Serviços pelo correio
ATENÇÃO!
Devido à pandemia do coronavírus, o prazo atual para processamento é de até 20 dias úteis.
Solicitações com documentação incompleta serão imediatamente devolvidas.
1) Confira se você tem toda a documentação necessária.
2) Prepare dois envelopes Special Delivery: só serão aceitos envelopes Special Delivery pré-pagos (pre-paid). O requerente precisará de 2 envelopes: um para enviar a solicitação e outro para o Consulado retornar o documento solicitado. O envelope para a devolução também deve ser pré-pago (com o selo correto ou indicação de "paid" no envelope) e preenchido com o endereço de retorno. Não serão aceitos envelopes do tipo "franqueado", com data específica para retorno.
- Solicitações feitas pela mesma família: só serão processados até no máximo 4 pedidos da mesma família (responsável(eis) pela família e filhos menores) utilizando um mesmo envelope de envio e outro para retorno. Pedidos de mais de 4 membros da mesma família devem ser divididos em mais de um envelope.
- Solicitações de mais de um tipo de documento: o requerente deve enviar um envelope para cada serviço a ser desejado.
3) Escreva no envelope a que setor se destina: exemplo: “A/C Passaporte”, “A/C Notarial”.
4) Veja abaixo como devem ser preenchidos os envelopes Special Delivery de envio e de retorno:
Observação: a utilização da opção por correio é confiável e muito utilizada no Reino Unido. Contudo, o Consulado-Geral não se responsabiliza por perda, extravio ou atraso de correspondência. Para evitar tais imprevistos, preencha corretamente os envelopes conforme as instruções acima.
5) Consulta de andamento do envelope: o envelope Special Delivery possui um código chamado tracking number, que deve ser anotado pelo requerente para consulta sobre a entrega do envelope no Consulado.
Clique aqui para consultar no site do Royal Mail se seu envelope de envio já chegou ao Consulado ou se o envelope de retorno já foi remetido para sua casa. Você precisará dos tracking numbers (9-21 dígitos cada).