Notícias
Visita do ministro José Serra a Israel – 30 de setembro de 2016
A pedido do presidente Michel Temer, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, representou o Brasil na cerimônia em memória do presidente Shimon Peres e em seu enterro junto aos heróis de seu país, hoje em Jerusalém. As cerimônias contaram com a participação de importantes lideranças mundiais.
A presença do presidente palestino Mahmoud Abbas e do secretário-geral da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), Saeb Erekat, é a demonstração da capacidade agregadora de Shimon Peres na busca da paz, bem como do caminho que israelenses e palestinos ainda têm de percorrer.
O governo brasileiro recorda, neste dia, um estadista que se dedicou a construir, defender e desenvolver o seu país, empenhando-se, ao mesmo tempo, em romper as barreiras que as diferenças culturais e religiosas, e as sucessivas guerras, não cessaram de reerguer.
Shimon Peres será sempre lembrado por todos por seus exemplos e inspiração para iniciativas em benefício da paz.
O Ministro José Serra manteve breves encontros com autoridades de outros países no contexto das cerimônias. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, recebeu o Ministro José Serra, no final da tarde de hoje, em sua casa.
A ideia é reforçar as relações econômicas, com realce para produtos israelenses de alta tecnologia, segurança e defesa. No que se refere às exportações brasileiras, o desempenho deixa a desejar, pois não é aproveitado, ainda, o potencial do acordo de livre-comércio Mercosul-Israel. Vender mais depende do Brasil.
O primeiro-ministro Netanyahu e o ministro Serra acertaram, ainda, intensificar os contatos na área política. O interesse do Brasil é contribuir para a retomada das negociações entre israelenses e palestinos, rumo a um acordo que possa levar à convivência de dois Estados, Israel e Palestina, lado a lado, em paz e segurança. Isso vai além do Oriente Médio; é fundamental para a paz mundial.