Notícias
Discurso da Ministra, substituta, das Relações Exteriores na Solenidade de abertura da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20
É uma enorme satisfação participar dessa solenidade de abertura da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 e novamente estar presente em uma atividade do P20.
Tive a hora de acompanhar o Primeira Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, no último mês de julho, em Maceió, e pude testemunhar o caráter histórico daquela iniciativa, quando parlamentares mulheres de 26 países aprovaram a Carta de Alagoas.
Chegaremos, neste mês, à etapa final da presidência brasileira do G20, com pleno êxito, em nossa avaliação. A Cúpula de Líderes do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro, será o ponto de chegada do intenso trabalho realizado desde dezembro do ano passado, quando assumimos a presidência do agrupamento.
Colhemos importantes resultados em meio às três prioridades que escolhemos para a nossa presidência brasileira: a inclusão social e o combate à pobreza e à fome; a transição energética e o desenvolvimento sustentável em todos os seus três pilares; e a reforma das instituições de governança global.
Destaco, nesse conjunto, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e o Chamado à Ação pela Reforma da Governança Global.
Em um mundo cada vez mais complexo, contamos com os Parlamentos dos países membros do G20 para a implementação dos importantes resultados a serem obtidos pela Presidência brasileira.
Estou segura de que a Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 que hoje se inicia será mais uma importante contribuição para esse conjunto de resultados e esforços bem-sucedidos.
Muito obrigada a todas e a todos.