Notícias
Nota à imprensa nº 164
Vistos humanitários para afegãos - 1° de dezembro de 2021
Nos primeiros noventa dias desde a edição da Portaria Interministerial nº 24, que regulamentou a concessão do visto temporário e de autorização de residência para fins de acolhida humanitária para nacionais afegãos, apátridas e pessoas afetadas pela situação de grave ou iminente instabilidade institucional ou de grave violação de direitos humanos ou do Direito Internacional Humanitário no Afeganistão, o Governo brasileiro concedeu 339 vistos, ou quase quatro vistos por dia.
No momento, estão em análise outros 393 pedidos de visto. As entrevistas estão sendo conduzidas pelas Embaixadas do Brasil em Islamabad, Teerã, Moscou, Ancara, Doha e Abu Dhabi.
O Governo brasileiro está em contato estreito e cotidiano com grupos e associações da sociedade civil de apoio aos afegãos e com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), para processar com a rapidez possível as solicitações e apoiar os trâmites necessários.
Já estão em território brasileiro numerosos cidadãos afegãos, inclusive magistradas, jovens fotógrafas afegãs e seus grupos familiares.
O Governo brasileiro reconhece os esforços do Governo do Paquistão, que tem colaborado para a consecução dos propósitos da política de acolhida humanitária brasileira, inclusive no que diz respeito à saída do território paquistanês dos cidadãos afegãos que obtenham visto para viagem ao Brasil.