Notícias
Visita do Ministro de Assuntos Exteriores e Cooperação da Espanha, José Manuel García-Margallo – Brasília, São Paulo e Salvador, 17 a 19 de junho de 2015
Foto: Ana de Oliveira, AIG/MRE
Foto: Ana de Oliveira, AIG/MRE
O Ministro de Assuntos Exteriores e Cooperação da Espanha, José Manuel García-Margallo, realizará visita ao Brasil, entre 17 e 19 de junho de 2015, quando cumprirá agenda em Brasília, São Paulo e Salvador.
No dia 17, em Brasília, manterá encontro com o Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, no âmbito da II Reunião da Comissão Ministerial de Diálogo Político Brasil-Espanha. Os Ministros tratarão de temas da agenda bilateral, como comércio, investimentos e cooperação educacional e científica e tecnológica, bem como de temas regionais e multilaterais de mútuo interesse, como cooperação humanitária e a atuação dos dois países nas operações de paz das Nações Unidas no Haiti e no Líbano.
Brasil e Espanha são importantes parceiros econômicos. O Brasil possui o segundo maior estoque de investimentos diretos espanhóis no mundo, e a Espanha é o terceiro maior investidor estrangeiro no Brasil. Em 2014, a corrente de comércio bilateral foi de US$ 7,16 bilhões. Em abril de 2015, por ocasião de visita do Vice-Presidente Michel Temer a Madri, Brasil e Espanha estabeleceram como objetivo dobrar o volume do intercâmbio comercial e os investimentos recíprocos até 2025.
Merece destaque a atuação conjunta de Brasil e Espanha em matéria de cooperação humanitária. Desde 2011, com apoio financeiro espanhol na área de transporte e distribuição, o Brasil doou aproximadamente 50 mil toneladas de alimentos (arroz, feijão e milho) a países da África e da América Central. Recentemente, os dois países estabeleceram, com apoio do Programa Mundial de Alimentos (PMA), parceria para a doação, pelo Brasil, de 1.080 toneladas de feijão e 450 toneladas de arroz à população saarauí nos campos de refugiados em Tindouf, na Argélia.