e-Consular
Sobre o e-consular
O Consulado comunica a todos os consulentes que desde o dia 23/08/2021, o atendimento consular passou a ser exclusivamente pelo sistema e-consular.
O que é o e-consular ?
R: É uma plataforma digital de pré-atendimento e agendamento de serviços consulares, cuja vantagem é evitar viagens desnecessárias e tempo de espera no consulado.
Neste sistema, as solicitações de serviços podem ser feitas a partir de um celular ou tablet com câmera ou um computador com scanner para o envio da imagem dos documentos solicitados para análise prévia.
Os requisitos e documentos necessários para cada serviço podem ser previamente conferidos em "Serviços Consulares".
- Lembramos que para o atendimento de casos emergenciais, com dispensa de agendamento, é absolutamente necessário enviar um e-mail para: consulado.hamamatsu@itamaraty.gov.br, justificando a urgência do pedido. Caso o pedido seja acatado, você receberá uma mensagem autorizando a vir ao Consulado.
- A plataforma e-consular do Consulado em Hamamatsu acolherá as solicitações da comunidade residente na província de Shizuoka, jurisdição do Consulado, e, também, as solicitações de qualquer parte do Japão, desde que o serviço demandado pelo consulente não exija jurisdição e que seja previamente validado por um atendente do Consulado em Hamamatsu.
Os serviços consulares que exigem jurisdição são os seguintes:
- atestado de residência;
- regularização da situação militar;
- legalização de documentos escolares.
Estes serviços devem ser solicitados ao Consulado com jurisdição sobre o local de residência do consulente.
À exceção dos serviços que exigem jurisdição, citados acima, qualquer outro serviço consular poderá ser solicitado ao Consulado em Hamamatsu.
<
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
>
Como criar uma conta
- O primeiro passo é criar sua conta Gov.br. Esse cadastro precisa ser feito apenas uma vez e será válido para diversos serviços oferecidos pelo governo federal.
- Caso não tenha CPF, basta clicar na opção seguinte e criar o cadastro com seu e-mail e senha. Em ambos os casos, verifique seu e-mail para validar sua conta!
- Em caso de serviços profissionais de intermediação, é OBRIGATÓRIA a abertura de conta para cada usuário.
Para criar conta em Gov.br siga os passos abaixo:
- Ao acessar o e-consular do Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu (https://ec-hamamatsu.itamaraty.gov.br), o sistema mostrará duas opções de cadastramento: "Entrar com GOV.BR" ou entrar com "E-mail e Senha".
- Todos que tem CPF devem dar preferência à opção "Entrar com GOV.BR";
- Se o consulente não tem CPF ou esqueceu seu número de CPF, pode optar pelo cadastramento com "E-mail e Senha".
Cadastrar em Gov.br com seu CPF Cadastrar em GOV.br com seu e-mail
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Como solicitar serviços para usuários que já possuem o cadastro em Gov.br:
Para o consulente já cadastrado no sistema, a solicitação de serviços consulares ocorre nesta sequência:
I - Acessar o sistema e-consular
- O consulente faz o "login" com os dados de seu cadastro e entra no e-consular. (a depender da forma em que a conta foi criada, com seu CPF ou e-mail)
II - Solicitação de serviço
- Dentro do e-consular, o consulente seleciona o tipo de serviço, digita as informações requeridas nos campos apropriados, anexa as imagens da documentação exigida e envia tudo para a validação consular.
- Durante o preenchimento, é possível salvar o que já foi feito, clicando no botão "Salvar", podendo continuar o preenchimento a qualquer momento.
III - Análise
- Um agente consular receberá a solicitação online e fará a revisão das informações e imagens recebidas.
- Se a solicitação tiver incorreções, o consulente será orientado a acessar sua solicitação no e-consular em " Meus Serviços", fazer as correções necessárias e reenviá-la ao Consulado.
IV - Confirmação
- Se a solicitação estiver completa e sem incorreções, o agente consular validará a solicitação. O consulente será avisado, por e-mail, de que está autorizado a enviar a documentação física pelo correio OU fazer o agendamento do seu comparecimento ao Consulado, conforme seja a natureza do caso apreciado.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Como recuperar o acesso
Caso não lembre da senha ou não reconheça o telefone ou e-mail cadastrados em sua conta, siga os passos abaixo para recuperar o acesso:
1) Acesse a página http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/_perguntasdafaq/formarrecuperarconta.html e tente recuperar sua conta com os passos sugeridos.
2) Caso já tenha tentado todas as alternativas sem sucesso, contate a área "Como posso te ajudar" do governo federal e siga as instruções da página: https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento/
3) Lembre-se de que também é possível acessar o E-Consular apenas com e-mail e senha, sem CPF. Acesse nosso passo a passo com imagens para saber como se cadastrar.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Para aprender mais sobre como navegar na plataforma do e-consular e fazer suas solicitações de serviços, recomendamos assistir no "youtube" um vídeo de 6 minutos produzido pelo Consulado-Geral do Brasil no Porto. Clique aqui para assistir.
Para saber mais sobre o cadastramento no e-consular, clique aqui para acessar o nosso tutorial.
Clique no ícone abaixo ou acesse o código QR com seu smartfone ou tablet para acessar o sistema e-consular