Agendamento: Sistema e-consular
Informações gerais
O Consulado-Geral em Cochabamba passou, a partir de 26 de julho de 2021, a fazer os agendamentos de serviços consulares por meio de um sistema eletrônico, o e-consular.
Esse sistema pode ser acessado em qualquer navegador de internet, inclusive por meio de telefones celulares e tablets, bastando digitar o seguinte endereço:
ec-cochabamba.itamaraty.gov.br
O novo sistema permite a pré-conferência, pela internet, da documentação necessária aos serviços consulares. O objetivo é garantir que o cidadão venha ao Consulado-Geral em Cochabamba com todos os documentos adequados para o serviço solicitado, evitando a perda da viagem.
Por isso, toda a documentação necessária deverá ser enviada eletronicamente antes da visita ao Consulado, sendo possível fazer isso inclusive pela câmera de um “smartphone”. Após o envio das informações pela internet, o cidadão será alertado por e-mail quando sua documentação for validada e quando o agendamento do atendimento presencial estiver autorizado.
O sistema e-consular não oferece imediatamente as datas disponíveis para você agendar o seu serviço. Antes, você deverá enviar pelo próprio sistema a documentação necessária para cada serviço (fazer o “upload”). Depois de a documentação ser conferida e validada, será aberta uma agenda para você marcar seu serviço.
O tempo para validação do serviço varia conforme a demanda das solicitações.
Antes de dar início a sua solicitação online, verifique em nosso site (http://cochabamba.itamaraty.gov.br/) a documentação completa necessária para cada serviço.
No dia do atendimento, é obrigatória a apresentação dos originais de todos os documentos enviados pelo sistema, acompanhados das respectivas cópias.
Confira o passo a passo de como você deve proceder daqui por diante para solicitar um serviço:
1) Faça o login
Acesse o endereço ec-cochabamba.itamaraty.gov.br e faça o cadastro/login no sistema e-consular com seu CPF por meio da conta “gov.br”, ou com seu e-mail (opção “clique aqui para entrar com e-mail e senha”).
Se você tem um número de CPF, clique preferencialmente em “Entrar com GOV.BR”
Se você não tem CPF, selecione a opção “clique aqui para entrar com e-mail e senha”.
Instruções do portal GOV.BR
Se você ainda não tem conta “GOV.BR” e este é seu primeiro acesso ao sistema, seu CPF não será reconhecido de imediato – vai aparecer uma mensagem de erro dizendo que o CPF informado é inválido.
Assim, se esse é seu primeiro acesso ao sistema, e você não possui uma conta “GOV.BR”, clique no botão verde “Crie sua conta gov.br”, escolha a opção “Número do CPF” e preencha as informações solicitadas.
Siga atentamente os passos do sistema.
Informe um endereço válido de e-mail para receber o código de validação. Não informe número de telefone.
Você receberá um e-mail com um código, que deverá ser inserido no sistema para criação do perfil.
* Verifique sua caixa de spam caso não tenha recebido o e-mail do sistema com o código de acesso. Se não encontrar o e-mail na caixa de spam, sugerimos realizar o cadastro com outro endereço de e-mail.
Instruções da opção “e-mail e senha”
Em seu primeiro acesso, clique em “Não tenho cadastro”, e preencha os dados solicitados.
Siga atentamente os passos do sistema.
Você receberá um e-mail com um link, por meio do qual poderá acessar o sistema para finalizar a criação do perfil.
2) Acesse o sistema e-consular
Depois de criar sua conta no e-consular, ou se você já tem sua conta gov.br, acesse o sistema e-consular do Consulado-Geral em Cochabamba no endereço
ec-cochabamba.itamaraty.gov.br
3) Escolha o serviço
Na página principal do sistema, clique em “novo serviço” para acessar a lista de serviços prestados pelo posto. Escolha o serviço de seu interesse e clique em “Iniciar”. Será aberto um formulário eletrônico que solicitará as informações e documentação necessárias.
4) Preencha as informações
Preencha as informações e faça “upload” da documentação necessária, conforme exigido em cada campo do formulário eletrônico. Ao final, clique em “Próxima estapa”.
Uma dica: É mais fácil fazer o preenchimento e o "upload" das fotos dos documentos pelo telefone celular ou tablet.
5) Finalize a solicitação
Após preencher todas as informações e anexar os documentos exigidos, será gerada uma página para conferência dos dados inseridos.
Confirme se os dados estão corretos, corrija se necessário, e envie para validação, clicando no botão verde ao final da página.
6) Aguarde a resposta do Consulado
Aguarde e-mail de resposta do Consulado-Geral. Nossa equipe lhe enviará uma mensagem de validação se tudo estiver certo. Essa resposta não é instantânea e pode levar alguns dias.
7) Correção do requerimento
Caso você tenha recebido mensagem informando sobre pendências, faça a correção necessária e reenvie o formulário para validação.
É possível conferir qual a pendência no próprio sistema (na imagem abaixo, em laranja).
8) Validação e agendamento
Se sua documentação estiver correta, você receberá uma mensagem de validação.
No e-mail enviado pelo Consulado haverá um link para acessar a agenda de serviços.
Acesse o link e agende o atendimento na data desejada, conforme a disponibilidade de horários.
Alternativamente, acesse o sistema e-consular e, a partir da página inicial, acesse a agenda para marcar seu comparecimento.
ATENÇÃO: Compareça na data e horário agendados, trazendo os originais de todos os documentos apresentados no sistema e suas respectivas cópias. Sem a apresentação desses documentos, o atendimento não será realizado.
Para os serviços que não sejam gratuitos, o comprovante original de depósito da taxa consular correspondente deverá ser apresentado quando de seu comparecimento ao Consulado, juntamente com os documentos requeridos para cada serviço.
O pagamento da taxa consular deve ser feito diretamente nas agências do Banco Nacional de Bolivia (BNB), na conta corrente nº 340-0214211 (“CONSULADO GENERAL DEL BRASIL”).
O Consulado não aceitará comprovantes de transferência bancária via internet.