Como solicitar um serviço no Sistema e-Consular
FAZENDO O LOGIN
1- Depois de se cadastrar, entre no sistema e-Consular (ec-chicago.itamaraty.gov.br) e faça seu login. O acesso pode ser feito por celular, computador ou tablet.
- Se você tem um número de CPF, clique em "Entrar com GOV.BR".
- Se não tiver, acesse o sistema em “clique aqui para entrar com e-mail e senha”.
ESCOLHENDO O SERVIÇO
2- Após cadastro e login, você será automaticamente direcionado à página principal do sistema, em que é possível escolher o serviço desejado, clicando em "Novo serviço" e confirmando que deseja "Iniciar serviço".
3- Selecione o serviço desejado e clique no botão "Iniciar".
4- Confirme a solicitação clicando "Iniciar serviço"
PREENCHENDO AS INFORMAÇÕES
5- Leia atentamente as instruções e preencha todos os campos com as informações solicitadas. Informe se o serviço está sendo solicitado para si mesmo ou em nome de um terceiro.
6- Preencha seus dados e faça upload das imagens ou tire fotos da documentação exigida em cada campo do formulário eletrônico.
7- Ao final de cada página, clique em "Próxima etapa".
FINALIZANDO O PREENCHIMENTO
8- Leia e aceite as declarações e termo de uso, informando estar ciente tanto de trazer a documentação original solicitada quanto o pagamento no formato "Money Order" do USPS.
9- Após preencher todas as informações, será gerada uma página para conferência dos dados inseridos.
10- Caso as informações estejam todas corretas, envie seu requerimento para validação clicando no botão verde "Confirmar e enviar".
SOLICITAÇÃO ENVIADA COM SUCESSO
11- Após o envio, o sistema mostrará uma mensagem em verde, informando que a solicitação foi enviada com sucesso.
AGUARDANDO A ANÁLISE DO CONSULADO
12- Após o fim do preenchimento e envio da solicitação, o pedido será analisado pelo consulado, em um processo que se chama validação. Em até 5 dias úteis, a equipe do Consulado enviará um e-mail autorizando o agendamento ou solicitando complementação das informações. Você também pode verificar o andamento da análise dentro do próprio sistema E-Consular, na área "Meus serviços".
CORREÇÃO DE REQUERIMENTO (INVALIDAÇÃO)
13- Caso o requerente receba mensagem via e-mail informando sobre pendências (invalidação), ele deverá fazer as correções necessárias e enviar o pedido novamente.
14- As pendências estarão descritas na própria solicitação do e-Consular. Neste caso, efetue a correção solicitada e envie o pedido novamente para análise através do botão "Confirmar e enviar".
VALIDAÇÃO
15- Se a sua documentação estiver correta, o requerimento será validado e, no sistema E-Consular, serão oferecidos os horários disponíveis para agendamento. Após a validação, o requerente também receberá um e-mail com orientações para atendimento. Para alguns serviços, também será oferecida a opção de envio por correio.
Observação: A forma de atendimento oferecida (agendamento e/ou correio) pode variar de acordo com o serviço. Verifique as instruções do serviço desejado em nossa página: https://www.gov.br/mre/pt-br/consulado-chicago/servicos-consulares