Assistência a brasileiros
1) Modalidades de assistência prestada
Modalidades de assistência prestada
Além de oferecer os serviços consulares tradicionais de emissão de documentos, como passaportes, registros e declarações, o Consulado-Geral do Brasil em Milão tem um setor específico para oferecer assistência aos brasileiros em sua jurisdição.
Em que situações é possível contar com o Setor de Assistência Consular?
• Prisão de brasileiro na Itália
• Violência doméstica
• Falecimento de brasileiro sem familiares na Itália
• Acidentes e hospitalizações
• Desvalimento (dificuldade financeira extrema)
• Tráfico de pessoas e vítimas de crime
• Inadmissões e Deportações
• Questões envolvendo menores
• Problemas psicológicos
• Situações de calamidade pública
• Orientação jurídica ou psicológica a nacionais;
• Relação de hospitais, clínicas, abrigos e outras entidades assistenciais que possam auxiliar o atendimento de brasileiros desvalidos;
• Relação de associações brasileiras, tradutores, advogados, médicos e outros profissionais liberais na jurisdição e capazes de atender brasileiros, quando necessário;
• Assistência aos que se acharem envolvidos em processos criminais, aos detidos em instituições prisionais, com visitas periódicas, acompanhamento da evolução do processo criminal instaurado, doação de artigos de higiene pessoal, agasalhos, material de leitura, etc.;
• Apoio e orientação às vítimas de tráfico de pessoas, de exploração do trabalho, de violência física, sexual, psicológica e patrimonial;
• Apoio e orientação à família de falecidos(as) quanto aos procedimentos para registro de óbito, liberação do corpo, cremação e/ou traslado dos restos mortais (as despesas devem correr sempre por conta dos familiares);
• Auxílio à repatriação em caso de comprovado desvalimento;
• Plano de contingência para eventuais catástrofes naturais ou tensões sociopolíticas.
• Atendimento consular emergencial, em regime de plantão, fora do horário de expediente e nos fins de semana, para situações graves como morte, ferimento grave ou prisão, por meio do plantão consular.
O Consulado-Geral do Brasil em Milão oferece atendimento psicológico gratuito em português, conduzido por profissional ítalo-brasileira, disponível a todos os cidadãos brasileiros que se encontrem em sua jurisdição. Os atendimentos podem ser realizados presencialmente, na sede do Consulado, ou por videoconferência, garantido o sigilo absoluto da profissional.
Para solicitar o agendamento, envie e-mail para assistencia.milao@itamaraty.gov.br.
O objetivo do serviço de assistência psicológica é incentivar o processo de integração e bem-estar dos cidadãos brasileiros que estão no norte da Itália através da escuta qualificada do sofrimento psicológico, que leva em consideração a dimensão cultural e o equilíbrio dinâmico de cada indivíduo.
O movimento de populações é um fenômeno tão antigo quanto a humanidade. No entanto, fica evidente nos dias de hoje uma intensa migração. São milhões de pessoas que vivem esta situação e os níveis de estresse excedem suas habilidades de adaptação. Suas vivências são de desamparo, isolamento, solidão, podendo desencadear experiências traumáticas de grande importância do ponto de vista psíquico. O trauma coletivo causado pela epidemia do Covid 19 representa uma confirmação destas experiências devastadoras.
A passagem de uma cultura para outra envolve importantes mudanças, sejam elas mais simples ou muito complexas do ponto de vista emocional. Uma nova língua a ser vivenciada, perda de referência e apoio, status social que se modifica, condiçôes inadequadas de trabalho e moradia. São questões que podem gerar uma maior vulnerabilidade, acarretando problemas de saude e distúrbios psicológicos importantes.
A psicoterapia, em situações interculturais, desempenha a função de ajudar a lidar com as dificuldades cotidianas encontradas, além de oferecer um trabalho específico e mais elaborado sobre questões psicológicas (trauma, medos, inseguranças etc.). A intervenção clínica proposta desempenha um papel privilegiado na escuta do que se refere ao país de origem, sobretudo em relação aos elementos culturais que compõem a identidade e se expressam através dos sintomas.
- consulta verbal e pessoal previamente agendada, seja no Consulado ou por videoconferência;
- consulta escrita via email;
- informação telefônica;
- auxílio na obtenção de “gratuito patrocinio” (advogado sem custos), quando necessário;
- quando necessário e autorizado o deslocamento a Tribunal e entidades públicas a fim de se inteirar de questões e análise de processos;
- auxílio na elaboração de queixas perante Defensor Cívico, instituições públicas na Itália e Provedor de Justiça Europeu e para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, quando estiverem presentes os requisitos legais na ótica do prestador do serviço, tendo em conta a reserva legal e intelectual da prestação.
Este serviço não compreende a representação judicial em tribunais italianos. Para consulta por e-mail e para agendar atendimento para consulta verbal e pessoal, entre em contato pelo email: assistencia.milao@itamaraty.gov.br.