Perguntas frequentes sobre o e-Consular
GERAL
De que preciso para usar o sistema e-Consular?
Basta ter um smartphone ou tablet, com câmera, ou um computador com scanner. É necessário também estar conectado à internet e ter um endereço de e-mail. Você pode iniciar o preenchimento em um dispositivo e continuar em outro.
Como faço para agendar um serviço consular?
Para agendar um serviço, deverá ser utilizado sistema de agendamento e-Consular, pelo endereço eletrônico https://ec-chicago.itamaraty.gov.br. Acesse as explicações e passo a passo do sistema de agendamento, bem como as instruções específicas do serviço que deseja solicitar, disponíveis aqui mesmo em nossa página.
Não consigo usar o sistema de agendamento. O que eu faço?
A disponibilização de serviços pela internet é tendência mundial e, no caso do sistema e-Consular, trouxe grandes benefícios à comunidade brasileira residente na jurisdição do Consulado em Chicago. Os cidadãos agora têm previsibilidade quanto à data de seu atendimento e podem se organizar com antecedência. No entanto, sabemos que algumas pessoas podem ter dificuldades com o manejo de sistemas informatizados. Acesse as explicações e passo a passo do sistema de agendamento, disponíveis aqui mesmo em nossa página. Em casos excepcionais, você pode contatar o setor responsável pelo assunto no Consulado para que ele o auxilie com o preenchimento de seu pedido, encaminhando suas dúvidas para o e-mail: central.chicago@itamaraty.gov.br.
Posso agendar pelo telefone? Agendar pela internet é muito complicado.
Não é possível agendar pelo telefone, pois é necessário verificar toda a documentação com antecedência. Você deve enviar as imagens dos documentos solicitados para cada serviço pelo sistema e-Consular, o Consulado analisará a documentação e somente depois da análise será possível agendar um horário. A análise prévia da documentação que será apresentada aumenta em muito as chances de que o serviço possa ser realizado no dia do agendamento, além permitir um atendimento mais rápido e eficaz.
A disponibilização de serviços pela internet é tendência mundial e, no caso do sistema e-Consular, trouxe grandes benefícios à comunidade brasileira residente na jurisdição do Consulado em Chicago. Os cidadãos agora têm previsibilidade quanto à data de seu atendimento, e podem se organizar com antecedência. No entanto, sabemos que algumas pessoas podem ter dificuldades com o manejo de sistemas informatizados. Acesse as explicações e passo a passo do sistema de agendamento, aqui mesmo em nossa página. Em casos excepcionais, você pode contatar o setor responsável pelo assunto no Consulado para que ele o auxilie com o preenchimento de seu pedido, encaminhando suas dúvidas para o e-mail: central.chicago@itamaraty.gov.br.
Não consigo usar o sistema. Posso ir ao consulado sem agendamento?
Caso não tenha agendado um horário pelo sistema e-Consular, não será possível atendê-lo naquele dia. Usar o sistema garantirá que sua viagem não seja perdida, uma vez que o Consulado confirmará previamente que você tem toda a documentação necessária para fazer seu serviço.
Quando o Consulado vai voltar a atender normalmente, sem agendamento?
A rotina de agendamento foi implantada permanentemente no Consulado em Chicago. Com o sistema de agendamento não existem mais as longas filas de espera e o cidadão tem previsibilidade no atendimento, podendo programar com antecedência sua vinda ao Consulado. A principal vantagem do sistema e-Consular é diminuir as chances de que você dê "viagem perdida" até o Consulado ao comparecer com a documentação incompleta, ou que precise enviar a documentação por correio várias vezes pelo mesmo motivo.
Posso agendar o atendimento indo pessoalmente ao Consulado?
Não é possível agendar pessoalmente, pois é necessário verificar a documentação com antecedência. Você deve enviar as imagens dos documentos solicitados para cada serviço pelo sistema e-Consular, o consulado analisará a documentação e somente depois da análise será possível agendar um horário. A análise prévia da documentação que será apresentada aumenta em muito as chances de que o serviço possa ser realizado no dia do agendamento, além permitir um atendimento mais rápido e eficaz.
Preciso ir hoje ao Consulado. Posso agendar para hoje mesmo?
Não é possível agendar atendimentos para o mesmo dia, pois é necessário verificar a documentação com antecedência para preparar o serviço do requerente. Você deve enviar as imagens dos documentos solicitados para cada serviço pelo sistema e-Consular, o Consulado analisará a documentação e somente depois da análise será possível agendar um horário. A análise prévia da documentação que será apresentada aumenta em muito as chances de que o serviço possa ser realizado no dia do agendamento, além permitir um atendimento mais rápido e eficaz.
Tenho urgência! Não tenho tempo para esperar a análise do Consulado!
Compreendemos que há situações de urgência. No entanto, a análise prévia feita pelo consulado no sistema e-Consular não costuma prejudicar urgências, uma vez que costuma ser muito rápida. A análise prévia (validação) garante também que você será plenamente atendido no dia agendado, sem correr o risco de perder a viagem por falta de documentos. Organize seus documentos conforme nossas instruções e siga as explicações e passo a passo do sistema de agendamento, disponíveis aqui mesmo em nossa página.
Estou em situação de emergência! Não há tempo para agendar!
Situações de emergência são aquelas que envolvam risco à vida, à segurança ou à dignidade humana de cidadãos brasileiros no exterior. Vencimento de prazo de permanência, perda de documentos ou necessidade de resolver negócios urgentes no Brasil não são consideradas situações de emergência. Em caso de comprovada emergência, favor contatar o setor responsável pelo assunto no Consulado para que um agendamento manual possa ser providenciado. A lista de e-mails por setor está disponível aqui.
ACESSO E CADASTRO
Como acesso o sistema?
O sistema deve ser acessado com um login (número de CPF ou endereço de e-mail) e senha pessoal. Existem dois tipos de acesso: com CPF, pelo sistema de login único GOV.BR, ou por e-mail e senha, para aqueles que não têm CPF. Para saber como se cadastrar, acesse as explicações e passo a passo do sistema de agendamento, disponíveis aqui mesmo em nossa página.
Tentei acessar e apareceu uma tela para digitar o CPF. O que eu faço?
Para acessar o e-Consular pela primeira vez é necessário se cadastrar. Assim, sempre que for acessar o sistema, será necessário usar um login e senha. Existem dois tipos de acesso: com CPF, pelo sistema de login único GOV.BR, ou por e-mail e senha, para aqueles que não têm CPF. As explicações e passo a passo do sistema de agendamento estão disponíveis aqui mesmo em nossa página.
Não tenho CPF ou não lembro o número. Como faço para acessar o e-Consular?
Caso não tenha CPF ou não se lembre do número, você ainda pode acessar o e-Consular apenas com um endereço de e-mail. Na tela inicial do e-Consular, NÃO CLIQUE no botão azul chamado "Entrar com GOV.BR" e em vez disso clique em "Se você não tem CPF, clique aqui para entrar com e-mail e senha." e siga as instruções na tela.
Tentei acessar com o CPF e aparece que já tenho um cadastro. Não lembro de ter me cadastrado antes.
A Conta GOV.BR é uma junção de outras ferramentas de autenticação já existentes, o Cidadão BR (utilizado pelo INSS) e o Brasil Cidadão (utilizado por outros órgãos).
Dessa forma, se você já usou serviços digitais, pessoalmente ou por um procurador no Brasil, é possível que você já possua cadastro no Login GOV.BR, mesmo que não lembre da senha. Caso você tenha um procurador ou contador no Brasil, por exemplo, é possível que ele tenha criado uma conta em seu nome, mas com os dados dele.
Caso não lembre da senha ou não reconheça o telefone ou e-mail cadastrados em sua conta, siga os passos abaixo para recuperar o acesso:
1) Acesse a página http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/_perguntasdafaq/formarrecuperarconta.html e tente recuperar sua conta com os passos sugeridos.
2) Caso já tenha tentado todas as alternativas sem sucesso, contate a área "Como posso te ajudar" do governo federal e siga as instruções da página: https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento/
3) Lembre-se de que também é possível acessar o e-Consular apenas com e-mail e senha, sem CPF. Acesse nosso passo a passo com imagens para saber como se cadastrar.
Tentei acessar com o CPF e não reconheço o e-mail ou telefone cadastrados no sistema.
A Conta GOV.BR é uma junção de outras ferramentas de autenticação já existentes, o Cidadão BR (utilizado pelo INSS) e o Brasil Cidadão (utilizado por outros órgãos).
Dessa forma, se você já usou serviços digitais, pessoalmente ou por um procurador no Brasil, é possível que você já possua cadastro no Login GOV.BR, mesmo que não lembre da senha. Caso você tenha um procurador ou contador no Brasil, por exemplo, é possível que ele tenha criado uma conta em seu nome, mas com os dados dele.
Caso não lembre da senha ou não reconheça o telefone ou e-mail cadastrados em sua conta, siga os passos abaixo para recuperar o acesso:
1) Acesse a página http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/_perguntasdafaq/formarrecuperarconta.html e tente recuperar sua conta com os passos sugeridos.
2) Caso já tenha tentado todas as alternativas sem sucesso, contate a área "Como posso te ajudar" do governo federal e siga as instruções da página: https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento/
3) Lembre-se de que também é possível acessar o e-Consular apenas com e-mail e senha, sem CPF. Acesse as explicações e passo a passo disponíveis aqui mesmo em nossa página.
Não tenho CPF e tentei me cadastrar com um endereço de e-mail, mas não consigo acessar o e-Consular. O que aconteceu?
Não basta inserir o e-mail para entrar no e-Consular. Verifique no seu e-mail se chegou a mensagem do e-Consular com o código de verificação para acessar o sistema. Acesse seu e-mail, e digite ou cole o código recebido por e-mail do e-Consular para completar o cadastro. Os códigos enviados por e-mail têm validade de uma hora. Caso não receba o e-mail com o código de verificação dentro de uma hora, tente novamente mais tarde ou utilize outro serviço de e-mail (por exemplo, se usa o Gmail, tente com um e-mail do Yahoo). Não esqueça de verificar sua pasta de lixo eletrônico ou spam.
Não tenho CPF e tentei me cadastrar com um endereço de e-mail, e não chegou o código de verificação para acessar o sistema para completar o cadastro. E agora?
Verifique se o e-mail do e-Consular não foi para sua caixa de lixo eletrônico ou spam. Caso permaneça o problema, tente usar outro endereço de e-mail. Os códigos enviados por e-mail têm validade de uma hora. Caso não receba o e-mail com o código de verificação dentro de uma hora, tente novamente mais tarde ou utilize outro serviço de e-mail (por exemplo, se usa o Gmail, tente com um e-mail do Yahoo).
PREENCHIMENTO
Escolhi o serviço que eu quero e só aparece uma tela com instruções e mais nada. O que faço?
Clique no botão "Iniciar serviço", ao fim da página. Aparecerá uma janela para confirmar. A partir daí, preencha todas as etapas do formulário. Acesse as explicações e passo a passo disponíveis aqui mesmo em nossa página para mais informações.
Tenho dúvidas sobre a documentação necessária para o serviço solicitado. Para quem posso perguntar?
Selecione o serviço desejado na lista de serviços do e-Consular e você verá uma tela de instruções com todas as informações, inclusive a documentação necessária. A página de instruções está disponível durante todo o preenchimento do formulário, em um botão na parte de baixo da página. As instruções para cada serviço e a documentação necessária também estão disponíveis nesta página. Caso ainda restem dúvidas, nos envie uma mensagem por e-mail. A lista de e-mails por setor está disponível na área de Contatos.
Por que tenho que preencher todas essas informações e fazer o "upload" da documentação?
O objetivo é garantir que você esteja com toda a documentação necessária para o serviço solicitado. Assim, você terá a garantia de que será atendido no dia agendado e não terá de retornar outro dia, o que resulta em respeito ao tempo do cidadão e em maior agilidade na concessão de serviços consulares. Assim, temos um atendimento mais rápido e em maior oferta de serviços para agendamento.
Como faço o "upload" dos documentos?
Ao preencher o formulário eletrônico do serviço solicitado, você verá diversos campos solicitando cópia de documento. Quando encontrar esse tipo de campo, aperte o botão abaixo dele e procure o arquivo em seu computador. Quando encontrar o arquivo, basta salvar que o sistema fará automaticamente o "upload".
O "upload" será ainda mais fácil se você utilizar um telefone celular tipo "smartphone". Ao apertar o botão, será oferecida a possibilidade de usar a câmera do celular para obter foto do documento, ou de usar a galeria de fotos do aparelho.
É muito difícil fazer o "upload" dos documentos. O que eu faço?
Na verdade, é muito fácil fazer o "upload". Você não precisa de scanner, copiadora ou qualquer outra máquina. Basta uma foto do documento feita pelo seu próprio celular. O documento não precisa estar enquadrado perfeitamente. É necessário apenas que esteja nítido.
Se estiver preenchendo o formulário eletrônico pelo seu computador, mas quiser usar o celular para fazer as fotos, basta salvar o formulário e depois entrar novamente no sistema e-Consular no aparelho celular. É possível continuar o serviço usando o celular para tirar as fotos da documentação solicitada.
Quero mais de um serviço. Preciso preencher cada um separadamente?
Alguns serviços podem ser solicitados e agendados de forma combinada no sistema e-Consular e serem realizados no mesmo dia. Por exemplo: "Registro de nascimento (com serviços opcionais)".
Caso não exista uma combinação disponível para os serviços que deseja solicitar, preencha individualmente os formulários para cada um dos serviços. As solicitações serão enviadas, validadas e agendadas separadamente.
Nesse caso, é possível agendar mais de um serviço para o mesmo dia. Para tanto, é necessário aguardar que todos os serviços solicitados sejam autorizados (validados) para que você possa agendá-los, individualmente, para uma mesma data disponível.
Caso já tenha agendado um dos serviços e não tenha data disponível para agendar o restante dos atendimentos, é possível cancelar o agendamento e remarcá-lo. Para isso, faça login no e-Consular, encontre o serviço e clique na opção "reagendar". Para saber como agendar ou reagendar pedidos, acesse em nossa página as explicações e passo a passo do sistema de agendamento.
É obrigatório preencher o formulário eletrônico quando for solicitar um serviço pelo correio?
Sim. O objetivo é que a documentação seja conferida antes, para evitar erros. Assim, você terá a garantia de que o serviço será feito. Em caso contrário, a ausência da documentação necessária resulta na devolução da solicitação. Cheque antes de enviar sua solicitação pelo correio.
Acesse em nossa página as explicações e passo a passo do sistema de agendamento, que também contém informações sobre como solicitar pedidos pelo correio, caso essa forma de atendimento esteja disponível para o serviço desejado.
Como saber se já terminei de preencher o formulário?
A depender do serviço, alguns formulários são mais longos, outros mais curtos. Preencha todas as etapas e envie as fotos dos documentos necessários. Na última etapa, você deve conferir todos os dados preenchidos e clicar em "Confirmar e enviar". Só depois de clicar nesse botão você terminou o preenchimento e o requerimento foi enviado para a validação do consulado.
Não terminei de preencher a solicitação no e-Consular. Vou perder as informações?
Não. Você pode salvar o formulário eletrônico e terminar de preencher depois. O formulário preenchido estará salvo no sistema por 30 dias. Você terá que fazer novo login no sistema e acessar o serviço solicitado.
Isso é útil caso esteja faltando algum documento. Preencha tudo que você tiver, salve o formulário e reúna os documentos necessários. Depois, basta fazer novo login e acessar novamente o formulário para continuar o preenchimento.
Acabei de preencher o formulário. Já posso ir ao Consulado/enviar a documentação pelo correio?
Ainda não. Após clicar em "Confirmar e enviar", a solicitação será analisada pelo consulado. Apenas após a aprovação você pode enviar a documentação pelo correio (caso o tipo de serviço permita) ou agendar um dia para vir ao Consulado.
Preenchi toda a solicitação no e-Consular e cliquei em "Confirmar e Enviar". Por que não aparece a agenda para marcar uma data?
Você precisa aguardar o e-mail de validação da equipe do Consulado ou a solicitação de complementação de informações. A mensagem de validação não será imediata. Tenha paciência e aguarde a comunicação do Consulado. Normalmente, o e-mail de validação que autorizará o agendamento do serviço será enviado em até cinco dias úteis, mas casos excepcionais podem requerer mais tempo para análise.
Caso o preenchimento do formulário eletrônico esteja incompleto, a equipe do Consulado enviará mensagem indicando o que está faltando. Você terá que fazer novo login no sistema, acessar o serviço solicitado e complementar as informações.
Caso você receba uma mensagem de validação, sua solicitação foi aceita. Na mensagem haverá um link para acessar a agenda de serviços.
Já mandei fotos dos documentos. Preciso levar os originais no dia do atendimento?
Sim. O envio das fotos não substitui a apresentação da documentação original no dia do atendimento. O envio das fotos serve para garantir que a documentação correta será apresentada no dia do atendimento e para evitar que o requerente perca a viagem por documentação incompleta. É muito importante sempre apresentar o comprovante de pagamento junto com o restante da documentação, na forma de "money order" da USPS.
INVALIDAÇÕES E CORREÇÕES
Enviei meu pedido para análise e ele foi negado. O que eu faço?
Seu pedido foi provavelmente invalidado e é necessário corrigi-lo, pois o Consulado constatou que há erros, falta de informações ou falta de documentos. Não se preocupe: Basta acessar novamente o e-Consular, corrigir ou complementar o que está faltando e enviar novamente para análise!
Acesse em nossa página as explicações e passo a passo do sistema de agendamento para saber como corrigir um pedido invalidado.
O Consulado fica sempre devolvendo meu pedido e não consigo agendar. O que está acontecendo?
Caso seu pedido tenha erros ou exija complemento de informações, ele será invalidado e você deve corrigir os erros ou enviar os documentos adicionais solicitados. Esse pedido de correções é feito para garantir que você será plenamente atendido no dia agendado sem correr o risco de perder a viagem por falta de documentos. Corrija seu pedido seguindo as orientações dentro do próprio sistema e-Consular e envie-o novamente para nossa análise. Siga também as instruções específicas do serviço que está solicitando.
Recebi mensagem do Consulado solicitando a complementação de informações. Tenho que preencher toda a solicitação no e-Consular novamente?
Não. O formulário preenchido estará salvo no sistema por 30 dias. Você terá que fazer novo login no sistema, acessar o serviço solicitado e complementar as informações.
Siga aqui, o nosso passo a passo com imagens para saber como corrigir um pedido invalidado.
Recebi um e-mail dizendo que meu pedido foi excluído. E agora?
Às vezes é necessário excluir um pedido porque o solicitante preencheu o formulário de um outro serviço, diferente do que ele queria. Por exemplo: foi solicitada uma autenticação de cópias quando a pessoa na verdade quer fazer um reconhecimento de firma. Nesse caso excluímos o pedido e é necessário preencher novo formulário, solicitando o serviço adequado. Pode ser também que não tenhamos como atender o pedido, como por exemplo, segundas vias de registros feitos em cartórios no Brasil (é necessário pedir no cartório brasileiro).
Leia atentamente o e-mail que enviamos, pois lá está explicado o motivo da exclusão. Caso permaneçam dúvidas, contate por e-mail, o setor responsável pelo assunto no Consulado.
AGENDAMENTO
É possível agendar mais de um serviço para a mesma data?
Alguns serviços podem ser solicitados e agendados de forma combinada no sistema e-Consular e serem realizados no mesmo dia. Por exemplo: "Registro de nascimento (com serviços opcionais)".
Caso não exista na lista uma combinação disponível para os serviços que deseja solicitar, preencha individualmente os formulários para cada um dos serviços. As solicitações serão enviadas, validadas e agendadas separadamente.
Nesse caso, é possível agendar mais de um serviço para o mesmo dia. Para tanto, é necessário aguardar que todos os serviços solicitados sejam autorizados para que você possa agendá-los, individualmente, para uma mesma data disponível.
Caso já tenha agendado um dos serviços e não tenha data disponível para agendar o restante dos atendimentos, é possível cancelar o agendamento e remarcá-lo. Para isso, faça login no e-Consular e clique na opção "reagendar".
Minha solicitação de serviço foi validada e abriu a agenda para marcação. Porém, não encontrei a data desejada e preciso do documento com urgência. Como fazer?
É possível conferir, mais tarde, se novas vagas estão disponíveis, clicando na área "datas disponíveis" dentro do e-Consular. Procuramos oferecer a maior quantidade possível de horários, mas há épocas em que há muita procura por serviços consulares e não é possível oferecer datas anteriores às que estão disponíveis no e-Consular. Justamente por isso é recomendável organizar-se com antecedência.
Alguns serviços, como passaportes, oferecem a possibilidade de envio da documentação por correio, sem necessidade de agendamento.
Acessei a página "datas disponíveis" e só aparece uma data disponível para o serviço que eu quero. Não posso agendar pra antes/depois?
A página "datas disponíveis" mostra apenas a data mais próxima disponível para o serviço, e é uma lista apenas para referência. Apenas após o preenchimento da solicitação e após a aprovação do consulado você terá a lista completa de datas disponíveis para agendamento.
Para saber mais, acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento.
Quero cancelar e reagendar meu atendimento, como faço?
Caso seja necessário cancelar o agendamento de um serviço e alterar a data, é necessário acessar o sistema e-Consular e clicar na opção "reagendar" ao lado do serviço desejado.
O Consulado recomenda que, antes de se agendar um serviço, verifique se realmente poderá comparecer naquela data e horário.
Para saber como reagendar pedidos, acesse aqui as explicações.
Agendei meu serviço, mas não vou conseguir comparecer. Posso enviar por correio?
Neste caso, acesse o e-Consular e clique na opção "reagendar" ao lado do serviço. Seu atendimento será cancelado e o site disponibilizará uma tela com novos horários e, caso o serviço permita essa modalidade, a opção para "enviar documentação por correio". Registros civis e procurações devem sempre ser feitos presencialmente e não podem ser solicitados pelo correio.