Viagem ao Reino Unido
INFORMAÇÕES GERAIS |
Aproximadamente 15 milhões de passageiros entram no Reino Unido por ano. Desse total, cerca de 350 mil são brasileiros. Existem diversos canais online onde é possível obter dicas de viagens, roteiros e atrações, além de informações úteis sobre tradições e hábitos britânicos.
No entanto, é importante que os brasileiros saibam que os estrangeiros devem respeitar as leis e autoridades locais, podendo ser punidos de acordo com a legislação do país. Visitar sites e outras fontes privadas de informação (guias de viagem, revistas, dicas de amigos, grupos de mídia social etc.) não substitui a leitura atenta das instruções presentes nos canais oficiais de comunicação britânicos. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos canais oficiais abaixo:
• www.gov.uk/contact/govuk
• www.gov.uk/government/organizations/department-for-culture-media-sport
• www.gov.uk/government/world/brazil.pt
• www.visitbritain.org
O papel do consulado é garantir que os brasileiros recebam tratamento adequado e igualitário aos cidadãos de outras nacionalidades, em conformidade com a Convenção de Viena de 1963 sobre Relações Consulares. Nesse contexto, o consulado não tem prerrogativas legais para intervir junto às autoridades britânicas em favor de seus nacionais que busquem tratamento privilegiado, diferente daquele previsto na legislação local.
ETA - AUTORIZAÇÃO ELETRÔNICA DE VIAGEM |
A partir de 8 de janeiro de 2025, os cidadãos brasileiros precisarão de uma ETA (Eletronic Travel Authorization/Autorização Eletrônica de Viagem) para viajar para o Reino Unido.
O documento poderá ser solicitado via aplicativo, que pode ser baixado no celular, a partir de 27/11/2024.
Todos os detalhes estão na página do governo britânico:
www.gov.uk/guidance/apply-for-an-electronic-travel-authorisation-eta
VISTO |
Cidadãos brasileiros que viajam ao Reino Unido a turismo ou a negócios se beneficiam da isenção de visto para estadias de até 180 dias. Se viajarem para outros fins (trabalho, estudo, estágio, voluntariado, reunião familiar, casamento, etc.), os interessados devem consultar as autoridades britânicas para verificar se precisam de visto, bem como outros requisitos para entrar ou permanecem no país:
• www.gov.uk/check-uk-visa
• www.gov.uk/browse/visas-immigration
• www.gov.uk/guidance/immigration-rules
Como essas questões dizem respeito à soberania britânica, o Consulado não tem prerrogativas legais para auxiliar cidadãos brasileiros no que diz respeito à entrada e/ou permanência no Reino Unido. Quaisquer dúvidas sobre esses assuntos devem ser enviadas diretamente ao governo britânico, seja para o Home Office ou para os consulados britânicos no Brasil. Como qualquer outro país, o Reino Unido é soberano em permitir ou recusar a entrada de estrangeiros em seu território, mesmo que o estrangeiro possua um visto válido. O Consulado-Geral do Brasil em Edimburgo não tem prerrogativas legais para interferir na decisão das autoridades britânicas (para mais detalhes, leia a seção recusa de entrada no Reino Unido).
CONTROLE DE ENTRADA |
Informações sobre os procedimentos de entrada no Reino Unido estão disponíveis no site oficial do governo britânico. As autoridades de imigração tentarão garantir que o real objetivo da viagem corresponda ao declarado (turismo, estudo etc.). Para tal, os agentes costumam pedir aos viajantes que apresentem bilhetes de saída, comprovativos de meios financeiros para se manterem durante a sua estadia no Reino Unido, reservas de hotéis, cartas-convite de amigos com quem vão ficar alojados, etc. de documentos comprovativos da natureza da viagem pode resultar na recusa de entrada.
Clique aqui para mais informações sobre recusa de entrada no Reino Unido.
PASSAPORTE |
Os passaportes devem ser válidos durante toda a estadia no Reino Unido. Clique aqui para mais informações. Antes de viajar para outros países da Europa, verifique a validade do passaporte exigida pelo país de destino.
O documento deve permanecer em posse do seu titular, que se encarrega de guardá-lo em local seguro, não permitindo que seja retido por terceiros.
É aconselhável que os turistas viajem pelo Reino Unido munidos de documentos de identidade originais e uma fotocópia de seus passaportes, onde devem anotar informações pessoais relevantes (tipo sanguíneo, seguro de saúde, medicamentos que toma etc.) Reino Unido e no Brasil (hotel, escola, amigos) que poderiam ser avisados em caso de emergência.
Clique aqui para saber o que fazer caso seu passaporte seja extraviado ou roubado no Reino Unido.
CUIDADOS COM OS DOCUMENTOS |
Relatos de roubo e/ou furto no Reino Unido são muito comuns; portanto, os viajantes são aconselhados a cuidar bem de seus documentos e pertences.
Entregue fotocópias de seus documentos (passaporte, seguro saúde etc.) e seus planos de viagem (itinerário, detalhes do hotel, informações sobre passagens etc.) para pessoas de sua confiança no Brasil e no Reino Unido. Anote os números de cartão de crédito em um local seguro e mantenha os dados de contato do gerente do banco acessíveis, para que seja mais fácil bloquear os cartões em caso de roubo. Guarde cópias digitais desses documentos, essas cópias podem ser muito úteis na ausência dos documentos originais.
Mantenha seus pertences sempre com você, especialmente em locais movimentados, e não os deixe abertos ou sem vigilância. Evite colocar todos os documentos, cartões, dinheiro e itens valiosos em uma única bolsa ou bolso.
Viaje com cópias autenticadas da sua certidão de nascimento ou casamento e carteira de identidade, bem como com uma fotocópia do seu passaporte. Você precisará deles caso seja necessário solicitar um novo documento de viagem.
Caso documentos brasileiros sejam roubados, perdidos, extraviados, retidos etc., é recomendável fazer um boletim de ocorrência online.
SEGURO DE VIAGEM |
Os brasileiros são aconselhados a adquirir um seguro viagem internacional antes de ir para o Reino Unido. Existem no mercado vários planos que podem cobrir despesas relacionadas com diversos tipos de sinistros (internações hospitalares, assistência farmacêutica, acidentes de viação, extravio de bagagem, transporte de restos humanos, etc.).
Com relação ao seguro saúde, é importante ressaltar que os turistas brasileiros não têm acesso à assistência gratuita do Sistema Único de Saúde (NHS). Em caso de emergência, o paciente tem direito a receber apenas atendimento de emergência em hospitais públicos. A partir do momento em que o paciente é admitido no hospital, ele é responsável por todos os custos do tratamento incorridos. A assistência médica no Reino Unido é bastante cara e pode levar a sérias dificuldades financeiras para os viajantes e suas famílias.
Brasileiros que entram no Reino Unido com visto (trabalho, estudo etc.) devem pagar uma taxa ao governo britânico para usar o sistema público de saúde local:
www.gov.uk/government/publications/guidance-on-overseas-visitors-hospital-charging-regulations
www.gov.uk/contact/govuk
www.gov.uk/government/world/brazil.pt
Visite o site da ANVISA para acessar as diretrizes atualizadas para a saúde no exterior.
Em relação aos casos de brasileiros falecidos no Reino Unido, é importante lembrar que não há orçamento destinado ao Consulado para custear despesas com funeral, emissão de documentos ou repatriação de restos humanos, cremação, transporte de cinzas e ritos fúnebres em geral. Caso o brasileiro não possua seguro viagem, tais despesas deverão ser custeadas pela família do viajante. Clique aqui para mais informações.
O Consulado não pode ser responsabilizado por outras despesas particulares, como reservas de hotéis, transporte, remarcação de voos etc., que devem ser custeadas pelos próprios viajantes ou seus familiares.
AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM PARA MENORES DE IDADE |
A apresentação de autorização de viagem é obrigatória para menores brasileiros que saiam do Brasil desacompanhados, na companhia de apenas um dos pais, ou na companhia de terceiro. A autorização é obrigatória mesmo que o menor resida no estrangeiro, possua outras nacionalidades ou viaje com passaporte estrangeiro. A autorização também é exigida no caso de filhos de brasileiros nascidos no exterior que ainda não tenham sido registrados em representação consular. Clique aqui para mais informações.
BAGAGEM |
É aconselhável levar na bagagem de mão cartões de crédito, dinheiro, documentos, objetos de valor e artigos de higiene básicos. A medicação prescrita deve acompanhar as prescrições médicas, preferencialmente traduzidas para o inglês. Nunca, em hipótese alguma, alguém deve transportar bagagem de desconhecido.
Informações sobre entrada de mercadorias, moeda e outros ativos estão disponíveis nos sites oficiais do governo britânico:
www.gov.uk/duty-free-goods
www.gov.uk/duty-free-goods/banned-and-restricted-goods
www.gov.uk/bringing-food-animals-plants-into-uk
www.gov.uk/bringing-cash-into-uk
www.gov.uk/uk-border-control/baggage-checks