Achados e Perdidos
DOCUMENTOS OU OBJETOS PESSOAIS ENCONTRADOS
Documentos extraviados no exterior, pertencentes a brasileiros, que sejam entregues pelas autoridades locais ou por outros meios às repartições consulares ficarão à disposição dos titulares por um período de dois (2) meses. Caso não sejam reclamados dentro desse prazo, serão encaminhados ao setor de "Achados e Perdidos" da agência central dos Correios em Brasília.
Objetos pessoais perdidos no exterior, pertencentes a brasileiros, ficarão à disposição dos titulares por um período de dois (2) meses. Caso não sejam reclamados dentro desse prazo, serão tratados da seguinte forma:
- cartões de crédito/débito serão inutilizados (corte nas pontas) e (i) encaminhados aos Correios quando houver ao menos um documento pessoal ou (ii) descartados pelo consulado quando não houver qualquer documento que os acompanhe;
- itens pessoais (carteiras, bolsas, mochilas, roupas, etc.) serão doados a instituições de caridade;
- valores em espécie serão recolhidos à conta-geral da União ao final de cada ano fiscal.
Retirada no Consulado
Estarão autorizados a retirar os bens extraviados:
- O proprietário, que, além de identificado pela foto, deverá fornecer o nome dos pais e apresentar boletim de ocorrência (original e cópia);
- O representante legal ou outra pessoa que tenha autorização por escrito do titular do documento e apresente também o boletim de ocorrência (original e cópia);
- Os pais ou responsáveis munidos de carteira de identidade quando forem retirar bens de menores de 18 anos.
Retirada no Brasil
Os Correios disponibilizam a retirada dos documentos por 60 (sessenta) dias no setor de Achados e Perdidos em Brasília. Todos os documentos recebidos são devidamente cadastrados e relacionados, sendo possível a consulta por interessados por meio do seguinte link: https://www2.correios.com.br/servicos/achados_perdidos /default.cfm.
O valor para a retirada dos documentos junto aos Correios, dentro do prazo acima informado, é de R$6,55 (seis reais e cinquenta e cinco centavos), com acréscimo de taxa de postagem caso a retirada não seja efetuada em Brasília.
Findo o prazo, os documentos pessoais são enviados aos respectivos órgãos emissores nos estados em que foram emitidos, e devem ser solicitados pelos interessados diretamente junto a tais unidades.
Relação de cidadãos cujos documentos ou objetos pessoais se encontram no Consulado-Geral do Brasil em Barcelona:
(caso seu nome esteja listado na relação abaixo, encaminhe um e-mail para info.barcelona@itamaraty.gov.br com o assunto "Achados e Perdidos" seguido de seu nome completo.)
Alesson Lacerda Lima
Ariely Neves Oliveira
Diego Rafael da Silva
Elisangela de Oliveira Santos
Felipe Ferreira Machado
Francisca Bianca Cavalcante Maciel
Francisca Maria Maglio de Freitas
Genicia Arraiz Cardoso
João Gabriel Valadares de Faria
Jurema Soares Pujals
Kauã Rodrigues Gomes
Katia Lorena Lucinda Alves
Leonir Carlos Barreto
Lucas Rafael Moura
Lucca D’Arco Polastro
Luismar Campos de Carvalho
Maria Lucia Gonçalves Leite
Maria Raquel Costa Vieira
Marina Montingelli Ortega
Maycon de Paula e Souza
Melanie Christine Reichman Rodrigues
Pedro Congrati Grillo
Pedro Fernando Cavalcante Lima
Sandra Barbosa Oliveira
Stefany Mera Amezquita Gonçalves
Vera Lucia Tavares de Andrade