Cultura e Educação
Uma das missões do Consulado-Geral do Brasil da Cidade do Cabo é promover a cultura brasileira, em suas diversas vertentes, na sua região de atuação. O Consulado atua com base nas orientações e diretrizes do Instituto Guimarães Rosa (IGR), unidade do Ministério das Relações Exteriores estabelecida pelo Decreto nº 11.024, de 31/03/2022, responsável pela gestão da diplomacia cultural brasileira, compreendendo ações em três domínios: cultura, educação e língua portuguesa.
A escolha de homenagear o escritor e diplomata João Guimarães Rosa no nome da nova unidade robustece os papéis da arte, da cultura e do idioma como instrumentos de política externa. Considerado entre as figuras de maior destaque da literatura brasileira e grande intérprete da realidade do País, tendo imortalizado personagens, paisagens e idiossincrasias do homem do sertão, João Guimarães Rosa combina narrativas ao mesmo tempo genuinamente brasileiras e universais.
Cabe ao Consulado-Geral desenvolver e apoiar ações de difusão cultural e de internacionalização das economias criativas brasileiras, promover a língua portuguesa para estrangeiros e para a diáspora brasileira, bem como fomentar a cooperação educacional internacional. Para atingir esses objetivos, o Consulado tem buscado atuar com parceiros locais, como universidades, museus, centros culturais, etc.
Uma das principais parcerias é com a Universidade da Cidade do Cabo (UCT), considerada, por diversos rankings internacionais, como a melhor universidade do continente africano (https://humanities.uct.ac.za/school-languages-literatures/portuguese-language-and-literature). O Brasil financia um professor (leitor) de português na UCT desde 2015, ao abrigo do Programa Leitorados Guimarães Rosa. Caroline Scheuer Neves, ocupante da posição desde 2020, ministra aulas regulares e desenvolve projetos especiais com os alunos, bem como auxilia na organização de atividades culturais, como a celebração do Dia Internacional da Língua Portuguesa.
A UCT foi incluída no edital 27/2023 do Programa Leitorados Guimarães Rosa, publicado em 20/10/2023, que prevê a chegada de novo leitor ou leitora brasileiro à universidade no segundo semestre de 2024. Informações adicionais estão disponíveis em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/multinacional/programa-leitorado
Além da presença de leitora brasileira na UCT, o engajamento do Posto com outras universidades locais se dá por meio de presença em eventos e acompanhamento de temas de interesse brasileiro. Em agosto de 2023, por exemplo, o Consulado-Geral acompanhou visita que delegação da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM - https://www.abruem.org.br/) fez a universidades da região do Cidade do Cabo, em 24 e 25/8, no contexto da missão do grupo à África do Sul. A missão, composta por 39 membros, entre reitores,vice-reitores, pró-reitores e outros funcionários de 22 instituições que fazem parte da associação, visitou UCT, Universidade de Stellenbosch (SU) e Universidade de Western Cape (UWC).
Email para contato: cultural.capetown@itamaraty.gov.br
Registro das principais ações culturais promovidas e apoiadas pelo Consulado-Geral podem ser vistos nas nossas redes sociais: