Exportar para os Estados Unidos
Em Construção: SECOM enviar os guias de caada link.
Dentre as funções do Setor Econômico e Promoção Comercial (SECOM), destaca-se o apoio às empresas brasileiras que buscam se lançar no mercado externo. Nesse contexto, o Ministério das Relações Exteriores, juntamente com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e a Apex Brasil desenvolveram o Guia Virtual de Comércio Exterior e Investimento, denominado Invest & Export Brasil, contendo informações sobre demandas de importação de produtos brasileiros e oportunidades comerciais, com destaque para o maior banco de dados de empresas estrangeiras importadoras disponível no Brasil.
MAPA ESTRATÉGICO DE MERCADOS E OPORTUNIDADES COMERCIAIS PARA AS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS
O Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais para as Exportações Brasileiras se destina a apoiar as empresas brasileiras na diversificação de destinos e de produtos exportados. Para a elaboração do mapa foi utilizada metodologia desenvolvida pela Gerencia de Estratégia de Mercado da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), aliada às prioridades apontadas por parte do setor privado brasileiro. Destacam-se países considerados estratégicos para a atuação comercial brasileira que foram destino de aproximadamente 80% das exportações brasileiras para o mundo em 2016. Posteriormente identificam-se setores e formas de atuação em cada um desses mercados. Vale ressaltar que os mercados considerados prioritários para as exportações brasileiras de produtos são extensíveis também às exportações de serviços brasileiros, uma vez que a metodologia aplicada leva em conta variáveis macroeconômicas e aponta para grandes mercados consumidores que estão entre os principais parceiros do País no comércio exterior. As oportunidades comerciais de Produtos foram classificadas em quatro categorias: Manutenção, Consolidação, Recuperação e Abertura.
O Exportador brasileiro também poderá acessar as ferramentas abaixo para se informar sobre como exportar para os Estados Unidos:
1) Guia completo sobre o processo exportador brasileiro
2) Calendário de Feiras e Exposições nos EUA
3) Cadastro de empresas brasileiras “Vitrine do Exportador”
4) Informações sobre produtos, Barreiras tarifárias e não tarifárias
5) Guia "Como Exportar para os Estados Unidos"
6) Lista de distribuidores e importadores locais
7) Exportação de Serviços
1) Guia completo sobre o processo exportador brasileiro
O Manual Exportação Passo a Passo oferece a empresas brasileiras, em especial pequenas e médias, informações básicas sobre os principais procedimentos relativos à exportação.
O guia aborda, entre muitos outros itens, quatro questões básicas associadas à atividade exportadora: por que exportar, o que exportar, para onde exportar e como exportar, com esclarecimentos e orientações sobre as etapas e as vantagens da atividade exportadora. Para acessar o manual do exportador, clique aqui.
2) Calendário de Feiras e Exposições nos EUA
O calendário de feiras e exposições representa uma ferramenta de busca de informações sobre feiras comerciais realizadas na Flórida, Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas.
Dentre as informações disponíveis, encontra-se dados sobre número de participantes, expositores, datas, como também endereços e contatos dos organizadores. Para acessar o calendário do ano corrente, clique aqui.
3) Cadastro de empresas brasileiras “Vitrine do Exportador”
A Vitrine do Exportador (VE) tem como objetivo divulgar as empresas brasileiras e seus produtos no mercado internacional. A base de dados é atualizada mensalmente por meio da inclusão automática de novos exportadores que realizaram operações no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) ou via Declaração Simplificada de Exportação (DSE).
As empresas que ainda não exportam, mas possuem potencial exportador, podem solicitar adesão à VE, bastando, para isto, acessar o site e enviar o formulário disponível em “solicite adesão”, localizado na página principal. É importante destacar que todos os serviços oferecidos pela Vitrine do Exportador são gratuitos, inclusive a tradução de textos de apresentação da empresa para os idiomas espanhol e inglês. Para acessar o site, clique aqui.
4) Informações sobre produtos, Barreiras tarifárias e não tarifárias
Empresas brasileiras visando à exportação de seus produtos para o mercado norte-americano, desejando obter informações sobre produtos e suas respectivas barreiras tarifárias e não tarifárias, podem acessar a seguinte página virtual do website Invest & Export Brasil.
5) Série "Aprendendo a Exportar" e Guias "Como Exportar"
Para realizar o downlod do guia "Como Exportar para os Estados Unidos", parte da nova série de publicações denominada "Como Exportar", clique aqui.
A página eletrônica Invest & Export Brasil também disponibiliza a série de guias “Aprendendo Exportar”, a qual oferece informações gerais para empresas brasileiras que desejam exportar seus produtos para os Estados Unidos e diversos países.
Para acessar as demais publicações sobre exportação disponíveis no sítio eletrônico Invest & Export Brasil, clique aqui.
6) Lista de distribuidores e importadores locais
Para obtenção de listas de distribuidores e importadores locais, entrar em contato com o Setor Econômico e Promoção Comercial do Consulado Geral do Brasil em Miami informando o código NCM do produto.
Telefone: (305) 285-6217
Fax: (305) 285-6229
E-mail: comercial.miami@itamaraty.gov.br
7) Exportação de Serviços
O link a seguir fornece informações gerais sobre a exportação de serviços, tais como:
- Panorama do Comércio Internacional de Serviços
- Lista de NBS - Nomenclatura Brasileira de Serviços
- Guia Básico para Exportação de Serviços
- Entre outras informações
http://www.investexportbrasil.gov.br/exporte-servicos
Sistema Geral de Preferências (SGP)
Com objetivo de promover a mais ampla divulgação junto ao público brasileiro das oportunidades de acesso ao mercado dos Estados Unidos, o Itamaraty traduziu para o português o "Manual do SGP-EUA", publicado pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR).
O Manual detalha as regras de funcionamento do Sistema Geral de Preferências (SGP) e orienta o exportador brasileiro a melhor aproveitar esse programa, que concede isenção tarifária a 3.278 produtos brasileiros. Destes, menos de mil estão sendo efetivamente exportados aos EUA pelo Brasil.
Para mais detalhes sobre o projeto de divulgação do SGP, acesse o Manual, clicando aqui.
Para informações atualizadas sobre o SGP, tais como lista de produtos e países beneficiados, visite a página eletrônica da agência governamental norte-americana United States Trade Representative (USTR) no link a seguir: https://ustr.gov/issue-areas/trade-development/preference-programs/generalized-system-preference-gsp/gsp-program-inf