Procuração Particular
A procuração particular é elaborada pela própria pessoa que vai assinar e outorgar poderes ao seu procurador. Nas procurações particulares o Consulado apenas reconhece a firma do outorgante, e por isso este procedimento é mais simples que a emissão de uma procuração pública.
Caso esteja em dúvida sobre que tipo de procuração deve ser emitida, pergunte ao cartório que a receberá se a procuração deverá ser pública ou se poderá ser particular. Caso possa ser particular, indague ainda se o reconhecimento de firma deverá ser feito por autenticidade ou se poderá ser por semelhança.
Note que:
- O consulado somente reconhece firma de cidadãos brasileiros ou estrangeiros portadores de CRNM / RNE e
- Os demais estrangeiros que queiram emitir uma procuração particular válida no Brasil deverão reconhecer firma perante notário público estadunidense e apostilar junto a Secretaria de Estado do governo onde reside o notário. Este procedimento não passa pelo Consulado e também é uma opção para brasileiros e portadores de CRNM / RNE.
Siga os procedimentos descritos em nossa página sobre reconhecimento de firma para obter o reconhecimento de firma em uma procuração particular.