Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 103
Declarações adotadas na VIII Cúpula da CELAC
No contexto da participação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na VIII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), em São Vicente e Granadinas, em 1º de março, foi adotada a Declaração de Kingstown, que reflete visão compartilhada da região sobre um amplo conjunto de temas, entre os quais: mudança do clima; biodiversidade; desenvolvimento sustentável; democracia; direitos humanos, segurança alimentar e nutricional; agricultura familiar; erradicação da pobreza; ciência, tecnologia e inovação; transição energética; cooperação sul-sul; e combate ao crime organizado transnacional. O documento também estabeleceu um conjunto de iniciativas a serem implementadas ao longo de 2024.
Além da Declaração de Kingstown, foram adotadas outras oito declarações especiais. Abaixo, links para a íntegra das nove declarações aprovadas:
- Declarações Especiais:
- Declaração Especial para a Revalorização da Democracia contra o Discurso de Ódio
- Declaração Especial sobre Gestão Integral de Risco de Desastres na América Latina e no Caribe
- Declaração Especial sobre Migração
- Declaração Especial sobre o Apoio à Luta contra o Terrorismo em Todas as suas Formas e Manifestações
- Declaração Especial sobre a Mulher Indígena Protetora do Conhecimento Tradicional
- Declaração Especial sobre a Necessidade de Por Fim ao Bloqueio Econômico, Comercial e Financeiro Imposto pelos Estados Unidos contra Cuba
- Declaração Especial sobre a Questão das Malvinas
- Comunicado Especial sobre a Conservação Oceânica