Documentos extraviados, furtados ou roubados
Confira no quadro abaixo o que fazer em caso de perda de documento brasileiro:
Documentos esquecidos ou entregues no Consulado por terceiros |
A fim de verificar se seu documento está no Consulado, encaminhe e-mail para notarial.cglondres@itamaraty.gov.br |
Documentos perdidos em outros locais |
Contate a seção de achados e perdidos do local da perda ou a delegacia de polícia mais próxima. Caso não encontre, encaminhe e-mail para o setor de assistência, na eventualidade de o documento ter sido entregue no Consulado: notarial.cglondres@itamaraty.gov.br |
Documentos encontrados ou entregues no Consulado por terceiros (correios, polícia, Home Office etc.) permanecerão no setor de assistência consular por 90 dias.
Após esse período, os documentos são encaminhados à sede dos Correios, em Brasília, onde ficam à disposição dos titulares por 60 dias (clique aqui).
Ao final desse prazo, os Correios encaminham os documentos a seus órgãos emissores. Os interessados devem, nesses casos, contatar diretamente esses órgãos para obter instruções sobre como reaver os documentos ou como solicitar a expedição de novos.
Caso não encontre seu documento, é recomendável fazer boletim de ocorrência online em “delegacia virtual”, como regra, do local de sua emissão no Brasil.
Se acreditar que seus documentos foram utilizados indevidamente, faça também o registro em uma delegacia de polícia britânica ou junto ao serviço de combate a fraudes e crimes cibernéticos:
O Consulado ressalta que não recebe objetos pessoais ou documentos estrangeiros que tenham sido perdidos fora desta repartição consular. Nesses casos, contate a seção de achados e perdidos do local da perda ou a delegacia de polícia mais próxima:
Polícia: https://www.met.police.uk/ro/report/lp/lost-or-found-property/
Transporte público em Londres: https://tfl.gov.uk/help-and-contact/lost-property