Notícias
Visita da Presidenta Dilma Rousseff à Argentina – Buenos Aires, 31 de janeiro de 2011
A Presidenta Dilma Rousseff realizará visita de trabalho, no dia 31 de janeiro, a Buenos Aires. Trata-se da primeira viagem da Presidenta da República ao exterior desde que tomou posse, no dia 1º de janeiro.
A escolha da Argentina como primeiro destino internacional da Presidenta Dilma Rousseff reafirma o caráter prioritário que o Brasil confere ao relacionamento com seu principal sócio da América do Sul. No encontro de trabalho que manterá com a Presidenta Cristina Fernández de Kirchner, a Presidenta Dilma Rousseff reiterará o interesse brasileiro em manter a regularidade dos contatos de alto nível, incluindo os do Mecanismo de Integração e Coordenação Brasil-Argentina (MICBA), e em aprofundar a estreita coordenação entre os dois países nos foros regionais e multilaterais, em particular no MERCOSUL e na UNASUL.
A Presidenta Dilma Rousseff proporá uma ampliação do horizonte temático do relacionamento bilateral, com ênfase na formulação de agenda cidadã, em temas como habitação, saneamento e desenvolvimento urbano, educação, cultura e promoção da igualdade de oportunidades.
O Governo brasileiro pretende manter e aprofundar a cooperação bilateral em áreas estratégicas que já contam com projetos em andamento, em particular em cooperação nuclear e espacial, integração da infra-estrutura física, integração energética, cooperação nos setores aeronáutico e naval, cooperação entre os bancos de fomento e integração produtiva. Será firmado, por ocasião da visita, Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Bioenergia.
As Presidentas Dilma Rousseff e Cristina Fernández de Kirchner deverão lançar, também, a proposta de um Foro Empresarial Brasil-Argentina a ser coordenado pelas respectivas Chancelarias e Ministérios da Indústria e Comércio, de modo a consolidar uma verdadeira cultura da integração entre os empresários de ambos os países. O Foro realizará diagnósticos e oferecerá propostas com vistas a fortalecer os vínculos econômicos e comerciais entre os dois países, aumentar a competitividade das economias, aprofundar a integração produtiva e ampliar iniciativas de promoção comercial conjunta.
O Brasil é o principal destino das exportações argentinas e o principal fornecedor da Argentina. Em 2010, o intercâmbio bilateral chegou a cerca de US$ 33 bilhões, superando o recorde histórico de US$ 30,8 bilhões, registrado em 2008. Mais de 80% do intercâmbio comercial é composto por bens industrializados.