Notícias
Eleições Municipais de 2024
As Eleições Municipais de 2024 estão se aproximando. O primeiro turno será realizado em 6 de outubro e o segundo turno, onde houver, ocorrerá em 27 de outubro. Com vistas a informar a comunidade brasileira na Argentina, o Consulado divulga os procedimentos a serem seguidos de acordo com a situação de cada eleitor.
Eleitor com domicílio eleitoral no exterior
Tendo em conta que eleitores com domicílio eleitoral no exterior apenas votam nas eleições presidenciais, o eleitor inscrito para votar no Consulado em Buenos Aires, ou nos demais Consulados ou Embaixadas brasileiras, não deverá comparecer às urnas em 2024.
Eleitor com domicílio eleitoral no Brasil
O eleitor com domicílio eleitoral no Brasil que deixar de votar nas Eleições Municipais de 2024 deve justificar a ausência à Justiça Eleitoral. Dessa forma, eleitores que estejam na Argentina nos dias das Eleições Municipais de 2024, mas que tenham mantido título de eleitor no Brasil, deverão justificar a ausência. Esse procedimento poder ser feito no dia da eleição ou após a votação.
Quem estiver fora do domicílio eleitoral na data do pleito poderá, no mesmo dia e horário da votação, justificar a falta pelo aplicativo e-Título.
O eleitor que não votar e não justificar a falta no dia da eleição poderá fazê-lo via requerimento a ser apresentado em qualquer zona eleitoral no Brasil ou pelo app e-Título nas seguintes datas:
• até 5 de dezembro de 2024, para ausência no 1º turno (06.10.2024);
• até 7 de janeiro de 2025, para ausência no 2º turno (27.10.2024, onde houver).
Não será possível justificar, no Consulado, a falta no dia da eleição.
Para informações adicionais, por favor, acessar a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) [https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Marco/eleicoes-2024-conheca-as-alternativas-para-justificar-a-ausencia-se-nao-puder-votar].