Como se cadastrar no Sistema e-Consular
O solicitante que necessite de um serviço junto ao Consulado-Geral do Brasil em Chicago pode acessar a plataforma e-Consular de duas formas:
CADASTRANDO UMA CONTA GOV.BR
1. Acesse o sistema e-Consular pelo endereço https://ec-chicago.itamaraty.gov.br/
2. Clique em "Entrar com GOV.BR". Você será redirecionado(a) para o site do acesso gov.br.
3. Digite seu CPF na área "Acesse sua conta com" e clique em avançar.
4. Caso você já tenha feito cadastro no GOV.BR em outra oportunidade, digite sua senha. Após o login, você será novamente direcionado(a) ao e-Consular. Caso já esteja cadastrado e não lembre da senha, siga as orientações para recuperar o cadastro ou a senha GOV.BR.
5. Caso ainda não tenha cadastro, clique em "Crie sua conta gov.br" e siga as instruções na tela.
6. Caso seja seu primeiro acesso ao GOV.BR, após o fim do cadastro no portal, você será direcionado de volta ao sistema e-Consular. Selecione o país onde se encontra (no caso do Consulado em Chicago, escolha Estados Unidos da América), e escolha o posto consular onde deseja ser atendido.
7. Caso seja seu primeiro acesso, clique novamente em "Entrar com GOV.BR";
8. Digite seu CPF na área "Acesse sua conta com", clique em avançar e digite a senha que acabou de cadastrar. Após o login, você será novamente direcionado(a) ao e-Consular e você já estará dentro do sistema. Clique em "Novo serviço" e faça sua solicitação.
CADASTRANDO-SE COM E-MAIL, SEM CPF
1. Se você não possui CPF ou não conseguir se cadastrar via GOV.BR, é possível fazer o seu cadastro informando apenas um e-mail, clicando na opção "clique aqui para entrar com e-mail e senha".
2. Caso esteja acessando o sistema pela primeira vez, clique em "não tenho cadastro". Caso já tenha se cadastrado anteriormente, informe seu e-mail e senha e acesse o sistema;
3. Ao escolher a opção "não tenho cadastro", você deverá informar um endereço de e-mail. Digite o e-mail desejado e clique em "Enviar";
4. Um código de verificação será enviado para o e-mail informado. Sem fechar esta janela/aba do navegador de internet, verifique sua caixa particular de e-mail.
Observação: O consulado só pode oferecer orientações sobre o sistema e-Consular, e não pode orientar sobre como operar celulares ou como acessar endereços particulares de e-mail
5. O requerente receberá, em sua caixa de e-mail, um código de verificação. É possível que o e-mail com o código de verificação não seja enviado imediatamente, mas normalmente é enviado em poucos minutos. Caso não tenha recebido o e-mail com o código, verifique sua caixa de spam ou lixo eletrônico. O código tem validade de uma hora. Caso não tenha recebido o código nesse período, tente novamente o procedimento mais tarde ou tente com um outro serviço de e-mail (por exemplo, se usa o Gmail, tente com o Yahoo).
Observação: O código acima é apenas um exemplo. O código enviado a seu e-mail será outro, único para o seu cadastro
6. Volte à página ou aba do e-consular que ficou aberta, digite o código de verificação recebido por e-mail e clique em "Verificar".
Observação: O código acima é apenas um exemplo. O código enviado a seu e-mail será outro, único para o seu cadastro.
7. Defina uma senha pessoal, de sua escolha, que será sempre usada ao acessar o e-consular, e clique em "Enviar".
8. Atualize seus dados de contato e clique em "Enviar".
9. A partir desse momento, basta digitar seu e-mail e senha sempre que quiser acessar o sistema. Clique em "Novo serviço" e faça sua solicitação.