Notícias
TURISMO
Entenda por que o Brasil deve ser o novo destino de viagem dos sul-africanos que amam a natureza
Publicado em
28/02/2024 11h13
Atualizado em
29/02/2024 08h14
Com o apoio do Consulado-Geral do Brasil na Cidade do Cabo e do Ministério do Turismo do Brasil, Lee Middleton, jornalista de viagens americana radicada na África do Sul, visitou vários lugares interessantes do Brasil no final de 2023.
A jornalista esteve no Brasil entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, período em que visitou, entre outros locais, Pantanal, Amazônia, Salvador, Rio de Janeiro e Ilha Grande. Durante a estada no Rio de Janeiro, Middleton contou com apoio do Ministério do Turismo para realizar sua programação, que incluiu ensaio da escola de samba Salgueiro e réveillon em Copacabana.
Em matéria publicada em 25/2 no "Sunday Times", jornal dominical de maior circulação da África do Sul, ela contou um pouco de sua experiência em Bonito, no Pantanal, e em outros destinos turísticos do país. A jornalista segue também em tratativas com outros veículos para publicar artigos específicos sobre alguns dos locais visitados. Espera-se que as matérias possam contribuir para aumentar o interesse dos turistas sul-africanos pelo Brasil.
De fato, houve um incremento no fluxo bilateral de turistas entre os dois países no último ano, em comparação com os números registrados em 2022. Foram cerca de 46 mil passageiros nos dois sentidos entre janeiro e novembro, aumento de 119% com relação ao ano anterior. Foi registrado o ingresso de 8.570 turistas sul-africanos em território nacional em 2023. Ainda que tal montante signifique importante aumento com relação a 2022 (5.432 turistas), ainda haveria muito espaço para crescimento, se tomado como referência o volume observado em 2019, antes da interrupção das rotas diretas entre os dois países: naquele ano, 21.423 visitantes sul-africanos foram ao Brasil.
E agora está mais fácil viajar entre os dois países: os voos diretos entre Brasil e África do Sul foram retomados no segundo semestre de 2023. Atualmente, são sete voos por semana conectando os dois países. São dois voos por semana entre a Cidade do Cabo e São Paulo, e cinco entre Joanesburgo e a capital paulista.
Como Lee Middleton disse com precisão em seu artigo: com voos diretos da Cidade do Cabo e de Joanesburgo, o que você está esperando para visitar o Brasil?
Ah, e não se esqueça: cidadãos sul-africanos não precisam de visto para visitar o Brasil.