Violência Doméstica e de Gênero
Você está passando por violência doméstica ou de gênero?
Se você ou alguém próximo a você estiver se sentindo ou vivenciando as situações abaixo, pode estar sofrendo violência doméstica e/ou de gênero:
- Você se sente envergonhada e sempre vigilante;
- Medo de expressar suas opiniões e desejos ao parceiro;
- Seu parceiro faz comentários negativos sobre você, a intimida ou ameaça;
- Ele é extremamente exigente e ciumento, proibitivo e controlador;
- Você perdeu contato com amigos ou familiares por causa do relacionamento;
- Seu parceiro joga ou quebra objetos quando está com raiva;
- Você teme pela sua segurança e de seus filhos;
- Seu parceiro já abusou fisicamente de você;
- Seu parceiro já a espancou.
Como agir caso esteja passando por violência doméstica?
Cidadãs brasileiras residentes ou de passagem pelos Países Baixos que tenham sido vítimas de violência doméstica ou de gênero nos Países Baixos devem:
- Em emergências, contatar a polícia e/ou ambulância, por meio do número 112;
- Em casos não emergenciais, recorrer ao Veilig Thuis (`Casa Segura`), que é o Centro de Aconselhamento e Denúncia de Violência Doméstica e Abuso Infantil, disponível em toda a Holanda, bem como relatar o ocorrido ao médico de família, Ambos Veilig Thuis e médico de família darão orientações sobre os serviços regionais de apoio às vítimas.
Em caso de violência sexual, informar seu médico de família e/ou ligar para o Centro de Assédio Sexual, no número 0800 0188.
O setor de assistência do Consulado poderá ser notificado, para acompanhamento do caso, pelo e-mail assist.amsterdam@itamaraty.gov.br.
Em casos de emergência, o contato inicial poderá ser feito por telefone, por meio dos números 06 51 55 48 36 (plantão consular, 24/7) ou +55 61 98260-0610 (plantão consular do Itamaraty, 24/7).
Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher - Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) do Brasil.
Além destas possibilidades, a “Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180” é um serviço atualmente oferecido pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). É uma política pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher em âmbito nacional e internacional.
Além de registrar denúncias de violações contra mulheres, encaminhá-las aos órgãos competentes e realizar seu monitoramento, o “Ligue 180” também dissemina informações sobre direitos da mulher, amparo legal e a rede de atendimento e acolhimento.
Por meio de ligação gratuita e confidencial, esse canal de denúncia funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, no Brasil e em outros 16 países, incluindo os Países Baixos.
Para acessar o serviço por telefone dos Países Baixos, ligue para 0800 022 0655, disque 1 e informe o número 61 3799-0180.
👉 O ‘Ligue 180’ agora também tem canal por WhatsApp.
📞 Atendente virtual vai dar orientações e encaminhar denúncias de violência contra a mulher.
✅️ Novo canal faz parte da estratégia para zerar casos de feminicídio até 2026.
📣 Para adicionar o Ligue 180 no WhatsApp, basta enviar uma mensagem para o número (61) 9610-0180.