Serviços Eleitorais
Serviços Eleitorais
Publicado em
11/07/2022 05h41
Atualizado em
01/06/2023 08h25
Todos os cidadãos brasileiros de 18 a 70 anos de idade, inclusive os residentes no exterior, devem cumprir suas obrigações eleitorais (alistamento eleitoral e voto). O alistamento eleitoral e o voto são facultativos aos jovens entre 16 e 18 anos e aos que possuem 70 anos de idade ou mais.
Os serviços eleitorais ao cidadão brasileiro residente no exterior atualmente são prestados diretamente pela Justiça Eleitoral, entre o quais se incluem a inscrição eleitoral (primeiro título), a transferência ou regularização do título e a atualização de dados junto à Justiça Eleitoral.
O atendimento pela Justiça Eleitoral ocorre por meio da plataforma “Título Net Exterior”. Não é necessário o comparecimento do cidadão ao Consulado-Geral em nenhum momento. O eleitor devidamente alistado no exterior votará apenas nas eleições presidenciais e poderá acessar todas as informações relativas a seu título de eleitor por meio do aplicativo “e-título”.
Os documentos e formulários necessários para os trâmites relacionados aos eleitores que se econtram no exterior estão disponíveis na página do TSE e podem ser acessados por meio do link https://www.tre-df.jus.br/servicos-eleitorais/eleitor-no-exterior/documentos-e-formularios-eleitor-no-exterior.
Para mais informações ou para iniciar o seu requerimento, acesse o link https://www.tse.jus.br/eleitor/eleitor-no-exterior.
A Justiça Eleitoral disponibiliza os seguintes canais de atendimento para os eleitores no exterior:
Atendimento Telefônico (segunda a sexta-feira, dias úteis, das 12 às 19 horas - horário de Brasília): +55 61 3048-4000.
e-mail: eleitor.exterior@tre-df.jus.br.
Whatsapp: +55 61 9 9293-9773.