Conselho de Cidadania
|
O Conselho de Cidadania é um foro destinado a aproximar os nacionais residentes no exterior entre si e com o consulado. Clique aqui para visitar a página do CONSELHO DE CIDADANIA DA SUÍÇA ROMANDA Ou siga pelo Facebook |
|
ELEIÇÕES - CONSELHO DE CIDADANIA DA SUÍÇA ROMANDA
MANDATO 2022-2024
As votações para o conselho de cidadania já estão abertas.
Para votar, envie um e-mail para cdc.genebra@itamaraty.gov.br, contendo os documentos abaixo, escaneados ou fotografados, e indique o nome do(s) seu(s) candidato(s):
1. Passaporte (mesmo que com prazo de validade vencido há até 2 anos) ou outro documento brasileiro de identificação;
2. Comprovante de residência na jurisdição do posto.
CONHEÇA OS CANDIDATOS AO CONSELHO DE CIDADANIA DA SUÍÇA ROMANDA
MANDATO 2022-2024
EDNA ANDRADE CASSIANO Moradora de Genebra desde 2011, artesã, faz parte do atual conselho de cidadania e pleiteia a sua reeleição.
Principais propostas: Dar continuidade ao projeto “Mulher Rendeira” no exterior, que apoia o empreendedorismo de brasileiras ensinando diversas formas de costura como crochê e tricô.
ESTER DAMIANA DO NASCIMENTO NEVES Moradora de Genebra, onde atua em diversos grupos de voluntários, e desenvolve diversas atividades voltadas ao setor do Turismo.
Principais propostas: Desenvolver atividades no Conselho de Cidadania com o objetivo de integrar a comunidade brasileira.
GEISE PERRELET Nascida em Parintins, Capital do Folclore brasileiro (AM), professora concursada no Brasil, sendo funcionária da SEDUC durante 14 anos. Possui diplomas como terapeuta e da Aliança francesa. Já trabalhou em restaurantes e também na OMC. É presidente da associação Ayakamaé na suíça, atua também nas associações AIPIN (onde participa de conferencias sobre os direitos humanos na ONU), Accsus, Caucus indígena (defesa dos direitos indígenas na OMPI). Principais propostas: promover palestras informativas e interativas no que se refere a preservação ambiental, abrindo espaço aos povos indígenas e comunidades locais, tendo como objetivo preservar costumes e saberes tradicionais dos povos indígenas e das comunidades locais; Informar, promover e sensibilizar a comunidade brasileira nos assuntos correlacionados aos direitos e a imigração; criar assistência permanente, de cunho desburocratizado e de orientação a documentação; e promover o fortalecimento cultural inter-regional.
HIRONOSKE ANDRADE EDA – “HIRO” Desportista de jiu-jitsu, atua em projetos de integração e socialização por meio do esporte, como forma de saúde plena (corpo, alma e espirito) para adultos e crianças. Em Clarens, participa ativamente da comunidade brasileira evangélica. Principais propostas: Diminuir a distância entre brasileiros que vivem no cantão de Vaud e o Consulado Geral do Brasil em Genebra, visando implementar, apoiar e coordenar projetos em benefício da comunidade brasileira local.
JOHNATHA QUEIROZ Conselheiro espiritual, participa de projetos de apoio à integração da comunidade brasileira. Atual também em ações sociais, onde doa horas de trabalho como babeiro para atender brasileiros em situação de vulnerabilidade. Principais propostas: Fortalecer o relacionamento da comunidade brasileira e o Consulado Geral do Brasil em Genebra, ouvir demandas da comunidade brasileira para levá-las ao consulado. Desenvolver ações sociais com foco na integração e o desenvolvimento dos imigrantes brasileiros na Suíça Romanda.
ODALEA NOVAIS FREIRE Psicóloga especializada em Mulheres Expatriadas, atua como voluntária no grupo Mulheres do Brasil. Participou da criação da cartilha contra a violência doméstica. De forma voluntária, atende mulheres vítimas de violência tanto na Suíça quanto em outros países. Principais propostas: trabalhar para a educação das mulheres brasileiras, sobre violência doméstica e informá-las quanto aos seus direitos. Apoiar projetos de empreendedorismo feminino, para obter independência financeira (primordial para o fim da violência doméstica).
SHALIMAR SIMONE PORTELA BRITO Graduada em administração de empresas, com pós-graduação em gestão empresarial assim como em Gestão de Pessoas. Como membro da Rede Internacional Infância Protegida na Suíça, realiza acompanhamento, orientação e escuta às famílias em situação de violência doméstica. Faz parte da comunidade evangélica da Riviera. Atua como voluntária da Cruz Vermelha Vaudoise e voluntária da Stop Suicide, em especial com pessoas de língua portuguesa. Capelã internacional e diplomata civil humanitária pela Jethro Internacional Europa. Principais propostas: Continuar a atuar como interlocutora da comunidade brasileira nos cantões de Vaud e de Valais; continuar o trabalho voluntário de suporte e orientações para a comunidade brasileira que tem dificuldade com o idioma local (francês) assim como com os que possuem dificuldades com recursos e plataformas tecnológicos. Continuar a desenvolver ou apoiar projetos e programas de fortalecimento da língua e cultura de herança, apoio aos movimentos culturais e educacionais existentes, fortalecendo a integração dos brasileiros entre si e com as comunas onde vivem. Em síntese estar informada sobre a realidade da comunidade brasileira local, identificando necessidades, interesses e questões que possam resultar em temas de discussão ou em projetos a serem realizados.
VINICIUS ALEXANDRE VIEIRA DA SILVA – PROF. VINI
Breve currículo: Atua ajudando a comunidade brasileira que possui dificuldades na solicitação de serviços junto ao consulado brasileiro. Atua também na busca de ajuda junto a Cruz Vermelha e ao HUG para pessoas com dificuldades financeiras. Principais propostas: fomentar o pensamento empreendedor por meio de treinamento; desenvolver o perfil profissional dos interessados por meio de Curso de Oratória; e continuar a busca de ajuda aos menos favorecidos.