Notícias
Nota à Imprensa nº 82
Visita do Senhor Ministro de Estado das Relações Exteriores a Luanda
O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França, viaja a Luanda, capital de Angola, para participar da 3ª reunião da Comissão Bilateral de Alto Nível Brasil-Angola (CBAN) e da XXVII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), respectivamente nos dias 1º e 3 de junho de 2022.
Durante a 3ª CBAN, serão celebrados os 47 anos de relações diplomáticas e a fluidez da parceria estratégica entre os dois países. A história de amizade e de cooperação entre Brasil e Angola tem-se desdobrado em iniciativas no campo da cooperação em defesa, técnica e educacional, na concertação no âmbito dos organismos multilaterais e no crescente comércio bilateral.
O Ministro Carlos França anunciará ao governo de Angola a aprovação, pelo Governo brasileiro, do Acordo de Cooperação no Domínio da Defesa entre Brasil e Angola.
Os indicadores da relação econômica entre Brasil e Angola têm aumentado, com o fluxo de comércio bilateral crescendo 8% em 2021 e somando US$ 577,5 milhões. No primeiro quadrimestre de 2022, as trocas totalizaram US$ 276,7 milhões, o dobro em relação ao mesmo período do ano passado. As exportações brasileiras concentram-se em carnes; açúcares e melaços; e veículos rodoviários. Já as importações são constituídas majoritariamente por petróleo e gás natural.
No âmbito da Reunião Ministerial da CPLP, serão tratados temas como a cooperação econômica, prioridade da presidência de turno angolana assumida em julho de 2021. Em fevereiro deste ano, foi estabelecido o Fórum de Agências de Promoção do Comércio e do Investimento da CPLP, que será instrumento relevante para concretizar o potencial de cooperação econômica da Comunidade.
Durante a viagem a Angola, o Ministro Carlos França participará, ainda, em 2 de junho, do seminário “Parceria econômica Brasil-Angola – soluções de financiamento”, com presença de empresários brasileiros e angolanos interessados em incrementar os negócios entre os dois países, e de evento cultural na unidade do Instituto Guimarães Rosa em Angola, com apresentação do grupo Cores de Aidê, que exibe espetáculo de percussão, dança e voz com repertório, figurino, coreografias e arranjos próprios a partir de influências afro-brasileiras.