Notícias
Declaração do presidente Lula à imprensa após reunião bilateral com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
Eu acho que foi a reunião que devia acontecer e precisava acontecer. Eu ouvi a história do Zelensky, eu disse ao Zelensky a necessidade da gente trabalhar para construir a paz.
Disse pra ele a necessidade de encontrar um grupo de países amigos que pudessem construir uma proposta que não fosse nem de um nem de outro dos dois que estão em guerra.
E de que a negociação numa mesa de diálogo é muito mais barato do que uma guerra. Não tem vítima, não tem morte e não tem tiro.
Disse ao presidente Zelensky que era importante construir a possibilidade de construir uma mesa de negociação, parar com a guerra e ver se a gente consegue encontrar solução.
Eu sei que é difícil, tanto para ele quanto para o Putin. Eu já mandei o Celso Amorim ir à Rússia e à Ucrânia. Mas eu acho que esse é o único caminho que vai encontrar solução.
O caminho do diálogo, o caminho da paz, o caminho da conversa. Ninguém vai ter 100% de uma guerra, ninguém consegue ganhar tudo. Ou seja, não é apenas a derrota do inimigo, é a construção de uma paz duradoura para que nunca mais aconteça uma ocupação territorial como fez a Rússia.