Notícias
Programa de Diplomacia da Inovação
O que é o PDI?
O Programa de Diplomacia da Inovação (PDI), lançado pelo Itamaraty em 2017, busca quebrar os estereótipos vinculados à imagem do Brasil no exterior e mostrar país que produz conhecimento, produtos e serviços em setores da fronteira tecnológica. O PDI reúne as atividades de promoção tecnológica desenvolvidas pelos postos do Ministério das Relações Exteriores no exterior, as quais são orientadas por 3 missões institucionais:
- Promover a imagem do Brasil como nação inovadora
- Fomentar conexões entre parceiros brasileiros e estrangeiros
- Engajar agentes dos ecossistemas brasileiros de inovação em processos de internacionalização
O Programa baseia-se na identificação de um hiato de conhecimento entre a percepção de agentes externos e a real capacidade de produção tecnológica do Brasil, o que prejudica o lado real da economia brasileira ao afetar adversamente a comercialização de produtos tecnológicos e a atração de investimentos e talentos para o setor. Além disso, verifica-se que diversos atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) não desenvolveram mentalidade voltada a internacionalização, o que pode acarretar defasagem tecnológica e perda de oportunidades econômicas.
A existência de rede de 60 postos com Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs) confere ao Ministério das Relações Exteriores capilaridade externa para facilitar conexões, coletar informações e elaborar análises de grande valia para o SNCTI. Postos sem SECTEC também estão habilitados a propor e executar atividades no âmbito do PDI. Essas atividades estão igualmente contabilizadas no presente Relatório.
O Decreto nº 10.534, de 28/10/2020, que instituiu a Política Nacional de Inovação (Criar o link: https://inovacao.mcti.gov.br/) , dispôs que deveria constar entre as diretrizes da Estratégia Nacional de Inovação (ENI), no eixo de disseminação da cultura de inovação empreendedora, a promoção do “País no cenário internacional como uma nação inovadora”. O PDI foi considerado pela Câmara de Inovação como ação estratégica do governo federal para alcançar esse objetivo. No Itamaraty, o Programa está elencado como um dos projetos do “Planejamento Estratégico Institucional” até o final de 2023 e foi inserido na “Política de Dados Abertos” do Ministério. Em 2020, O PDI passou a integrar a MEI Tools (criar o link: https://meitools.com.br) , plataforma da Mobilização Empresarial pela Inovação da CNI, que reúne informações atualizadas sobre os instrumentos de apoio aos integrantes dos ecossistemas de inovação brasileiros.
Programação 2024
Para o PDI 2024, foram aprovadas 234 iniciativas (em 2023, 166), em 50 postos, localizados em 36 países, as quais serão executadas ao longo de 2024. Foram autorizados recursos do orçamento do PDI para 85 iniciativas (36% das aprovadas), que somam R$2.88 milhões.
Sob perspectiva geográfica, os postos na Europa contarão com 100 projetos (42% das atividades), seguidos pela América do Norte, com 47 projetos (20%), e Ásia, com 41 projetos (17%). Na América Latina, foram aprovados 29 projetos (12%); na Oceania, 9 (3%); na África, 4 (1,7%); e, no Oriente Médio, 4 (1,7%).
Os 10 segmentos tecnológicos que mais serão abordados nos projetos são: tecnologias ambientais, healthtechs, biotecnologia, tecnologias da comunicação, energia, agritechs, inteligência artificial, bioeconomia, aeroespacial e fintechs.
Entre as atividades aprovadas, predominam seminários presenciais (39), webinares (30), mapeamentos de ecossistemas de inovação (29), participação em feiras (22) e missões de startups (21).
Confira as atividades planejadas no mapa interativo a seguir:
https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=118jbOuaoIrpY_AiOsaBWfmPvF2mpL1k&femb=1&ll=0%2C0&z=1