Pessoas desaparecidas
PESSOAS DESAPARECIDAS
Os desaparecimentos de cidadãos brasileiros no exterior têm diversas motivações como tráfico internacional de seres humanos, desavenças familiares, quando alguém é vítima de acidente, pratica algum delito ou outros motivos. A assistência do Consulado consiste em informar aos familiares do desaparecido sobre as possibilidades de outras buscas, apoio nos contatos com os órgãos públicos locais e, se necessário, órgãos brasileiros.
Muitas vezes, cidadãos brasileiros no exterior esquecem – ou são incapazes – de entrar em contato com seus amigos e familiares geralmente devido a diferenças de horário, agendas lotadas, falta de cobertura de telefone celular, acesso irregular ao e-mail ou dificuldade em fazer chamadas telefônicas internacionais. Na maioria dos casos, amigos e familiares preocupados eventualmente ouvem a pessoa, embora possa levar vários dias para a pessoa responder.
É uma boa ideia discutir planos de comunicação com amigos e parentes antes de viajar; acordar com relação à frequência com que eles entrarão em contato e se será por telefone, e-mail ou SMS. Certifique-se de que eles deixem informações de contato e, quando possível, uma cópia de seu itinerário. Registrar-se junto ao consulado brasileiro mais próximo também é útil. Esses detalhes também nos ajudarão a tentar contatá-los para você, se necessário.
Nossas embaixadas e consulados no exterior podem usar as informações que você fornece para tentar localizar o indivíduo e transmitir sua mensagem. Também podemos verificar com as autoridades locais no país estrangeiro para ver se há relatos de cidadão brasileiro hospitalizado, preso ou incapaz de se comunicar com aqueles que os procuram. Quanto mais informações você fornecer sobre o indivíduo, melhor poderemos ajudar.
A solicitação de busca pode ser feita por qualquer pessoa maior de idade que possua até 2º de parentesco com a pessoa dada por desaparecida, ou seja, pai, mãe, avós, filhos e irmãos, e pode ser encaminhada por e-mail para assistencia.chicago@itamaraty.gov.br, com todas as informações disponíveis sobre a pessoa procurada:
- Nome completo (de solteiro, de casado, de divorciado, nomes anteriores);
- Data de nascimento;
- Foto e cópias de documentos (passaporte, RG, CPF, eleitoral, militar), nome de familiares (pais, filhos, cônjuges) e contatos (telefones, endereços, e-mails, etc.).
Caso o setor de assistência consiga localizar a pessoa, transmitirá a mensagem recebida, para que ela própria, se tiver interesse, contate o requerente. Sem a autorização expressa do interessado, nenhuma informação pessoal ou dado de contato do consulente poderá ser compartilhada com terceiros – sejam familiares, amigos, advogados ou mesmo órgãos públicos, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, as repartições públicas brasileiras protegem as informações pessoais dos indivíduos contra divulgação não autorizada.
O Consulado-Geral não tem competência legal nem recursos humanos para realizar investigações ou buscas de pessoas desaparecidas nos Estados Unidos. Diante de suspeita de desaparecimento, o caso deve ser levado diretamente ao conhecimento das autoridades policiais (delegacia no Brasil, nos Estados Unidos).
Consultar pessoa desaparecida nos Estados Unidos
National Center for Missing & Exploited Children
Departamento de Justiça dos Estados Unidos
Consultar pessoa desaparecida no Brasil
Cartilha da Defensoria Pública do RJ
MANEIRAS DE LOCALIZAR SEU ENTE QUERIDO EM UMA CRISE NO EXTERIOR
Comunicar-se com um ente querido no exterior pode ser complicado, especialmente durante uma crise em larga escala envolvendo quedas de energia ou linhas telefônicas sobrecarregadas que dificultam o envio e o recebimento de chamadas. Se você está preocupado que seu ente querido foi afetado por uma crise, existem várias maneiras de tentar entrar e manter contato.
- Envie-lhes uma mensagem de texto: os telefones celulares do Brasil nem sempre funcionam no exterior, especialmente quando os serviços telefônicos estão sobrecarregados por um alto volume de chamadas. Tente enviar uma mensagem de texto aos seus entes queridos – é mais provável que eles a recebam se eles estiverem no alcance do Wi-Fi, mesmo sem o serviço de telefone celular local.
- Use as mídias sociais: Verifique todas as suas contas de mídia social para postagens ou comentários recentes. Alguns sites de mídia social até permitem que as pessoas "façam o check-in" se estiverem dentro ou perto de um local de crise. Muitos sites permitem que você envie uma mensagem privada, mas talvez você queira postar uma mensagem pública para que outras pessoas que possam ter informações possam ver sua mensagem e responder. Se você postar uma mensagem pública, mantenha-a geral – lembre-se, muita informação pode jogar nas mãos de ladrões de identidade e golpistas.
- Entre em contato com companheiros de viagem e outros amigos próximos: Tente entrar em contato com os companheiros de viagem e amigos próximos do seu ente querido. Talvez eles saibam o seu paradeiro e possam passar uma mensagem.
- Ligue para o hotel, escola ou organização: Se você souber o itinerário do seu ente querido, entre em contato com o hotel atual ou próximo em sua viagem planejada e solicite-lhes que seu ente querido lhe contate. Se ele(a) está no exterior para estudos ou trabalho, sua organização patrocinadora nos Estados Unidos ou no exterior pode ter informações e ser capaz de passar uma mensagem pedindo-lhe para entrar em contato com você. Por razões de privacidade, a organização pode não ser capaz de fornecer muitas informações, e algumas organizações podem estar disponíveis apenas durante o horário de trabalho.
- Comunique-se com os operadores turísticos: Se o seu ente querido estiver em uma turnê, entre em contato com o operador turístico nos Estados Unidos. Ele pode não fornecer detalhes por causa de preocupações com a privacidade, mas pode passar-lhe sua mensagem.
- Ligue para a polícia local: Se você acredita que seu ente querido está em perigo, ligue para a delegacia de polícia ou serviços de emergência próxima ao local onde seu ente querido está hospedado e descubra o que eles podem fazer para ajudar. Forneça o maior número possível de detalhes sobre a pessoa e seu itinerário.
- Considere entrar em contato com organizações internacionais de ajuda: Há uma variedade de organizações internacionais que trabalham para encontrar pessoas no exterior. Considere entrar em contato com uma dessas organizações, que pode ter uma rede estabelecida de contatos na área de crise.
National Missing and Unidentified Persons System
Comitê Internacional da Cruz Vermelha
- Entre em contato com a Embaixada ou Consulado brasileiro mais próximo e consulte o portal consular do Ministério das Relações Exteriores para obter informações adicionais. Durante uma crise em grande escala, podemos configurar um endereço de e-mail específico da crise que nos permite coletar informações mais rapidamente quando temos um grande número de solicitações de assistência. No caso de crise, a embaixada ou consulado brasileiro no país afetado trabalha para identificar e localizar cidadãos brasileiros que precisam de assistência com a ajuda das autoridades locais. Veja nossa página de portal consular para obter mais informações sobre o que o Ministério das Relações Exteriores pode e não pode fazer em uma crise