado em um único envelope. Nesse caso, deve-se informar os outros serviços solicitados no campo "Observações" no e-Consular.
4. DECLARAÇÃO DE EQUIVALÊNCIA DE CNH - INFORMAÇÕES GERAIS:
O Consulado-Geral não emite ou renova carteira de motorista brasileira. Esse procedimento deve ser feito diretamente no Brasil, junto ao Detran de seu Estado.
O Consulado pode emitir a declaração de equivalência da habilitação brasileira para que o interessado possa solicitar o pedido de habilitação canadense junto ao ao órgão competente, que é a Société de l'Assurance Automobile du Québec (SAAQ).
Segundo informações da SAAQ (Société de l’Assurance Automobile du Québec), é possível ao titular de carteira de habilitação estrangeira dirigir no Quebec por período de 6 meses consecutivos.
Após esse período, o estrangeiro residente deverá adquirir a carteira de habilitação do Quebec.
O estrangeiro estudante poderá continuar dirigindo no Quebec com a habilitação estrangeira durante todo o período de seus estudos.
Para adquirir a habilitação do Quebec, é praxe que as autoridades canadenses exijam dos brasileiros a apresentação de uma declaração de equivalência da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Essa declaração é emitida pelo Consulado e pode ser solicitada observando as instruções abaixo.
ATENÇÃO: as informações acima estão disponíveis na página eletrônica da SAAQ e não são de responsabilidade do Consulado. Para outras informações e esclarecimentos deverão ser consultadas as autoridades do Quebec, inclusive por meio da página eletrônica da SAAQ (clique aqui).
Caso o serviço não tenha sido realizado de forma presencial, os prazos são os seguintes:
a) No dia do agendamento da retirada no e-consular (escolher opção: "Retirada de Documentos Prontos”).
ou
b) Por correio, cerca de 10 dias úteis após o recebimento dos documentos pelo Consulado.
b) Passaporte brasileiro válido (original ou cópia autenticada por notário público canadense ou por cartório no Brasil).
c) Comprovante de pagamento da taxa consular.
- CAD 22,50.
a) Interac - nesse caso o pagamento deverá ser realizado ao Consulado pelo email: pagamento.montreal@itamaraty.gov.br. Preste atenção no valor correto, e indique a pergunta e a resposta secreta (clique aqui para instruções detalhadas).
b) Cartão de débito: somente para o serviço realizado de forma presencial, no Consulado.
c) Ordem de pagamento no valor do serviço em nome do "Consulat Général du Brésil” ou "Consulate General of Brazil".
d) Cheque administrativo (bank draft/certified cheque) de banco canadense no valor do serviço em nome do "Consulat Général du Brésil” ou "Consulate General of Brazil".