Falecimento
Em caso de falecimento de brasileiro na França, os familiares ou conhecidos devem contratar agência funerária local para auxiliar na interlocução com as autoridades envolvidas, no encaminhamento da documentação, na preparação do funeral e, se for o caso, na repatriação do corpo, restos mortais ou cinzas ao Brasil ou a outro país.
Se não houver familiares ou conhecidos do falecido na França, o setor de assistência do Consulado-Geral poderá servir de interlocutor entre a funerária contratada e a família no Brasil.
O Consulado pode emitir a certidão de óbito brasileira, desde que já tenha sido emitida a certidão de óbito local. Para informações sobre a documentação completa, acesse aqui.
Informações importantes
Não há previsão orçamentária legal para que o Consulado custeie despesas relativas à contratação de funerárias, à expedição de documentos ou à repatriação de corpos ou restos mortais, à cremação e traslado de cinzas e aos ritos funerários em geral.
Em relação a bens e seguros, caberá aos herdeiros buscar apoio profissional para obter orientações sobre pensões, heranças, movimentação de ativos financeiros, seguros de vida, obtenção de direitos previstos em testamento.