Promoção Comercial
Os SECOMs (Setores de Promoção Comercial) do Ministério das Relações Exteriores, localizados em 104 Embaixadas e Consulados ao redor do mundo, fornecem assistência a empresas estrangeiras que desejam investir no Brasil ou importar produtos ou serviços brasileiros, além de promover o Brasil como destino turístico. Os SECOMs também reúnem e divulgam, para o empresariado nacional, informações sobre negócios e oportunidades de investimento em sua região de atuação.
Na Espanha, a Embaixada do Brasil em Madri e o Consulado-Geral do Brasil em Barcelona possuem setores de Promoção Comercial.
O SECOM de Barcelona tem como objetivo fortalecer os laços econômicos, comerciais e empresariais entre o Brasil e as seguintes jurisdições na Espanha: Catalunha, Ilhas Baleares, Valencia, Rioja, Múrcia, Navarra, País Basco, Andorra e Aragão
A exemplo dos demais SECOMs na Europa, o SECOM Barcelona trabalha em estreita colaboração com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex-Brasil, EMBRATUR, governos estaduais e municipais e associações setoriais brasileiras.
Entre as funções desempenhadas, destacam-se o atendimento a consultas de cidadãos e empresas brasileiras, manutenção de cadastro de empresas importadoras espanholas; cooperação com câmaras de comércio e associações de classe; participação em feiras e eventos; apoio e acompanhamento de missões empresariais e governamentais; organização de congressos e seminários de promoção econômica do Brasil.
Chefe do Setor: Conselheiro Luis Fernando Machado
Técnica: Ana Cristina Chaer Dib Netto
Relação Bilateral
Brasil e Espanha são grandes parceiros estratégicos, devido à importância do intercâmbio comercial entre as duas regiões, à forte presença de investimentos de empresas espanholas no mercado brasileiro e ao interesse mútuo de seus cidadãos pelo idioma e cultura de ambos países.
A Espanha é a 15ª economia do mundo e a 4ª da União Europeia. Em 2022, o PIB do país cresceu 5,5% em relação a 2021, somando US$ 1,4 trilhão. O setor de serviços e a indústria têm o maior peso na economia e são responsáveis por mais de 91% do PIB. O PIB per capita espanhol está em torno de US$ 30,5 mil.
O país oferece oportunidades de negócios interessantes em setores-chave como o de TICs, energias renováveis, saúde, biotecnologia, meio ambiente, turismo, aeroespacial e automotivo.
Além disso, a Espanha caracteriza-se pela elevada qualidade de vida. Em 2021, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), foi de 0,905, situando o país na 27ª posição do ranking elaborado pela Nações Unidas. O IDH baseia-se nos indicadores de educação, expectativa de vida, renda, saúde, entre outros, para avaliar o bem-estar de uma população. Quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento do país.
Comércio
Com superávit na balança comercial brasileira ao longo dos últimos seis anos, as exportações brasileiras para a Espanha somaram US$ 5,4 bilhões, em 2021. Soja e petróleo foram responsáveis por cerca de metade das exportações do Brasil para o mercado espanhol. Segundo o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil, 404 produtos brasileiros têm potencial competitivo nesse mercado.
A Catalunha exerce papel de destaque nas relações comerciais entre Brasil e Espanha. Segundo dados da ACCIÓ (Agência para a Competitividade das Empresas), em 2021 a região exportou para o Brasil US$ 700 milhões, alta de 22% em relação ao ano anterior. Em 2021, a Catalunha foi responsável por 25,4% das exportações espanholas ao Brasil.
Por outro lado, em 2021 as importações do Brasil originárias da Catalunha somaram US$ 1,28 bilhão, aumento de 29% em comparação com 2020. No ano passado, a região foi responsável por 26% das importações espanholas procedentes do Brasil.
Investimentos
A Espanha é o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos. As empresas espanholas acumulam um estoque de investimentos de US$ 60,2 bilhões, segundos dados do Instituto de Comércio Exterior (ICEX). Grandes empresas espanholas, como Repsol, Banco Santander, Telefônica, Iberdrola e Meliá estão presentes no Brasil.
O Brasil acumula um estoque de investimentos dfe US$ 7 bilhões, representando ainda grande potencial de crescimento.
Guia Como Empreender na Espanha
Apresentação do novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo brasileiro
Links úteis
Invest & Export Brasil: o portal reúne informações voltadas para agentes nacionais e estrangeiros interessados em exportar, importar ou investir no Brasil.
PEIEX: programa de qualificação para a exportação oferecido pela Apex-Brasil para que a empresa inicie o processo de exportação.
Instituto de Comércio Exterior (ICEX): entidade pública que tem como principal objetivo a promoção e internacionalização das empresas espanholas, bem como a atração de investimento estrangeiro para a Espanha.
Barcelona Activa: agência de desenvolvimento econômico de Barcelona oferece suporte integral para quem quer abrir uma empresa na cidade ou encontrar um posto de trabalho.
ACCIÓ: agência para competitividade da empresa focada na promoção da inovação e internacionalização de negócios. Possui uma rede de 40 escritórios ao redor do mundo.
Directorio de Empresas Exportadoras e Importadoras: base de dados onde é possível encontrar importadores espanhóis de distintos produtos, fornecendo o código tarifário TARIC. O código TARIC se assemelha ao NCM. Na página eletrônica há uma janela de ajuda ao lado do ícone “cod. TARIC”, que permite identificar a classificação correta do produto. Também é possível selecionar importadores por período (ano) e país de procedência.
Câmara de Comércio Brasil-Catalunha (CCBC): fundada em 2011, a Câmara de Comércio Brasil-Catalunha conta com cerca de 200 sócios. Seu principal objetivo é promover e facilitar as relações comerciais entre Brasil e Catalunha.
Boletim "Promoción Comercial y Tecnológica do Consulado-General del Brasil en Barcelona en foco"
Para receber o boletim, inscreva-se aqui: https://forms.office.com/r/qTvz6LdEJg