Orientação Psicológica Gratuita
O Consulado-Geral do Brasil em Madri oferece serviço gratuito de orientação psicológica aos brasileiros residentes na Espanha, na sua jurisdição, em situações de vulnerabilidade (vítimas de violência doméstica, idosos, incapazes, menores de idade etc.) e de emergência (acidente, doença grave, morte, prisão etc.).
Cabe ressaltar que o atendimento com o consultor psicossocial do Consulado oferece apenas orientações gerais sobre o caso. O psicólogo não pode realizar acompanhamento integral do caso, ou seja, não poderá realizar terapia continuada.
À medida que houver disponibilidade de agenda, o setor de assistência encaminhará mensagem de resposta aos solicitantes com a data e o horário do atendimento. Terão preferência os casos considerados urgentes ou emergenciais.
Caso tenha interesse em marcar atendimento com o consultor psicossocial do Consulado, envie mensagem para assistencia.cgmadri@itamaraty.gov.br com as seguintes informações:
- Dados do emissor do e-mail (nome, data de nascimento e telefone)
- Dados do brasileiro a ser assistido (nome e data de nascimento)
- Dados de contato do assistido (endereço, telefone, e-mail etc)
- Relato do ocorrido (o que aconteceu, quando e onde)
É necessário que os dados fornecidos sejam claros, objetivos e resumidos.
As informações compartilhadas com o psicólogo do Consulado serão mantidas em estrito sigilo.
O acesso a essas informações será restrito ao Consulad, nos termos da Lei de Acesso à Informação, e elas somente serão transmitidas a terceiros (familiares, amigos, advogados, agentes estatais espanhóis etc.) com a expressa autorização do assistido ou de seu representante legal.
Todo cidadão brasileiro na Espanha tem o direito de entrar em contato com o Consulado, mesmo que esteja irregular, detido, preso ou hospitalizado. Esse direito é previsto em convenções internacionais, em particular na Convenção de Viena sobre Relações Consulares de 1963.