Conselho de Cidadania dos Países Baixos
O Conselho de Cidadania dos Países Baixos é constituído por membros voluntários da comunidade brasileira que residem nos Países Baixos, eleitos por esta para um mandato de dois anos, sem remuneração, como organização da sociedade civil, visando ao benefício de comunidade de brasileiros(as) residentes nos Países Baixos.
O Conselho é um dos foros mais importantes na interlocução entre esta comunidade e o Consulado-Geral do Brasil em Amsterdã, autoridades e organizações brasileiras e as autoridades dos Países Baixos.
Todos os cidadãos brasileiros residentes nos Países Baixos são igualmente dignos de atenção e diálogo por parte do Conselho sem discriminação de raça; etnia; identidade de gênero; faixa etária; orientação sexual; credo religioso e/ou filosófico; posicionamento político e/ou ideológico, em situação migratória regular ou não, perante as autoridades holandesas.
O Conselho tem por objetivos:
- Permitir troca de ideias e coleta de informações;
- Aconselhar, planejar e implementar projetos em benefício da comunidade brasileira local;
- Promover o diálogo na comunidade entre seus diferentes segmentos;
- Estimular o uso do idioma português como língua de herança na comunidade e no interior dos lares de famílias com brasileiros em acordo com estas;
- Dar visibilidade aos talentos locais da comunidade brasileira e fora dela, que sejam conectados à cultura brasileira;
- Aproximar os brasileiros que vivem no estrangeiro e a rede consular;
- Estabelecer a interlocução Governo-Sociedade Civil no exterior;
- Colaborar com Conselhos de outras jurisdições consulares em atividades conjuntas;
- Representar o CRBE – Conselho de Residentes Brasileiros no Exterior – nos Países Baixos e ser interlocutor entre a organização local e esta associação internacional;
- Aconselhar, participar, debater e votar como Conselho dos Países Baixos nas diferentes instâncias do CRBE, incluindo as decisórias.
O Conselho é composto por mesas temáticas que visam a auxiliar a comunidade brasileira em diversas áreas, tais como: cultura, educação, empreendedorismo e trabalho, questões jurídicas e assuntos consulares, bem-estar e saúde, associativismo, política e cidadania, questões sociais e de gênero, esporte e turismo e comunicação.
Membros Eleitos para o Biênio 2023-2024
Pedro Vono – Presidente
Luiza Monteiro – Vice-Presidente e Conselheira da Mesa de Cultura
Suellen Kiefer – Secretária Executiva e Conselheira da Mesa de Bem-Estar e Saúde
Jessica Mitzi – Conselheira da Mesa de Questões Sociais e de Gênero
Colaboradores: Ana Gabi, Cristina Vassimon, Marisa Alencar, Isabelle Bento de Sousa, Alessandro de Tarso, Laís de Bem, Nayla, Thiago Lúcio Rodrigues de Souza, Mariana Rigotto, Maria Duarte, Matheus Alves, Paulo Henrique, Romi.
Contato
O Conselho de Cidadania dos Países Baixos se reune a cada dois meses, na última quinta-feira de um mês, às 19hs, para as suas reuniões ordinárias na sede do Consulado-Geral do Brasil em Amsterdã.
Para ficar por dentro das atividades e reuniões do Conselho, entre em contato conosco através:
Website: www.conselhopaisesbaixos.com
Facebook: www.facebook.com/conselhonl
Instagram: www.instagram.com/conselhonl
YouTube: https://bit.ly/conselhonl