E-consular
INSTRUÇÕES PARA O E-CONSULAR
- Informações gerais
- Benefícios do sistema
- Cadastrando uma conta GOV.BR
- Cadastrando-se com e-mail, sem CPF
- Como solicitar serviços
O e-consular é o sistema de solicitação de serviços do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt.
Antes de começar a sua solicitação online, verifique - nas abas sobre serviços consulares de nosso site - a documentação completa necessária para cada documento.
O sistema não oferece imediatamente as datas para agendamento. Para agendar, é preciso enviar pelo sistema todos os documentos requeridos para cada serviço (tirar foto dos documentos ou fazer o upload das imagens). Após avaliação e validação da documentação pelo Consulado, o requerente poderá agendar seu atendimento.
No dia do atendimento, é obrigatória a apresentação dos ORIGINAIS de todos os documentos enviados pelo sistema.
A forma de atendimento pode variar de acordo com o serviço: alguns serviços oferecem apenas atendimento por agendamento presencial; outros, apenas envio pelo correio. Consulte as instruções específicas do serviço desejado em nossa página.
Não serão recebidas solicitações de serviços que não sejam feitas pelo sistema e-consular.
Veja, neste link, um vídeo curto sobre a plataforma.
A principal vantagem do sistema e-consular é diminuir as chances de que você faça uma "viagem perdida" até o consulado ao comparecer com a documentação incompleta, ou que precise enviar a documentação por correio várias vezes pelo mesmo motivo.
A análise prévia da documentação que será apresentada aumenta em muito as chances de que o serviço possa ser realizado no dia do agendamento, além de permitir um atendimento mais rápido e eficaz. No caso das solicitações por correio, reduz as chances de que o pedido seja devolvido por insuficiência de documentos.
Além disso, você será atendido(a) no Consulado-Geral com horário marcado, evitando filas e aglomerações.
O sistema é de uso extremamente simples e foi projetado para que mesmo quem não tem experiência no uso de computadores ou celulares possa solicitar os serviços com facilidade.
Com o sistema e-consular, seu atendimento será mais rápido, seguro e eficiente.
1. Acesse o sistema e-consular pelo endereço https://ec-frankfurt.itamaraty.gov.br
2. Clique em “Entrar com GOV.BR”. Você será redirecionado(a) para o site do acesso gov.br.
3. Digite seu CPF na área “Acesse sua conta com” e clique em avançar.
4. Caso você já tenha feito cadastro no GOV.BR em outra oportunidade, digite sua senha. Após o login, você será novamente direcionado(a) ao e-consular. Caso já esteja cadastrado e não se lembre da senha, siga as orientações para recuperar o cadastro ou a senha GOV.BR.
5. Caso ainda não tenha cadastro, clique em “Crise sua conta gov.br” e siga as instruções na tela.
6. Caso seja seu primeiro acesso ao GOV.BR, após o fim do cadastro no portal, você será direcionado de volta ao sistema e-consular. Selecione o país onde se encontra (no caso do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt, escolha Alemanha) e clique no posto consular onde deseja ser atendido(a).
7. Caso seja seu primeiro acesso, clique novamente em “Entrar com GOV.BR”;
8. Digite seu CPF na área “Acesse sua conta com”, clique em avançar e digite a senha que acabou de cadastrar. Após o login, você será novamente direcionado(a) ao e-consular e já estará dentro do sistema. Clique em “Novo Serviço” e faça sua solicitação.
Veja, neste link, um vídeo curto sobre como criar sua conta GOV.BR.
CADASTRANDO-SE COM E-MAIL, SEM CPF
1. Se você não tem CPF ou não conseguir se cadastrar via GOV.BR, é possível fazer o seu cadastro informando apenas o e-mail, clicando na opção “clique aqui para entrar com e-mail e senha”.
2. Caso esteja acessando o sistema pela primeira vez, clique em “não tenho cadastro”. Caso já tenha se cadastrado anteriormente, informe seu e-mail e senha e acesse o sistema;
3. Ao escolher a opção “não tenho cadastro”, você deverá informar um endereço de e-mail. Digite o e-mail desejado e clique em “Enviar”;
4. Um código de verificação será enviado para o e-mail informado. Sem fechar essa janela/aba do navegador de internet, verifique sua caixa particular de e-mail.
5. O requerente receberá, em sua caixa de e-mail, um código de verificação. É possível que o e-mail com o código de verificação não seja enviado imediatamente, mas normalmente é enviado em poucos minutos. Caso não tenha recebido o e-mail com o código, verifique sua caixa de spam ou lixo eletrônico. O código tem validade de uma hora. Caso não tenha recebido o código nesse período, tente novamente o procedimento mais tarde ou tente com um outro serviço de e-mail (por exemplo, se usa o Gmail, tente com o Yahoo).
6. Volte à página ou aba do e-consular que ficou aberta, digite o código de verificação recebido por e-mail e clique em "Verificar".
7. Defina uma senha pessoal, de sua escolha, que será sempre usada ao acessar o e-consular, e clique em "Enviar".
8. Atualize seus dados de contato e clique em "Enviar".
9. A partir desse momento, basta digitar seu e-mail e senha sempre que quiser acessar o sistema. Clique em "Novo serviço" e faça sua solicitação.
1. Acesse a área “Meus serviços”.
Após cadastro e login, você será automaticamente direcionado à página principal do sistema.
Acesse a área “Meus serviços”, clicando sobre o seu nome e escolhendo a opção “Meus serviços”.
2. Em seguida, clique em “Novo serviço”.
3. Selecione o serviço desejado e clique em “Iniciar”.
4. Preencha as informações.
Leia atentamente as instruções e preencha todos os campos com as informações solicitadas.
Faça upload das imagens ou tire fotos da documentação exigida em cada campo do formulário eletrônico.
5. Ao final, clique em “Próxima etapa”.
6. Confira os dados do seu pedido.
Após preencher todas as informações, será gerada uma página para conferência dos dados inseridos.
Leia atentamente cada item e, se encontrar algum erro, corrija os dados.
7. Caso as informações estejam todas corretas, envie seu requerimento para validação, clicando no botão verde ao final da página.
8. Solicitação enviada com sucesso.
Após o envio, o sistema mostrará uma mensagem em verde, informando que a solicitação foi enviada com sucesso.
9. Aguarde a resposta do Consulado-Geral
Em até 5 dias úteis, a equipe do Consulado-Geral enviará um e-mail autorizando o agendamento ou solicitando complementação/correção das informações.