Localização de Brasileiro na Espanha
Diante de suspeita de desaparecimento ou situação de risco, o caso deve ser levado diretamente ao conhecimento das autoridades policiais (delegacia no Brasil, na Espanha ou em terceiro país).
A polícia tomará as providências cabíveis, o que poderá incluir o encaminhamento do caso, via Interpol e outros mecanismos de cooperação, às autoridades com competência para realizar as investigações.
A decisão de acionar as autoridades policiais deverá sempre recair sobre o requerente, salvo casos excepcionais em que há indícios claros de se tratar de ocorrência de maior gravidade e/ou urgência.
Se necessitar auxílio, encaminhe mensagem eletrônica ao email assistencia.cgmadri@itamaraty.gov.br com todas as informações disponíveis sobre a pessoa procurada: nome completo (de solteiro, de casado, de divorciado, nomes anteriores), data de nascimento, números de documentos (passaporte, RG, CPF, eleitoral, militar), nome de familiares (pais, filhos, cônjuges), telefones, endereços, e-mails, etc.
Caso o setor de assistência consiga localizar a pessoa, transmitirá a mensagem recebida, para que ela própria, se tiver interesse, contate o requerente.
Sem a autorização expressa do interessado, nenhuma informação pessoal ou dado de contato do consulente poderá ser compartilhada com terceiros – sejam familiares, amigos, advogados ou mesmo órgãos públicos espanhóis.
O Consulado não tem competência legal para realizar investigações ou buscas de pessoas desaparecidas na Espanha.