2ªVia de Procuração emitida pelo Consulado
INFORMAÇÕES GERAIS
1) Serviço prestado por correio ou mediante agendamento prévio obrigatório através do sistema e-consular, clique aqui e acesse.
2) Prazo de entrega: no mesmo dia ou atualmente estimado em 5 a 10 dias úteis após o recebimento do pedido via correio pelo Consulado.
3) Se a procuração foi emitida pelo Consulado-Geral do Brasil em Hartford, é possível solicitar uma segunda via do documento.
4) Para este serviço específico, o pedido pode ser enviado mesmo por residentes fora da jurisdição do Consulado.
5) A segunda via será sempre emitida com a data original da via original. Caso precise de uma procuração com data atualizada, deverá ser solicitada a emissão de nova procuração. Clique aqui para agendar o serviço de procuração.
DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA
1) CÓPIA DA PROCURAÇÃO
- Caso disponível.
2) FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO (PREENCHIDO E ASSINADO)
3) CÓPIA DE DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO BRASILEIRO VÁLIDO DO REQUERENTE
4) ENDEREÇO E TELEFONE DO REQUERENTE
5) MONEY ORDER
- Valor: US$ 10.00 (dez dólares);
- O Consulado apenas aceita money orders dos correios americanos (USPS), conforme o modelo abaixo:
COMO ENVIAR O PEDIDO PELO CORREIO?
Em todos os pedidos via correio, o cidadão deve também enviar um envelope para retorno dos documentos. Para a segurança dos documentos em trânsito, o Consulado recomenda utilizar os envelopes do correio norte-americano USPS Priority Mail Flat Rate pré-pago (prepaid), autoendereçado e selado.
A solicitação deve ser encaminhada para o seguinte endereço:
Consulate General of Brazil
1 Constitution Plaza,
Hartford, CT 06103
Att: Setor de Atos Notariais.
ATENÇÃO:
1) ENVELOPE DE RETORNO: O envelope de retorno deverá ser o USPS Priority Mail Flat Rate pré-pago (prepaid), e deverá estar autoendereçado para retorno. O tracking number é muito importante, por isso anote-o para que possa rastrear o seu envelope de retorno.
2) ENVELOPE DE ENVIO: O envelope de envio, que também deverá ser USPS Priority Mail Flat Rate pré-pago (prepaid), deverá conter a documentação para solicitação do serviço consular e o envelope de retorno. O tracking number é muito importante, por isso anote-o para que possa rastrear o seu envelope de envio.
3)Documentos que forem enviados sem um envelope de retorno USPS Priority Mail Flat Rate pré-pago (prepaid) e selado NÃO SERÃO processados, pois o Consulado não poderá sequer devolvê-los. Caso a pessoa não reclame os documentos, o novo passaporte poderá ser cancelado e destruído após 90 dias, com prejuízo da taxa paga, conforme determinado pela legislação brasileira.
4) Atraso ou extravio de documentos: O Consulado não se responsabiliza por eventuais atrasos, perdas ou extravios de documentos ou de money order enviados pelo correio.
5) Recomendamos que o interessado anote os tracking numbers (número de rastreamento) dos envelopes de envio e de devolução.
6) Em caso de extravio, o interessado deverá dirigir-se a uma agência do correio norte-americano (USPS) com seu tracking number e solicitar providências. Nova documentação original deverá ser providenciada pelo interessado, juntamente com novo pagamento.
PERGUNTAS FREQUENTES
1) É possível solicitar o serviço presencialmente?
Não. O serviço de segunda via de procuração é prestado apenas por correio.
2) O órgão brasileiro solicitou uma procuração com data atualizada. Posso pedir uma segunda via para isso?
Não. A segunda via será sempre emitida com a data original da via original. Caso precise de uma procuração com data atualizada, deverá ser solicitada a emissão de nova procuração. Clique aqui para agendar o serviço de procuração.
3) Posso pedir uma segunda via de procuração emitida por outro Consulado brasileiro ou por cartório no Brasil?
Não. Nestes casos, a segunda via deve ser solicitada diretamente ao Consulado ou cartório emissor do documento original.
4) Emiti uma procuração no Consulado em Hartford, quando vivia em Connecticut ou Rhode Island. Hoje vivo em outra região dos EUA, fora da jurisdição do Consulado em Boston. Posso enviar o meu pedido de segunda via?
Sim, para este serviço específico, o Consulado aceita o envio de pedidos por pessoas residentes fora da jurisdição consular.
DÚVIDAS?
Entre em contato conosco pelo e-mail cghartford@itamaraty.gov.br
Todas as mensagens são respondidas em até 5 dias úteis.