Atestado de Vida
É um documento usado para provar que o cidadão está vivo, a fim de que possa continuar recebendo pensões, benefícios, proventos ou aposentadorias.
A prova de vida anual é uma exigência obrigatória do INSS e de outros órgãos brasileiros, e quem não cumprir com esse procedimento poderá ter seu benefício suspenso, até a regularização.
A presença do interessado é obrigatória.
- Requisitos:
Para cidadãos brasileiros:
1) Passaporte brasileiro válido ou Carteira de identidade;
2) CPF;
3) Formulário “Atestados e Declarações Consulares”, devidamente preenchido e assinado;
4) Recibo original de depósito da taxa consular, correspondente a USD 5,00 (cinco dólares norte-americanos), na conta do Consulado-Geral;
Para cidadãos estrangeiros:
1) RNE/RNM válido ou cédula de identidade ou passaporte válido;
2) CPF;
3) Formulário “Atestados e Declarações Consulares”, devidamente preenchido e assinado;
4) Recibo original de depósito da taxa consular, correspondente a USD 5,00 (cinco dólares norte-americanos), na conta do Consulado-Geral.
- Agendamento:
O Consulado está atendendo apenas mediante agendamento, a ser feito pelo sistema e-consular.
Link de acesso e instruções de cadastramento e uso do referido sistema estão disponíveis em https://www.gov.br/mre/pt-br/consulado-cochabamba/agendamento-sistema-e-consular , cuja atenta leitura recomendamos.
- Custo dos serviços:
USD 5,00 (cinco dólares norte-americanos);
- Onde e como fazer o pagamento da taxa consular:
O pagamento da taxa consular deve ser feito diretamente nas agências do Banco Nacional de Bolivia (BNB), na conta corrente nº 340-0214211 (“CONSULADO GENERAL DEL BRASIL”).
O Consulado não aceitará comprovantes de transferência bancária via internet.
O comprovante original de depósito deverá ser apresentado quando de seu comparecimento ao Consulado, juntamente com os documentos requeridos para cada serviço.