Notícias
Discurso da Secretária-Geral das Relações Exteriores no lançamento da candidatura do Brasil à Organização Ibero-Americana da Juventude
Sejam muito bem-vindos!
Saúdo especialmente todos os jovens, cuja presença, hoje, no Itamaraty, é muito importante.
Estamos cada vez mais seguros do papel fundamental e estratégico a ser desempenhado pela juventude nas discussões sobre temas da agenda internacional.
Necessitamos contar com a contribuição e participação dos jovens nos processos de tomada de decisão, de modo a orientar a ação de todos os países. Não há como falar em mudança climática, reforma da governança global, Agenda 2030 e tantos outros temas sem a efetiva presença dos jovens.
Precisamos trabalhar juntos para ampliar cada vez mais nossa capacidade de articulação com as representações e lideranças da juventude.
Nesse sentido, a candidatura do brasileiro Alexandre Pupo à Secretaria-Geral da Organização Ibero-Americana da Juventude, que temos a satisfação de lançar neste evento, constitui oportunidade para reafirmar a importância de fortalecer essa valiosa rede da juventude, em particular na comunidade ibero-americana. Ao compartilhar sua trajetória e perspectiva, Alexandre Pupo demonstrará o potencial da cooperação a ser desenvolvida no âmbito da Organização, com o pleno apoio do governo brasileiro.
Há muito a fazer para ampliar a participação da juventude. Temos algumas boas práticas e resultados concretos. Em agosto, na Cúpula do Y20 - que é o grupo de engajamento de jovens do G20 - as lideranças da juventude trataram de questões fundamentais e publicaram comunicado com enfoque em temas como (i) o sistema de governança global; (ii) o combate à fome e à pobreza; (iii) a eliminação da desigualdade; (iv) a mudança climática, a transição energética e o desenvolvimento sustentável; (v) a inovação e o futuro do trabalho.
O Brasil inovou ao contar com a valiosa contribuição de jovens repórteres na cobertura de notícias do G20, disponível na página do agrupamento na Internet. Essa iniciativa da Secretaria de Comunicação da Presidência da República permitiu que estudantes da rede pública de ensino produzissem conteúdo jornalístico sobre vários eventos. Ao publicarem matérias e trazerem seus questionamentos sobre os assuntos mais relevantes para o futuro do planeta, esses alunos e alunas também divulgam o G20 junto a suas comunidades e famílias e compartilham novas perspectivas sobre a agenda internacional no âmbito da sociedade brasileira.
Nas Nações Unidas, a juventude também ganha protagonismo. Tive a satisfação de receber, no Itamaraty, há poucos meses, o Subsecretário-geral Adjunto da ONU para temas da juventude, o uruguaio Felipe Paullier, que atua para promover o engajamento significativo, inclusivo e eficaz de jovens e organizações lideradas por jovens.
Em setembro, no contexto da semana de alto nível da Septuagésima Nona Assembleia Geral da ONU, os líderes mundiais celebraram o Pacto para o Futuro, acordo internacional de grande relevância diante dos desafios atuais.
O capítulo sobre juventude do Pacto firmou o compromisso (i) de investir no desenvolvimento social e econômico dos jovens; (ii) de promover, proteger e respeitar os direitos humanos; e (iii) de incentivar a sua inclusão e integração na sociedade.
Jovens entre 15 e 29 anos no Brasil, hoje, representam cerca de um quarto de toda a população e quase um terço da juventude ibero-americana. São os desafios comuns que nos mobilizam a fortalecer o trabalho da OIJ, mediante o lançamento da candidatura de Alexandre Pupo.
O Brasil entende que pode contribuir para o fortalecimento da Organização, que é o único organismo internacional orientado especificamente para a juventude. Esse objetivo implica ampliar o diálogo, a participação e a cooperação, tornando a OIJ referência global em matéria de juventude. Trata-se de projeto coletivo, a ser realizado com a presença efetiva dos jovens de toda a comunidade ibero-americana.
Reitero a confiança do Brasil nos jovens. A construção de um futuro mais justo e sustentável somente é possível com o empenho da juventude, sua energia, seu dinamismo, sua coragem e sua criatividade.
Muito obrigada.