Notícias
Entrevista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na saída de jantar oferecido pelo presidente da França em Paris
Presidente Lula - Vocês têm que dormir, têm que dormir para fazer entrevista amanhã.
Repórter – A gente só que saber do Zanin. Comenta? Quer comentar agora?
Presidente Lula – Eu fiquei feliz pelo Zanin, fiquei feliz pelo comportamento do Senado Federal. Porque o Zanin, ele foi apresentado como candidato pela qualidade de advogado que ele tem. Eu fiquei feliz por ele, fiquei feliz pelo comportamento da Comissão de Justiça do Senado, pelo comportamento do Plenário. Eu acho que quem ganhou foi o Brasil. Quem ganhou foi a Suprema Corte, porque vai ter alguém de muita qualidade para decidir o cumprimento da Constituição Federal.
Repórter – A relação com o Senado, com o Congresso...
Presidente Lula – A relação é sempre boa. O problema é que muitas vezes há interpretação de que tem divergência. Mas obrigatoriamente tem que ter divergência. Ou seja, quando o governo apresenta uma proposta, a coisa mais normal em qualquer parlamento do mundo é que o parlamento não concorde com tudo o que o governo manda. Ou seja, nós temos que aprender a conviver com isso.
Nós não somos um país de um pensamento único. Ou seja, a gente é um país multiverso, cada um pensa de um jeito, cada um analisa de um jeito. Eu estou muito tranquilo com relação à minha relação com o Congresso Nacional.
Eu às vezes vejo comentário que não tem nada a ver com a verdade. Tem dia que a gente começa de manhã as pessoas dizendo “o governo acabou”, aí chega de noite, o governo ganha, “o governo ganhou”, aí não tem explicação para aquilo.
É porque as análises são precipitadas. Sempre haverá divergência entre uma ação do governo e uma ação do Congresso Nacional. Sempre haverá. Foi assim a vida inteira, foi assim no tempo em que o Império Romano mandava no mundo tinha divergência com o Senado, mas é assim. E assim é a política, assim que é a nossa relação com a pluralidade política do país.
Repórteres – Como foi o jantar?
Presidente Lula – O jantar foi muito bom.