O Setor de Assistência a Brasileiros do Consulado-Geral do Brasil em Miami presta assistência e orientação aos brasileiros residentes em sua jurisdição (sul da Flórida, Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas) e aos que aqui se encontram em viagem de curta duração, em casos que envolvam aprisionamento, imigração, hospitalização, vítimas de crime, situações de catástrofe etc.
Cidadãos brasileiros que têm nacionalidade americana, além da brasileira, devem ter em conta que a assistência consular que o governo brasileiro pode prestar-lhes nos Estados Unidos pode ser consideravelmente limitada pela resistência natural das autoridades locais em aceitar a intervenção de um Estado estrangeiro em assunto que diz respeito a um nacional seu.
Para casos de comprovada emergência ocorridos no sul da Flórida, em Porto Rico ou nas Ilhas Virgens americanas, isto é, casos de falecimento, hospitalização, prisão, detenção, ou inadmissão imigratória, desaparecimento, acidentes graves, emergências humanitárias, catástrofes, vítimas de crimes, maus-tratos e violência, inclusive doméstica, o Consulado-Geral do Brasil em Miami disponibiliza os canais de contatos abaixo.
Contato
E-mail: assistencia.miami@itamaraty.gov.br
Nos fins de semana, feriados e fora do horário de expediente, entrar em contato com o número de plantão consular, apenas nos casos de comprovada emergência acima elencados (não abrange serviços consulares, i.e., passaportes, procurações, serviços militares e outros documentos): 305-342-6727 .
E M E R G Ê N C I A
DEMAIS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA
RODAS JURÍDICAS
O Consulado-Geral do Brasil em Miami recebeu, nesta última quarta-feira, 17 de maio de 2023, o evento gratuito “Rodas Jurídicas”, novo projeto do Comitê Jurídico do Grupo Mulheres do Brasil do Núcleo Sul da Flórida (CJ-GMB Flórida), cujo objetivo é difundir informações relevantes para a comunidade brasileira na Flórida sobre diversas áreas do direito norte-americano e internacional.
A abertura do evento foi feita pelo Cônsul-Geral do Brasil em Miami, Embaixador André Odenbreit Carvalho, ao que seguiram palestras cujo foco foram a resolução amigável de conflitos familiares e o Direito Imigratório dos EUA.
Paola Tucunduva e Solange Mesquita Gomes, do GMB-Flórida, coordenaram o evento, que contou com a presença das seguintes profissionais:
Cristiane Martins, Mediadora Familiar e Co-Coordenadora do CJ-GMB Flórida;
Melissa Falconi, Advogada de Família e Co-Coordenadora do CJ-GMB Flórida; e
Louanni Galvani, Advogada de Imigração.