Viagem com animais de estimação
O trânsito de cães e gatos entre países exige documento emitido pela autoridade veterinária do país de origem e aceito pelos países de destino que ateste as condições e o histórico de saúde do animal de estimação bem como o atendimento às exigências sanitárias do país de destino. No Brasil, os documentos utilizados para essa finalidade são o CVI (Certificado Veterinário Internacional) e o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos, que são expedidos por Auditores Fiscais Federais Agropecuários das unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), vinculado à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Cada país tem requisitos específicos para autorizar o ingresso de cães e gatos no seu território. Portanto, é importante planejar a viagem do animal com bastante antecedência para dispor de tempo suficiente para cumprir as exigências do país de destino, o que às vezes pode requerer alguns meses.
É responsabilidade do proprietário do animal procurar se informar sobre as exigências junto ao país de destino. Abaixo você encontra as principais informações sobre o trânsito internacional de cães e gatos entre o Reino Unido e o Brasil.
REGRAS PARA ENTRADA NO BRASIL |
Para o ingresso de cães e gatos é necessário apresentar Certificado Veterinário Internacional (CVI) ou Passaporte (reconhecido pelo MAPA) emitido por Autoridade Veterinária do país de origem atendendo aos requisitos sanitários do Brasil. Passaportes oficiais para animais de estimação são aceitos apenas de países que aceitam reciprocamente o Passaporte Brasileiro de Animais de Estimação. No momento, o Passaporte Europeu para Animais de Estimação não é válido para entrar no Brasil.
ATENÇÃO: Para os demais animais de companhia (coelhos, furões, chinchilas, etc) também é obrigatório solicitar Autorização de Importação do MAPA na Superintendência Federal de Agricultura do Estado de destino final do animal no Brasil.
Para informações detalhadas e acesso ao modelo de Certificado Veterinário Internacional (CVI), acesse o link abaixo:
REGRAS PARA SAÍDA DO BRASIL COM DESTINO À GRÃ BRETANHA (Escócia, Inglaterra e País de Gales) |
ATENÇÃO: Existem regras diferentes sobre viagens de animais de estimação para a Irlanda do Norte.
Veja abaixo as regras que para ingresso de cães, gatos e furões na Grã Bretanha.
Para informações adicionais (em inglês), clique no link abaixo:
REGRAS PARA SAÍDA DO BRASIL COM DESTINO À IRLANDA DO NORTE |
Para entrada de cães, gatos e furões na Irlanda do Norte, deve ser seguido o procedimento previsto para a União Europeia. Veja abaixo as regras aplicáveis:
Para informações adicionais (em inglês), clique no link abaixo: