Agendamento
Instruções de Preenchimento do E-Consular
Informações gerais
a. O e-consular é o sistema de solicitação de serviços adotado pelo Consulado-Geral do Brasil em Amsterdã.
b. Antes de iniciar sua solicitação online, verifique em nosso site a documentação completa necessária para cada serviço, e se você tem todas elas em mãos.
c. As datas para agendamento não são disponibilizadas automaticamente. Para agendar, é preciso enviar pelo sistema todos os documentos requeridos para cada serviço (fazer o upload das imagens). Após a avaliação e validação da documentação pelo consulado, você poderá agendar seu atendimento.
d. No dia do atendimento, é obrigatória a apresentação do original de todos os documentos enviados pelo sistema.
e. Chegue 15 minutos antes de seu horário agendado. Consulentes que se apresentem com atraso maior de 5 minutos não serão atendidos, e deverão realizar novo agendamento para data futura.
f. Não serão recebidas solicitações de serviços que não sejam feitas pelo sistema e-consular.
g. Para cada serviço que deseje realizar, será necessário agendar um horário separado. Por exemplo: para requisição de 3 passaportes, deverão ser realizados três agendamentos separadamente; para requisição de duas autenticações e duas certidões de nascimento, quatro agendamentos. Para que os diferentes serviços de que necessita sejam produzidos na mesma data, ao realizar o primeiro agendamento, procure um dia que apresente vários horários disponíveis. Após a confirmação do primeiro agendamento, clique no botão "Agendar outros serviços" e repita o procedimento.
h. Aqueles que compareçam ao Consulado-Geral pessoalmente sem horário agendado não poderão ser atendidos, pois o recebimento das pessoas que marcaram atendimento com antecedência seria prejudicado.
i. Agendamentos não são feitos por telefone, somente pelo site ec-amsterda.itamaraty.gov.br .
Please use this link to make your appointment at the General Consulate of Brazil: ec-amsterda.itamaraty.gov.br .
Passo-a-passo
1. Faça o login
Entre no sistema e-consular (ec-amsterda.itamaraty.gov.br) e faça seu cadastro.
O acesso pode ser feito pelo computador, tablet ou celular.
Se você tem um número de CPF, clique em "Entrar com GOV.BR". Caso contrário, selecione "clique aqui para entrar com e-mail e senha".
2. Siga as instruções do portal GOV.BR
Você poderá informar seu número de CPF e nome completo para criar o perfil na plataforma GOV.BR.
Siga atentamente os passos do sistema.
Você receberá um e-mail com um código, que deverá ser inserido no sistema para criação do perfil.
* Verifique sua caixa de spam caso não tenha recebido o e-mail do sistema com o código de acesso. Se não encontrar o e-mail na caixa de spam, sugerimos realizar o cadastro com outro endereço de e-mail.
3. Selecione o país onde deseja solicitar serviços
Após criado seu perfil, você será direcionado para a página do Serviço Consular Brasileiro, em que deverá escolher o país onde se encontra.
Abra a lista e escolha "Países Baixos".
Escolha "Amsterdã".
Em seguida, clique em "Solicitar serviços nesta repartição consular".
4. Escolha o serviço
Você será automaticamente direcionado à página principal do sistema, em que é possível escolher o serviço desejado, clicando em "novo serviço".
Selecione o serviço e clique em "Iniciar".
5. Preencha as informações
Leia atentamente as instruções e preencha todos os campos com as informações solicitadas.
Faça upload das imagens da documentação exigida em cada campo do formulário eletrônico.
Ao final, clique em "Próxima etapa".
6. Finalize a solicitação
Após preencher todas as informações, será gerada uma página para conferência dos dados inseridos.
Leia atentamente cada item, corrija os dados se necessário e envie seu requerimento para validação, clicando no botão verde ao final da página.
7. Solicitação enviada com sucesso
Após o envio, o sistema mostrará uma mensagem em verde, como a da imagem abaixo.
8. Aguarde a resposta do consulado
Em até 5 dias úteis, a equipe do consulado enviará um e-mail autorizando o agendamento ou solicitando complementação das informações.
9. Correção do requerimento
Caso você tenha recebido mensagem informando sobre pendências, faça a correção necessária e reenvie o formulário para validação.
É possível conferir qual é a pendência no próprio sistema (na imagem, em laranja).
10. Validação e agendamento
Se a sua documentação estiver correta, o consulado enviará e-mail com um link para acessar a agenda de serviços.
Acesse o link e agende o atendimento na data desejada.