Roubo de Identidade
O que é roubo de identidade?
Roubo de identidade é um crime no qual um impostor obtém Personal Identity Information - PII (informações de identificação pessoal) importantes, como números de Previdência Social (Social Security) ou de carteiras de motorista e utiliza-os para benefício próprio. No mundo de hoje, com uso intenso de informações digitais, é fundamental que você se proteja para não se tornar uma vítima desse tipo de crime.
Tipos de roubo de identidade
Há diversos “tipos” de roubo de identidade. Cada um afeta determinadas áreas de nossas vidas e é necessário ter coisas específicas em mente para lidar com eles.
Roubo de identidade financeira - é o tipo mais comum de roubo de identidade. Envolve usar a identidade de outra pessoa para obter crédito, bens e serviços.
Clonagem de identidade - ocorre quando alguém se passa por outra pessoa a fim de ocultar a própria identidade. Alguns dos exemplos são imigrantes ilegais, pessoas que se escondem de credores, ou de outros indivíduos, ou pessoas que apenas desejam permanecer “anônimas” por motivos pessoais.
Roubo de identidade médica - ocorre quando alguém usa o nome de outra pessoa ou outras partes de sua identidade, como informações de plano de saúde, para obter bens ou serviços médicos, como medicamentos. Trata-se de um tipo particularmente perigoso de roubo de identidade porque pode levar à inserção de informações incorretas em seus prontuários médicos, o que por sua vez, pode gerar decisões incorretas e potencialmente fatais por profissionais médicos.
Roubo de identidade criminal - consiste em se passar por outra pessoa ao ser preso por um crime. Pode ser muito difícil limpar seu nome após sofrer um roubo desse tipo. As vítimas podem tomar conhecimento de tais incidentes apenas por acaso (ao receber intimações judiciais, ter a carteira de motorista repentinamente suspensa ou após um empregador em potencial fazer uma verificação de antecedentes).
Roubo de identidade sintética - uma variação que vem se tornando cada vez mais comum. Envolve obter partes de informações de identidade de mais de uma vítima e combiná-las. A técnica mais comum é combinar um número de Previdência Social de uma pessoa e o nome e a data de nascimento de outra pessoa. Por envolver mais de uma vítima, este tipo de roubo de identidade pode ser muito difícil de detectar.
Roubo de identidade infantil - ocorre quando o número de Previdência Social (Social Security) de um menor de idade é usado por outra pessoa. Números de Previdência Social de crianças são especialmente cobiçados por ladrões de identidade porque não há informações associadas a eles.
Os ladrões podem estabelecer linhas de crédito, obter carteiras de motorista ou até mesmo comprar uma casa usando a identidade de uma criança. Muitas crianças vítimas desse crime só tomam ciência dele anos depois. Este tipo de roubo de identidade é muito comum e o problema parece estar crescendo. Infelizmente, na maioria desses casos, o ladrão é um familiar ou um amigo próximo.
Se você for vítima de roubo de identidade
Se for vítima ou suspeitar que pode ser uma vítima de roubo de identidade, deve adotar as seguintes medidas imediatamente e, ao fazer isso, deve de documentar cada passo tomando nota e registrando todas as conversas e correspondências que ocorrerem entre você e instituições financeiras e autoridades policiais:
1. Informe o roubo de identidade às três principais agências de informação de crédito:
- Equifax - P.O. Box 105069 Atlanta, GA 30348 800.525.6285
- Experian (antiga TRW) - P.O. Box 9532 Allen, TX 75013 888.397.3742
- Trans Union - P.O. Box 1000 Chester, PA 19016-1000 800.680.7289
2. Registre um boletim de ocorrência no departamento de polícia do local onde o roubo ocorreu;
3. Entre em contato com todos os seus credores e com quaisquer instituições financeiras que utilizar;
4. Entre em contato com a linha direta gratuita contra fraude 1-877-438-4338 ou online pelos website https://www.identitytheft.gov/#/