Solicitações de Urgência
É responsabilidade de todo cidadão no exterior manter seus documentos atualizados. Os casos de problemas de saúde e as situações de vulnerabilidade em função de ausência de documento de identificação serão considerados urgências.
Apenas urgências comprovadas documentalmente serão aceitas.
Exemplos:
Voo marcado para tratar de doença da família (necessário apresentar laudo médico)
Menor necessitando documentação para atendimento médico ou emissão do permesso de soggiorno (laudo e agendamento das autoridades locais)
ATENÇÃO
Não configuram urgência:
a) Os trâmites locais para reconhecimento de cidadania ou realização de matrimônios
b) A dificuldade em utilizar o sistema ou a falta de documentos
c) A compra de passagens
Se você é turista e teve o seu passaporte extraviado ou furtado,
entre no Atendimento ao Turista e siga as instruções.
Caso precise de algum serviço com urgência siga os seguintes passos:
1) Primeiro, faça a solicitação do serviço desejado no E-CONSULAR. O pedido de atendimento de urgência só será avaliado após a aprovação do requerimento do serviço. Isso porque, independentemente da urgência, é preciso confirmar que o solicitante tem os documentos necessários para a realização do serviço.
2) Quando receber o link para o agendamento, clique em "Datas disponíveis" e verifique se é possível esperar até o próximo dia de atendimento normal. Se realmente não for possível, escreva para o e-mail (Fale Conosco) da área responsável pelo serviço indicando seus dados completos e enviando os documentos que comprovem a urgência. Observe que os documentos para a execução do serviço já devem estar anexados ao requerimento do E-CONSULAR e não devem ser anexados ao e-mail.