Perguntas e respostas sobre o e-Consular
-> O que é o e-consular?
É o novo sistema de solicitação de serviços consulares, que será adotado pelo Consulado-Geral do Brasil em Atlanta no decorrer das próximas semanas. Inicialmente, será oferecido para passaporte.
-> Qual site eu utilizo para agendar um serviço consular?
Para agendar um serviço, deverá ser utilizado o sistema e-consular, no endereço ec-Atlanta.itamaraty.gov.br
-> Eu coloco meu e-mail para fazer o login, mas não consigo acessar o e-consular. O que aconteceu?
Não basta inserir o e-mail para entrar no e-consular. Verifique no seu e-mail se chegou a mensagem do e-consular com link para acessar o sistema. Clique no link da mensagem.
-> Eu chequei o meu e-mail e não chegou a mensagem com o link entrar no sistema. E agora?
Verifique se o e-mail do e-consular não foi para sua caixa de spam. Caso permaneça o problema, tente usar outro endereço de e-mail.
-> Por que tenho que preencher todas essas informações e fazer o “upload” da documentação?
O objetivo é garantir que você esteja com toda a documentação correta necessária para o serviço solicitado. Dessa forma, o serviço desejado será atendido com maior eficiência em menor prazo.
Caso seja identificada alguma incorreção ou omissão de documentos, você será orientado a corrigi-la(s) antes de comparecer ao Consulado.
Assim, o sistema e-consular permitirá maior agilidade na concessão de serviços consulares, o que resultará em atendimento mais rápido e em maior oferta de serviços para agendamento, correio.
O novo sistema também visa a evitar fraudes e utilização ilícita do sistema de agendamento.
-> Preenchi toda a solicitação no e-consular e finalizei o serviço. Por que não aparece a agenda para marcar uma data?
Você precisa aguardar o e-mail de validação da equipe do Consulado-Geral ou a solicitação de complementação de informações. A mensagem de validação não será imediata. Tenha paciência e aguarde a comunicação do Consulado-Geral. Normalmente, o e-mail de validação que autorizará o agendamento do serviço será enviado em até sete dias úteis, mas casos excepcionais podem requerer mais tempo para análise. Uma vez validada a documentação para envio por correio ou "dop box", o serviço pode ser iniciado de imediato, sem qualquer espera adicional.
Caso o preenchimento do formulário eletrônico esteja incompleto, a equipe do Consulado-Geral enviará mensagem indicando o que está faltando. Você terá que fazer novo login no sistema, acessar o serviço solicitado e complementar as informações.
Caso você receba mensagem de validação, sua solicitação foi aceita. A partir daí, acesse o e-consular para prosseguir com o agendamento.
-> Recebi mensagem do Consulado-Geral solicitando a complementação de informações. Tenho que preencher todo a solicitação no e-consular novamente?
Não. O formulário preenchido estará salvo no sistema por 30 dias. Você terá que fazer novo login no sistema, acessar o serviço solicitado e complementar as informações.
-> Não terminei de preencher a solicitação no e-consular. Vou perder as informações?
Não. Você pode salvar o formulário eletrônico e terminar de preencher depois. O formulário preenchido estará salvo no sistema por 30 dias. Você terá que fazer novo login no sistema e acessar o serviço solicitado.
Isso é útil especialmente no caso de que esteja faltando algum documento. Preencha tudo que você tiver, salve o formulário e reúna os documentos necessários. Depois, basta fazer novo login e acessar novamente o formulário.
-> Como faço o upload dos documentos?
Ao preencher o formulário eletrônico do serviço solicitado, você verá diversos campos solicitando cópia de documento. Quando encontrar esse tipo de campo, aperte o botão abaixo dele e procure o arquivo em seu computador. Quando encontrar o arquivo, basta salvar que o sistema fará automaticamente o upload.
O upload será ainda mais fácil se você utilizar um telefone celular tipo smartphone. Ao apertar o botão, será oferecida a possibilidade de usar a câmera do celular para obter foto do documento, ou de usar a galeria de fotos do aparelho.
-> É muito difícil fazer o “upload” dos documentos! O que eu faço?
Na verdade, é muito fácil fazer o upload. Você não precisa de scanner, copiadora ou qualquer outra máquina. Basta uma foto do documento feita pelo seu próprio celular. O documento não precisa estar enquadrado perfeitamente. É necessário apenas que esteja nítido.
Se estiver preenchendo o formulário eletrônico pelo seu computador, mas quiser usar o celular para fazer as fotos, basta salvar o formulário e depois entrar novamente no sistema e-consular no aparelho celular. É possível continuar o serviço usando o celular para tirar as fotos da documentação solicitada.
-> É obrigatório preencher o formulário eletrônico quando for solicitar um serviço pelo correio?
Sim. O objetivo o de que a documentação seja conferida antes do envio para evitar erros. O envio sem a prévia solicitação do serviço por meio do e-consular resultará em devolução imediata dos documentos.
-> Preciso solicitar o serviço com urgência. Como eu faço?
Primeiro, dê início à solicitação no e-consular. Encaminhe e-mail para o setor responsável (lista de endereços aqui), justificando a urgência e aguarde contato do setor sobre seu caso.
-> Minha solicitação de serviço foi validada e abriu a agenda para marcação. Porém, não encontro a data desejada. Como fazer?
Novas datas e horários são abertos diariamente pelo sistema. Além disso, alguns serviços, como passaportes, oferecerão a possibilidade de envio da documentação por correio ou coleta/drop off, sem necessidade de agendamento.
-> Tenho dúvidas sobre a documentação necessária para o serviço solicitado. Para quem posso perguntar?
O Consulado-Geral atende ao público somente por meio do correio eletrônico. Leia atentamente a área deste sítio eletrônico referente ao serviço desejado. Caos permaneçam dúvidas, encaminhe e-mail para o setor responsável (lista de endereços aqui)
-> Não consigo usar o sistema de agendamento. O que eu faço?
Leia a seção de perguntas e respostas ou acesse o tutorial com as explicações e passo a passo do sistema de agendamento.
-> Eu entrei no site de agendamento mas aparece apenas uma página em branco. Qual o problema?
Versões antigas de navegadores da Internet, em especial o Internet Explorer, não são suportadas pelo e-consular. Caso encontre esse problema, atualize seu navegador ou utilize um navegador diferente, como Mozilla Firefox, Google Chrome ou Safari.
-> É possível agendar mais de um serviço para a mesma data?
Alguns serviços podem ser agendados de forma combinada no sistema e-consular (https://ec-Atlanta.itamaraty.gov.br) e serem realizados no mesmo dia. Essa opção, atualmente, está disponível para os seguintes serviços: Atestado de Vida + Procuração para INSS e Registro de Nascimento para menores de 12 anos + primeiro passaporte.
Além da opção de serviços combinados, também é possível agendar mais de um serviço para o mesmo dia. Para tanto, é necessário aguardar que todos os serviços solicitados sejam autorizados para agendá-los, individualmente, para uma mesma data disponível.
Caso já tenha agendado um dos serviços e não tenha data disponível para agendar o restante dos atendimentos, é possível cancelar o agendamento e remarcá-lo. Para isso, faça login no e-consular (https://ec-Atlanta.itamaraty.gov.br) e clique na opção "cancelar agendamento".
Só é possível cancelar e remarcar seu atendimento uma única vez. Se precisar cancelar novamente ou não comparecer no dia e horário agendado, será necessário fazer uma nova solicitação do serviço.
-> Quero cancelar e reagendar meu agendamento, como faço?
Caso seja necessário cancelar o agendamento de um serviço e alterar a data, é necessário acessar o sistema e-consular (ec-Atlanta.itamaraty.gov.br) e clicar na opção "reagendar" ao lado do serviço desejado.
Somente é possível remarcar o agendamento uma única vez. Caso o agendamento seja cancelado novamente, será necessário fazer uma nova solicitação do serviço.
O Consulado recomenda que, antes de se agendar um serviço, verifique se realmente poderá comparecer naquela data e horário.
-> Agendei meu serviço, mas não vou conseguir comparecer. Posso enviar por correio?
Neste caso, acesse o e-consular (https://ec-Atlanta.itamaraty.gov.br) e clique na opção "reagendar" ao lado do serviço. Caso seja sua primeira tentativa de reagendamendo, seu atendimento será cancelado e o site disponibilirá uma tela com novos horários e a opção para "enviar documentação por correio ou coleta". Caso você já tenha alterado anteriormente o horário para este atendimento, será necessário fazer uma nova solicitação do serviço.
-> Que serviços podem ser solicitados via correio?
Todos os serviços podem ser solicitados pelo correio, com a exceção de:
- Procurações
- CPF
- Registros (nascimento, casamento, óbitos, etc);
- Documentos militares
- Reconhecimento de assinatura por autenticidade
-> Como fica o serviço de coleta/drop off?
A coleta e entrega de documentos via coleta/drop off permanece, agora com horário ampliado: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h as 12h e das 13h às 15h
A entrega de documentos por coleta/drop off também deverão obrigatoriamente ser precedidas da validação dos documentos solicitadados via e-consular por parte do setor responsável.
Os documentos recebidos no Consulado sem validação prévia via e-consular serão imediatamente devolvidos.