Setor de Promoção Comercial
INTRODUÇÃO:
O Setor de promoção comercial (SECOM) do Consulado-Geral na Cidade do Cabo tem jurisdição sobre as províncias sul-africanas de Eastern Cape, Western Cape, Northern Cape e Free State, as quais, em conjunto, abrigam 31% da população do país e respondem por cerca de 29% do PIB da África do Sul. A região de Western Cape é sem dúvida a que apresenta maior dinamismo econômico, gerando cerca de 15% do PIB nacional, sendo que 11% desse total tem origem na Cidade do Cabo. Em termos de atividade econômica, a província concentra um importante setor agrícola (frutas, hortigranjeiros, vinhos), bem como um dinâmico setor de serviços (finanças, construção civil, indústria cinematográfica). As demais províncias apresentam um perfil econômico igualmente dependente da agricultura, mas com algumas especifidades: em Northern Cape, mineração de manganês, diamantes e zinco; em Eastern Cape, montadoras de veículos, laboratórios e geração de energia eólica; e em todas as províncias da jurisdição do SECOM, sobretudo na Cidade do Cabo e seu entorno, o turismo representa uma das principais fontes de emprego e renda. A Embaixada do Brasil em Pretória, por sua vez, tem jurisdição sobre as províncias de Gauteng, Northwest, Limpopo, Mpumalanga e KwaZulu-Natal, além do Reino do Lesoto, da República de Maurício e dos territórios franceses de Reunião e Maiote.
PRESENÇA DE EMPRESAS BRASILEIRAS:
Várias empresas brasileiras têm representação na África do Sul, com sede sobretudo na região de Johanesburgo. Dentre elas, destacam-se: Marcopolo (ônibus); Zest-WEG (geradores e componentes elétricos); Anheuser-Bush Inbev (bebidas); Embraer (centro regional de treinamento); BRF (alimentos); Seara Africa/JBS (alimentos); Odebrecht Global Sourcing (engenharia e construção); Tramontina (material para cozinha e ferramentas); Randon (reboques e carrocerias para veículos de carga). Algumas outras empresas estão sediadas na jurisdição do SECOM-Cidade do Cabo: Othos Telecom (equipamento de informática Voip); Havaianas (sandálias); VALTRAC (tratores); Rovic Leers (equipamento agrícola).
ATIVIDADES DO SECOM:
- prestar apoio às empresas brasileiras interessadas em exportar para o mercado sul-africano;
- prestar apoio a empresas locais interessadas em importar produtos brasileiros ou em fazer investimentos diretos no Brasil;
- divulgar informações sobre oportunidades comerciais e de investimento existentes no Brasil;
- elaborar pesquisas de mercado sobre produtos específicos;
- analisar o potencial de exportação de produtos brasileiros;
- identificar eventuais obstáculos e restrições às exportações brasileiras para o mercado local e sugerir alternativas para a superação de eventuais restrições;
- apoiar entidades públicas e privadas na participação em feiras e “trade shows, bem como prestar apoio a missões empresariais e outros eventos de relevância para a promoção comercial;
- divulgar a realização no Brasil de feiras comerciais e outros eventos do gênero.
FEIRAS:
Como importante pólo turístico na África do Sul – e de todo o continente africano- a cidade do Cabo conta com excelente infraestrutura para acolher feiras e exposições comerciais, com destaque para o “Cape Town International Convention Center” (CTICC). Portanto, ao longo dos anos a cidade consolidou-se como sede dos principais eventos comerciais e “trade shows’’ realizados no país.
As principais feiras identificadas na jurisdição do SECOM Cape Town são:
a) Feira e ciclo de conferências "Investing in African Mining Indaba": 5 a 8 de fevereiro de 2024 no Centro Internacional de Convenções da Cidade do Cabo (CITCC).
Website: https://miningindaba.com/
Descrição: segundo os organizadores, o The Hyve Group, trata-se do maior evento do setor de mineração do continente africano, com foco em grandes projetos de mineração, bem como toda a indústria de equipamentos e serviços relacionados (construção de minas, explosivos, perfuração,excavadoras, caminhões de grande porte, etc.).
b) Feira e ciclo de conferências "Africa Energy Indaba": de 5 a 7 de março de 2024 no Centro Internacional de Convenções da Cidade do Cabo (CITCC).
Website: https://energyindaba.co.za/
Descrição: tradicional evento que além de proporcionar espaço para a exibição de produtos e equipamentos, promove ciclo de conferências sobre a geração de energia no continente africano, e atrai uma gama de investidores, empresas, fabricantes e representantes governamentais do setor.
c) Feira "World Travel Market Africa" (WTM Africa): de 10 a 12 de abril de 2024 no Centro Internacional de Convenções da Cidade do Cabo (CTICC).
Website: https://www.wtm.com/africa/
Descrição: tradicional evento do setor de turismo que, segundo os organizadores, conta com mais de 700 exibidores e público de mais de 5 mil visitantes.
d) Feira e Ciclo de conferências “Converge Africa” - Acelerando o Comércio Digital: de 22 a 24 de abril de 2024 no Centro Internacional de Convenções da Cidade do Cabo (CITCC),
Website- https://wearevuka.com/retail/converge-africa/
Descrição: segundo os organizadores, trata-se da maior e mais influente conferência e exposição de comércio digital do continente africano. Acelerar o crescimento do comércio digital para permitir negócios online prósperos em toda a África. Setores: Varejo e comércio eletrônico; Fintech e pagamentos; Cumprimento e Logística; Segurança Digital; Marketing digital.
e) Feira "ENLIT Africa": 28 a 30 de maio de 2024 no Centro Internacional de Convenções da Cidade do Cabo (CTICC),
Website https://enlit-africa.com/
Descrição: um dos maiores eventos do país dedicada ao setor de energia em todas as suas vertentes, tais como geração, distribuição, equipamento,fontes alternativas e renováveis, dentre outras, assim como a transição energética de todo continente. O evento tradicionalmente atrai grande interesse por parte do empresariado brasileiro do setor, e as três últimas edições presenciais - 2019,2022 e 2023 – contaram com pavilhão nacional do Brasil, resultado da estreita colaboração entre a ApexBrasil e a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), no âmbito do projeto “Electro-electronic Brasil”.
f) Feira e Ciclo de Conferências "Africa Oil Week" : de 7 e 11 de outubro de 2024 Centro Internacional de Convenções da Cidade do Cabo (CTICC)
Website https://africa-oilweek.com/
Descrição: simpósios e conferências que contam com a presença de ministros e autoridades de diversos países do continente africano, com representantes da União Africana e do setor privado. A feira tradicionalmente apresenta estandes de vários países africanos e do Reino Unido, assim como de grandes empresas do setor.
g) Feira e Ciclo de Conferências "Agri Indaba”: 18 a 20 de novembro de 2024 no Centro Internacional de Convenções da Cidade do Cabo (CTICC)
Website: https://www.agri-indaba.com/
Descrição: evento focado na promoção de investimentos no agronegócio africano. Segundo os organizadores, mais de 1100 representantes de governos, bancos, financiadores, investidores, proprietários e desenvolvedores de projetos, agricultores comerciais e indústria agro e de processamento de alimentos discutem tendências que provavelmente influenciarão a economia de alimentos e agronegócios na próxima década na África.
CONTATOS:
E-mail: secom.capetown@itamaraty.gov.br;
Telefone: +27 (0) 21 421 4040 (ramal 108);
Chefe do SECOM: Ricardo Diniz (cônsul-geral adjunto)
Assistente técnica: Cintia Bender Lima
Para maiores informações sobre o trabalho dos SECOMS, visite o link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/promover-exportacoes-ou-captar-investimentos-para-empresa-brasileira-no-exterior/
OUTROS LINKS ÚTEIS:
- Estudo de Mercado de Cafés Especiais na África do Sul
- Página do SECOM Cidade do Cabo na BRAEXP
- ApexBrasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
- ApexBrasil - Estudos de oportunidades de negócios para empresas brasileiras no exterior:
http://www.apexbrasil.com.br/estudos-exclusivos-de-oportunidades-no-exterior/
- Comex Stat - Portal para acesso gratuito às estatísticas de comércio exterior do Brasil: